sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Escola na rádio

Homenagem aos Idosos:“Uma parceria entre idosos e Escola.”

       O trabalho que apresentamos, desenvolvido pela escola Municipal Imigra teve por objetivo homenagear os idosos e demonstrar o trabalho que realizamos escola/família, escola/comunidade através de atividades interdisciplinares , que valorizam o contexto familiar e cultural, as vivências do aluno.
      O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura, além da importância de se preservar as tradições do seu povo. São estas, as razões que justificam o trabalho de parceria com idosos e comunidade na nossa escola. Desta forma oportunizamos uma aprendizagem significativa para o aluno e também para a comunidade.
      Diante disto, o processo de ensino aprendizagem está voltado para práticas educativas que contribuam no desenvolvimento intelectual do aluno, através da transposição didática, que possibilita a transformação da informação para o conhecimento.
   Pronunciamento do Sr. Claúdio Sartori, prefeito municipal e da Diretora das Escola Municipais, Lucimara Frigo Machado:
A fala das professoras da escola:
   A aluna Elizandra Espig do 4­º ano, declamou versos escritos coletivamente em sala de aula, justamente para demostrar o trabalho de parceria que nossa escola desenvolve com os idosos

 O titulo é : Os idosos em nossa escola

GOSTAMOS DE RECEBER
IDOSOS NA NOSSA ESCOLA
MUITAS HISTÓRIAS PASSAMOS A COMPREENDER
ENTRE RELATOS, FATOS, RECEITAS E SONS DE VIOLA.

OS PROJETOS QUE REALIZAMOS
DA EXPERIENCIA DOS VOVÔS PRECISAMOS
PARA ENTENDER NOSSA HISTÓRIA
ELES PRECISAM RESGATARA A MEMÓRIA.

ANTIGAMENTE OS BRINQUEDOS ERAM TODOS DIFERENTES
TINHA BONECAS DE PALHA, CARRINHOS DE SABUGO, BOLA DE MEIA E PEDAÇO DE PAU VIRAVA TROMBETE
CADA UM FAZIA SEU BRINQUEDO BEM CONTENTE
APRENDEMOS ISSO COM O PROJETO BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE.

OUTRO PROJETO QUE OS IDOSOS DERAM A SUA COLABORAÇÃO
FOI A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO RESGATAR
AS MATAS, AS CASAS, AS FERRAMENTAS, A COLONIZAZAÇÃO
E COM O PASSAR DO TEMPO A MODIFICAÇÃO.

EM TEMPOS MODERNOS, DE MUITA TECNOLOGIA
PARA A SUSTENTABILIDADE VOLTAMOS O NOSSO OLHAR
E MAIS UMA COM TODA SABEDORIA
AS VOVÓS VIERAM NOS AJUDAR
O PROJETO FARMÁCIA VIVA REALIZAR.

RESGATANDO A CULTURA POPULAR
AS FAMÍLIAS FOMOS ENTREVISTAR,
E AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
PASSAMOS A ESTUDAR.

UM PEDIDO AQUI EU VOS FAÇO
O PESSOAL DA TERCEIRA IDADE VAMOS RESPEITAR,
E SEUS CONHECIMENTO VALORIZAR,
PARA QUEM SABE EM MELHORES VALORES
A NOSSA SOCIEDADE TRANSFORMAR.
A aluna Tainá Paula Zanesco apresentou o relatório da entrevista dos vovós realizado na escola sobre ervas medicinais, juntamente com sua avó Odila Zanesco.

Relatório da visita dos avós na nossa escola.
           A escola de Municipal de Linha Imigra está desenvolvendo o projeto Farmaácia Viva sobre ervas medicinais e por isso resolveramos chamar os avós até a escola no dia 06 de julho para falar sobre elas.
         Eles falaram que é bom tomar chá de ervas e que não é bom tomar remédio em excesso, porque o uso de  remédios por conta própria faz mais mal do que o chá.
        O chá faz bem para dor de cabeça e outras doenças, também melhora as feridas e acalma a dor, fazendo bem para a saúde.
        Nós perguntamos: para que vocês usam ervas medicinais em suas casas? Eles responderam que usam as ervas para acalmar várias dores, entre elas para dor de cabeça, de barriga e no corpo.
        Hoje em dia encontram-se dificuldades para achar certas ervas, pois as pessoas deixaram de plantar, por exemplo, a losna.
        Eu achei muito bom a conversa com eles, aprendi que devemos tomar mais chá do que remédio, pois chá é natural e não custa dinheiro e se não melhorar a dor, ai sim devemos procurar o médico. 
Declamação da poesia “O acento  da vovó e do vovô” com a aluna de Educação Infantil Emanuele Kleemann Maschio, de 6 anos.
O aluno Éric apresentou outro exemplo de parceria usada entre escola e idosos no desenvolvimento do projeto “As Lendas do Folclore Brasileiro”, entrevistando seu avó Anadir Frigo:

