terça-feira, 17 de abril de 2012

A BORBOLIMPO VISITA NOSSA ESCOLA...

    Sabemos da importância de cuidarmos do nosso meio ambiente, nos preocupando com o destino correto do lixo.
    Com esse objetivo a equipe pedagógica da Secretária Municipal de Educação e a nossa BORBOLIMPO, estiveram nos visitando para dar continuidade ao Programa Castellense de Coleta Seletiva do Lixo.
     Relembrando a classificação correta do lixo em nossas lixeiras, cantamos a música do programa e escolhemos com os alunos o lugar onde organizar as lixeiras novas que ganhamos...

Visita do coelinho

         A páscoa é uma das datas comemorativas mais esperadas pelas crianças, onde todos aguardam ansiosos pela presença do coelilho. Porém neste ano, nos preocupamos em dinamizar aprendizagens com nossos educandos não somente com a questão da fantasia desta data, mas sim a verdadeira história da páscoa e a influência que a mídia propaga com os comerciais e propagandas nas pessoas criando necessidades à superfúlos.
     É neste clima que recebemos o coelilho na nossa escola, mas vejam ele foi bem esperto, deixando pistas para os alunos.
     Confiram através do vídeo, as pistas por onde ele passou até as crianças conseguirem encontra-lo:

Feira do peixe

VII FEIRA DO PEIXE VIVO.
        Na tarde da quarta-feira (04/04/2012) os alunos da Escola Municipal Imigra, juntamente com as demais escolas, estiveram visitando a VII Feira do Peixe Vivo, desenvolvida na Rodoviária Municipal, onde assistiram palestras informativas com os técnicos agrícolas Neucir Giacomini e Arnildo Reck. Visualizando também neste dia várias espécies de peixes vivos destinados a apreciação e a venda ao público.
       Os alunos puderam degustar "patê de peixe" com pão e suco de laranja. Confira este momento:
Alunos da Educação Infantil
Alunos do Ensino Fundamental
Lanche...
Foi um dia muito proveitoso e bem informativo...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Visita em Irani

         A Escola Municipal Imigra juntamente com a Escola Municipal de Linha Banhadão, realizaram no mês de Março, uma viagem de estudos ao Museu do Contestado em Irani-SC, visita que faz parte do desenvolvimento do Projeto Conhecendo a História do Contestado, que busca por meio de atividades pedagógicas conhecer a história de nosso estado, mais especificamente a história do contestado.            
        Envolvendo diversas atividades em sala de aula e uma visita de estudos a um dos locais onde o conflito desencadeou-se, no município de Irani. Tendo como objetivos conhecer e compreender a história do contestado, suas características principais, motivos, personalidades de destaque, desfecho, pós-guerra... E as consequências deste conflito nos dias atuais.
        Este projeto é de fundamental importância para conhecermos a história de nosso estado, e o conflito conhecido como guerra do contestado, para assim poder fazer relações com o cotidiano e com as consequências sociais, políticas, econômicas, e ambientais do mesmo.
        Realizamos intercâmbio de estudo entre as escolas para realizarmos os estudos sobre este conflito. Sendo que foi realizada uma visita de estudos em Irani, que foi cenário de um dos combates. Lá os alunos puderam conhecer locais importantes e históricos, dentre curiosidades e fatos que interessantes. Confira fotos do local:
Trilha que leva oa local do combate...
Local do combate 
Momento de conversa e local onde foi enterrado o monge.
Vala 21
Local onde está sendo construído um anfiteatro, que será utilizado para contar a história.
Cemitério do contestado...
Museu do contestado...
 Réplica da Maria-fumaça

Escola Municipal Imigra
Escola Municipal Banhadão
Símbolo/marco da guerra do contestado
Foi uma viagem muito interessante e rica em conhecimento...