segunda-feira, 26 de março de 2012

PROJETO ADAPTAÇÃO: Conhecendo nossa turma com o Pooh

O início das aulas são sempre permeados de expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e demais profissionais da educação envolvidos ao ato de educar.
Devido a este fator, faz-se necessário que se pense um projeto que valorize a coletividade e ao mesmo tempo preserve as individualidades. Também é importante desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Neste ano pensamos em decorar a sala de aula com a Turma do Ursinho Pooh, mas não como forma de explorar estereótipos, e sim integrar atividades contextualizadas com um ambiente colorido e decorado objetivando proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar do educando.
Considerando que os efeitos da separação da família, cada criança reage de forma diferenciada assim como diz Rapoport e Piccinini (2001, p. 83). “Existem diferenças nas relações da criança à separação materna prolongada. Enquanto algumas crianças parecem desenvolver-se normalmente após uma experiência de separação e perda, outras apresentam dificuldades para superar estas situações.”
           Para suprir tais necessidades é necessário preparação dos profissionais que atuam nesta área da educação a fim de desprenderem esforços para criar condições que facilitem a chegada das crianças na escola. O planejamento da aula precisa ser flexível e criativo. Escolher um tema inicial que já é visualmente reconhecido pelos alunos e desenvolver atividades variadas a partir deste contexto facilita este momento de adaptação. A decoração da sala e o aconchego do ambiente também fazem parte deste conjunto de ações.
A presença da família na educação das crianças é de extrema importância, manter eles informados das ações realizadas na escola, da evolução dos filhos, conhecer o ambiente de trabalho em sala de aula e nas imediações da escola, fazem os mesmos sentirem segurança e deixarem seus filhos, passando este sentimento para eles. Cada ação deve ser pensada para que estes momentos sejam menos dramáticos para ambos, desta forma colaborando para que os alunos possam usufruir de novas aprendizagens cientes de se papel civil e humano.
O processo de adaptação não refere-se apenas às crianças, mas também a família e aos educadores, pois implicam reorganizações e transformações. E as reações das crianças são influenciadas pela forma com que estas pessoas são vivenciadas neste processo.
Segundo os autores, a adaptação das crianças a escola não deve ser classificada de boa ou má segundo seu choro, eles nos apresentam um instrumento desenvolvido por Fein, Gariboldi e Boni (1993) para observar a adaptação de bebês e crianças pequenas à creche. Cada um dos seguintes comportamentos é codificado numa escala de frequência: 1) interesse em brinquedos e no ambiente; 2) interação com pares; 3) interação com adulto; 4) afeto negativo; e 5) afeto positivo. Ao serem utilizados estes aspectos nos pareceres descritivos das crianças estaremos detalhando o ingresso das crianças a escola.
Foram baseados nestes referenciais que planejamos e organizamos nossas ações neste ano com a  turma de Educação Infantil "Ciranda do Saber" aprendendo e conhecendo a nossa turma com o Pooh, um personagem amável e querido por todos,  que oportunizou várias atividades ao que se refere ao tema identidade, bem como na realização de atividades atrativas e de socialização para crianças em fase de adaptação.
Abaixo elaboramos um vídeo demonstrando algumas atividades desenvolvidadas através deste projeto com o objetivo de levar as crianças a adaptarem-se as vivências escolares de maneira tranquila e acolhedora, através de atividades interdisciplinares com o tema: a turma do ursinho Pooh.
REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO E SITES PESQUISADOS:

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2009/01/projeto-adaptao-escolar.html
http://www.contandohistoria.com/poohmenu.htm
http://www.maniadejogos.com/jogos-online/Ursinho+Pooh
RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O Ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. 2001. 14 f. Universidade Federal dos Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 5 de março de 2012

COMEMORANDO O CARNAVAL NA ESCOLA

      Sabemos que o carnaval é comemorado em municípios da nossa microrregião, inclusive com destaques. Nossas crianças nesta época chegam à escola fazendo comentários, informações de comerciais, noticias e reportagens de meios de comunicações as quais precisam ser dialogadas em sala de aula.
      Não temos o objetivo de tão somente comemorar o carnaval, mas entender de onde surgiu, como é comemorado em outros países, outras regiões do nosso país, suas principais características, problemas...
      Através de slides realizamos este momento de conversa e construção de conhecimento. Logo após comemoramos o carnaval com dois blocos: o bloco dos animais que até apresentaram um teatro... e o bloco das crianças desfilando. Teve muita diversão e dança com musicas carnavalescas para crianças... O ano que vem tem mais!!!