Bom, uma das lendas que pesquisamos com as famílias foi a do saci-pererê. Eu entrevistei  o meu nono, Anadir Frigo. Foi mais ou menos assim...
 Nono: ANTIGAMENTE SE OUVIA FALAR DE LENDAS?
E QUAL ERA A QUE MAIS SE COMENTAVA?
O QUE CONTAVAM SOBRE ELA?
VOCÊ JÁ VIU O SACI-PERERÊ?
Entrevistando as famílias, as pessoas mais idosas, aprendemos bastante sobre as lendas, muitas coisas que eles contam que aconteceram e que eles sabem não tem em livros. Foi muito legal este projeto, nós também, pesquisamos na internet, em livros e aprendemos a origem das lendas, as regiões do Brasil que ela é contada e até algumas explicações científicas, verdadeira das lendas. Como do boitatá, que a lenda diz ser uma cobra que solta fogo pela boca e descobrimos que são os animais mortos na floresta a já algum tempo que fazem acontecer a liberação de gases e a noite é possível de se ver, então dizem que a boitatá cuidando as florestas. 
O aluno Pablo Filipe de Lima Parizotto convidou o seu nono Ivo Parizotto, o seu amigo Décio Ferrari, e seu colega Jorge Luiz Cadore para homenagear todos os idosos cantando a música “Couro de boi” que faz a gente lembrar de cuidar e de respeitar as pessoas mais velhas.
 
 
AGRADECIMENTOS 
Muito obrigado ao Paulo Gonçalvez. Muito obrigado a rádio rural pela oportunidade. Obrigado a administração municipal pelo apoio pela parceria. Agradecemos a dos os idosos que contribuem com a nossa escola, queremos estender a cada um o nosso muito obrigado. Obrigado a cada membro da APP da nossa escola a todos os pais que estão sempre dispostos a nos ajudar, as crianças que estão nos ouvindo e que são a nossa razão de ser escola. Também parabenizar a todos os idosos castelenses pela passagem do dia do idoso, e dizer que juntos escola e comunidade podemos realizar uma educação cada vez melhor, uma educação de qualidade. Muito obrigado.

O almoço com todos os participantes.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO FARMÁCIA VIVA: palestra sobre "O Uso de Ervas Mediciniais"




Com grande satisfação que recebemos autoridades, pais, representantes de Clubes de Mães, de Idosos, das escolas municipais e estadual do nosso município no I Encontro sobre o “O uso de Ervas Medicinais” em nossa comunidade. Este encontro aconteceu devido a Escola Municipal Imigra estar realizando o projeto “Farmacia Viva: conhecendo e utilizando ervas medicinais no nosso dia a dia” e uma das etapas previstas na metodologia seria a parceria um encontro dialogando sobre o tema.
Sabemos que os povos da antiguidade se dedicaram muito para conhecer o valor medicinal de cada erva. Veneravam, valorizavam cada erva. Com o passar do tempo e a crescente ascensão do capitalismo, do surgimento de novas tecnologias, fomos nos tornando uma geração acomodada e consumista, que prefere automedicar-se a explorar e conhecer as propriedades das ervas medicinais, esquecendo da saúde preventiva, do uso de temperos e alimentos naturais e saudáveis. Talvez precisamos de ajuda para alimentar nossos conhecimentos populares à informações corretas sobre o uso de ervas medicinais, e este foi um dos objetivos deste encontro.
    Agora os alunos de Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental cantaram a música Alecrim Dourado.
Ouvimos o relato de experiência do Projeto Farmácia Viva,
Desenvolvido pela escola no ano de 2010 e até agosto de 2011, apresentado pelas professoras e por crianças da escola...
         A Enfermeira Luciana palestrou sobre alguns cuidados que devemos ter com uso de medicamentos, relatando ao público quantidades de remédios que o posto de saúde municipal distribui para os castellenses por mês, ressaltando que a automedicação e o uso excessivo de remédios pode causar problemas a saúde.
          A intencionista da Epagri, Rosane a bioterapeuta/fisioterapeuta Ivanete Fornari Pozzo palestraram sobre “O uso de Ervas medicinais” explicando a aplicação fitoterápica, contraindicações, quantidades, colheita e maneira correta de se utilizar cada ervamedicinal. Algumas das ervas que foram mostrada ao público e que fizeram parte das informações palestradas foram: erva-Luiza, erva-raposa, alecrim, babosa, funcho, manjerona, poejo, macela, calêndula, milenrama, melhoral, alfavaca, alcachofra, bálsamo branco, capim limão, cavalinha, orégano, pitanga, bergamota, tansagem, bardana, confrei.
           Muito obrigada a senhora Ivanete pelas importantes considerações. Obrigada a vice-prefeita Marisa Talini Petkov e a todo poder público municipal.
Muito obrigada a todos os presentes. Obrigada a Liara e demais funcionários da Epagri por nos auxiliar na interação com as parcerias que realizamos. Obrigada a enfermeira Luciana e todos os funcionário da Saúde, acreditamos que a parceria com este setor deverá crescer a cada ano, assim poderemos contribuir para uma melhor qualidade de vida de nossos castelenses.
Obrigada a cada colega da secretaria de Educação, professores, direção, equipe pedagógica pela ajuda, pela presença.
Obrigada a APP pelo auxilio na organização do evento.
E em especial a cada um de vocês pela presença, muito obrigado.

