sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA NA COMUNIDADE DE "RAMAL DURIGON"

            Após a abertura natalina que aconteceu na sede do nosso município, no dia 18 de novembro, do Programa "Natal de bem com a Natureza" no dia 23 de novembro aconteceu  a primeira confraternização natalinha das comunidades do nosso município. Foi na comunidade de Linha Ramal Durigon, onde o ambiente estava todo enfeitado com materiais recicláveis, feitos em oficina com as integrantes do Clube de Mães.
            Nossa escola foi convidada a participar do evento que aconteceu com a seguinte programação:
Abertura e protocolo feitos pela Cristina Paula Zanesco:
Santa missa com o padre Rudimar:
Mensagem feita pela ministra Marcela:
Video: "Pedi ao Vento"
Apresentação da Escola Municipal Imigra, com a música "Abre seu coração" de Peninha.
Pronunciamento do prefeito municipal Sr. Claúdio Sartori.
Coquetel oferecido pelas famílias da comunidade.
Chegada do Papai Noel...
Foi a alegria da criançada!!!

Programa: "Um sorriso saudável"

 No dia 21 de Novembro realizou-se uma programação especial sobre o programa "Sorriso Saudável" com as crianças do Ensino Fundamental de toda a rede municipal. A programação ocorreu com a parceria da UNOESC. Este trabalho tem por objetivo, os cuidados com os hábitos de higiene bucal.


Abertura e pronunciamento das autoridades;



Divisão dos alunos por séries para trabalho com oficinas 
 
 
 
 
 
A organização dos trabalhos em oficinas foram coordenadas pelos acadêmicos de UNOESC
O evento reforça a idéia de cuidados com a saúde bucal, tendo a prevenção como ferramenta fundamental neste processo.
Queremos agradecer os alunos e professores da UNOESC, pela parceria, e pelo trabalho realizado com os alunos.
O evento foi um sucesso!!!Parabéns!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO

“Educação do campo desafios teóricos e práticos”
Entre os dias 16 e 17 de novembro participamos do II Seminário de educação do Campo, realizado nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina na cidade de Florianópolis.
            Entre os vários palestrantes, podemos destacar as considerações de “Miguel Arroyo” e da espanhola “Pillar Abós” que muito mais que respostas nos instigaram a voltar olhares para para nossas ações onde se construa uma Educação "para o campo, do campo e no campo" enfim uma Pedagogia do Campo.
            Entre as inquietações que são válidas de nos propormos a repensar nossa educação, feitas pelos palestrantes, podemos destacar:
* Ao longo de 20 e poucos anos a construção da Educação do Campo ainda não está completa. SOMOS UMA CÓPIA, XÉROX OU ARREMEDO DA EDUCAÇÃO URBANA?
*Precisamos repensar o Currículo, voltá-lo para a Educação do Campo. Como o homem do campo pensa o currículo? Qual é a racionalidade do homem do campo?
*Qual é o ideal da Educação do Campo? Nos perguntamos: este trabalho, este exercício volta-se para a realidade do campo?
* Politizar, conscientizar, vincular a educação aos direitos atrelados ao campo, a terra, as plantações...Que contribuiçõesestamos propondo para repolitizar as escolas do campo?
*Repensar estratégias onde as políticas públicas sejam emancipatórias e não subordinativas.
*Que imagem estamos criando da infância do campo?
Reitoria e direção da UFSC
Palestrante Miguel Arroyo
Palestrante Pillar Abós da Espanha
Apresentação artistica feita por crianças de Educação Infantil sobre  Boi de Mamão
Aproveitamos a oportunidade e descrevemos nossos projetos pedagógicos voltados para ações sustentavéis.
Acreditamos que participar deste seminário foi muito importante para a contribuição da nossa formação continuada.

II MOSTRA CIENTÍFICO CULTURAL

     Caminhando para a sustentabilidade Castellense!!!
      Este é o segundo ano que nos propomos a trabalhar com nossos educandos uma experiência de Farmácia viva. O que seria então este projeto? Quando procuramos uma farmácia estamos pensando em melhorar o bem-estar do nosso organismo essa é, também a função da farmácia viva, de utilizar ervas medicinais em nosso dia a dia voltando o nosso olhar para uma saúde humana mais saudável.
      No ano de 2010 as nossas ações voltaram-se para a sensibilização, para o reconhecimento de algumas espécies, e no envolvimento da comunidade em nossas ações. Já neste ano tivemos duas principais preocupações, a de nos embasar cientificamente e que nosso trabalho "saísse das quatro paredes" da escola. Como aconteceram as nossas ações então? Para nos auxiliar no trabalho científico contamos com várias parcerias de instituições e profissionais, entre eles funcionários da Epagri, da Universidade Federal de santa Catarina, funcionários das secretarias de saúde, educação e de agricultura do nosso município. Já com a preocupação de difundir o conhecimento para a comunidade, nos propomos a estudar algumas ervas medicinais visitando canteiros de algumas famílias. Foi um momento importante, pois unimos o conhecimento científico a valorização que as famílias depositaram no nosso projeto.
     A novidade neste ano é a construção de um canteiro chamado “Relógio do corpo humano” onde cada órgão tem um horário para maior absorção das propriedades medicinais das ervas indicadas.
Expomos uma pequena maquete de como funciona o canteiro e trabalhos que demonstram um pouco mais do nosso projeto. Os alunos explicavam e demonstravam maneiras de como utilizar a ervas: menta, milfolhas, citronela, cavalinha e erva luiza em nosso dia a dia. Distribuimoss folders que explicativos. Um casal de chineses falava ao público a maneira correta, e cuidados de se fazer um chá.
     Aproveitamos para agradecer as famílias que sempre estão a disposição, nos auxiliando e acreditando no nosso trabalho, o nosso muito obrigado.
     Queremos também agradecer os profissionais/colegas das demais secretarias que nos auxiliaram nas parcerias, na construção dos canteiros, da produção das mudas, também o nosso muito obrigado.
Público presente 
Nosso stand
Fala realizada pela professora Leila
Maquete do canteiro em espiral
Canteiro do Relógio do Corpo Humano
Autoridades presentes
    As demais escolas do nosso município também participaram da mostra:
    Escola Municipal São Luiz: Projeto na sombra de um pomar
Escola Municipal Taquaral: Horta permacultural
Escola Municipal Banhadão:
 Lavoura Familiar
 
Centro Educacional do Ensino do 1º grau: Produtos Biodegradáveis e a Influência da Aromaterapia
CMEI Acalanto: A Importância da criação de brinquedos