     A Diretora das escolas homenageou, a escola e demais parceiros pelo desenvolvimento do Projeto Escola Sustentável.
No final foi servido um coquetel a todos os presentes.
O público visitou nossa escola e conheceu os canteiros e as ervas que cultivamos:

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO: AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO

As crianças de Educação infantil adoram ouvir histórias!!! E mesmo, bem pequenas, já contam lendas que ouviram de seus familiares, ou seja, já fazem parte de suas vivências cotidianas.
Por este motivo, acreditamos que o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura, além da importância de se preservar as tradições de um povo. Foram estas as razões que justificaram o desenvolvimento do projeto: As lendas do Folclore Brasileiro, dinamizando aprendizagens com crianças de 3 a 5 anos de idade.
Confira algumas atividades...
As lendas encantam, envolvem os pequenos!!!
 A LENDA: NEGRINHO DO PASTOREIO

A LENDA: MULA-SEM-CABEÇA
A LENDA: A GRALHA AZUL

 

A LENDA: BOITATÁ

A LENDA: O SACI PERERÊ





terça-feira, 13 de setembro de 2011

REALIZANDO PARCERIAS... PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO "FARMÁCIA VIVA" NO ANO DE 2011

    Para o desenvolvimento das etapas do Projeto Farmácia Viva: conhecendo e utilizando ervas medicinais no nosso dia que acontecerão no ano de 2011, estamos realizando importantes parcerias. Uma delas é com a Epagri e a Pastoral da Saúde. A Rosana (funcionária da Epagri), conseguimos mudas de ervas medicinais que não tinhamos para colocarmos no canteiro do Relógio do corpo humano. Com a Liara, engenheira agrônoma e com os técnicos agrícolas, Arnildo e Neucir, da secretaria municipal de agricultura conseguimos auxílio na produção de mudas de ervas medicinais e a comunicação com a Epagri. A pastoral da Saúde nos oportunizará os momentos de palestra com a comunidade.
    Nos últimos dias  recebemos a professora doutoranda da UFSC, Gisele, que também estará contribuindo para o melhor andamento do nosso projeto escolar e também no projeto de intercetoreidade que a administração municipal está realizando.
    Todas estas parcerias tornam-se possíveis graças ao programa de intercetoreidade que a administração municípal esta oportunizando ao trabalho no setor público.
Juntos faremos a diferença!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.

Mesmo com o mau tempo realizamos o defile cívico em comemoração ao 7 de setembro. Os pelotões meste ano estavam bem organizados, criativos e com tema interessantes.
Nós da Escola Municipal Imigra representamos o Projeto: "As Lendas do Folclore Brasileiro"
É importante valorizar o folclore: ele representa o mais alto valor cultural de uma nação, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nas comidas típicas, festas e danças populares, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar.
As lendas do folclore brasileiro apresentam três heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos, por se tratar de um mito nos preocupamos em encontrar explicações científicas para a origem de cada lenda.
O projeto As Lendas do Folclore Brasileiro, desenvolvido pela Escola Municipal Imigra, objetivou resgatar as lendas mais conhecidas nas regiões de nosso país, trabalhado-as de forma interdisciplinar e contextualizadas em sala de aula. Por isso representamos fadas e bruxas, a lenda da gralha azul, a lenda do joão de barro, a lenda do saci pererê, a lenda da mula sem cabeça, a lenda do curupira, a lenda da erva mate, a lenda do negrinho do pastoreio, a lenda do boitatá.
Confira fotos: