segunda-feira, 29 de abril de 2013

Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicináis em Nosso dia a dia.

   Dentro do Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicináis em Nosso dia a dia, foram desenvolvidos pelos alunos de Ensino Fundamental  experiências e atividades Pedagógicas.
   A experiência consistiu em plantar um pé de erva melissa e sementes de Funcho, fazer o acampanhamento do crescimento das plantas, cuidar delas.
   Ainda foram propostas algumas atividades em sala de aula, veja os exemplos de atividades e em seguida algumas fotos da experiência. 
Fotos da experiência
 
 
 

Entrega de uniforme e materiais escolares aos alunos.

   A entrega do uniforme e material escolar neste ano aconteceu na sede do Município, onde todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino se reuniram para o evento.
   Neste dia as escolas apresentaram teatros relacionados ao Projeto " Ouvindo e Aprendendo com Histórias do sitio do pica-pau amarelo", após aconteceu a entrega do uniforme e do material seguida do coffebrack.
Confira as fotos do evento:

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Visita das Merendeiras da Rede Municípal de Ensino.

   A visita das merendeiras da Rede Municipal de Ensino aconteceu no dia 25 de Abril, contamos com a presença da Nutricionista do Município Luciane Magalhães, A Coordenadora do "Projeto Pres. Cas. Branco: Educando para a Sustentabilidade" Leila Frigo Bet, Professora da escola Municipal Banhadão Edineia Cadore, Merendeiras do Centro Educacional, CMEI Acalanto, Escola Municipal Taquaral, Escola Municipal São Luiz.
   O dia foi muito produtivo, as professoras e alunos apresentaram o projeto da escola, foi demonstrado como é feito o sal temperado e o chá de erva cidreira rasteira. O encerramento ficou por conta da Nutricionista conversando sobre o Cardápio.
 

Visita dos Municípios de Paial e Londras em nossa escola.

          No dia 09 de Abril, a Escola Imigra recebeu a visita do Município de Paial, com a presença do Prefeito Aldair Antônio Rigo, autoridades, e representantes da Amauc.
          No dia 23 de Abril a escola recebeu a visita do Município de Londras de  estiveram presentes para conhecerem um pouco mais de perto o Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
        Nestes dias as crianças falaram um pouco sobre a origem dos chás, apresentaram as cantigas Alecrim Dourado e Erva Cidreira, apresentaram o mascote da escola "xicachá".
     Direção, professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Imigra estão muito felizes e agradecidos com as visitas.
                                   Confira algumas fotos da visita do Município de Paial.

Confira Algumas fotos do Município de Londras

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Comemorando a páscoa na escola...

       No dia 28 de março a Escola Municipal Imigra realizou alguma atividade com os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de atividades pedagógicas, realizamos diversas brincadeiras no centro da comunidade, onde as crianças se divertiram bastante, para o lanche, a nossa querida profe Juliana preparou um bolo com o rostinho do coelho, as crianças adoraram a ideia, foram confeccionadas mascaras para as crianças, além de pintar o rostinho, igual ao coelhinho.
         As crianças da Educação Infantil levaram para casa um coelhinho confeccionado através de uma toalha de mão e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental confeccionaram um coelhinho com balão.
Lanche 
 
BRINCADEIRAS
Corrida de Nariz
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.
Corrida do coelho
Materiais: 2 ovinhos de tnt.
Jogando: Dividir a turma em duas equipes e demarcar um lugar de saída e um de chegada. Dado o sinal do professor os primeiros da coluna terão que correr até o lugar determinado, pegar o ovo e retornar para sua equipe entregando o ovo para o próximo da fila. Este terá que levar o ovo até o lugar novamente e retornar para que o próximo inicie. Assim sucessivamente.
 
Coelinho sai da toca!

Material: arcos (bambolês)
Jogando: Distribua os arcos pelo chão ou pode ser feito com giz de cera ao chão.C ada criança deverá ficar dentro de um arco. Ao sinal do professor: "Coelhinho sai da toca", as crianças, digo os coelhos, devem trocar de toca. A cada rodada retirar um arco.
Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...
O coelho mandou!

Material: orelha de coelho.
Jogando: Em círculo e um aluno no centro será o coelho este usará as orelhas e terá o objetivo de mandar o restante executar 3 movimentos com o corpo. Após escolherá outro do grupo para ser o coelho.
Confecção do coelinho com toalinha

quarta-feira, 3 de abril de 2013

SEMINÁRIO DA ÁGUA NA ESCOLA

No dia 22 de março, a Escola Municipal Imigra recebeu a visita da professora Rosana juntamente com duas alunas da E. E. Dois Irmãos para falar um pouco sobre a água, em homenagem ao dia mundial da água, reuniram as crianças, onde foi passado um vídeo e em seguida feito algumas perguntas onde às crianças souberam responder.
As alunas apresentaram um teatrinho com fantoches sobre medidas de economia de água, e apresentaram através de slides a cisterna que a E.E. B. Dois Irmãos fez para coletar água da chuva.
A palestra foi proveitosa, pois é nos pequenos que iniciamos atitudes de mudanças.

VII FEIRA DO PEIXE CASTELLENSE DO PEIXE VIVO

No dia 27 de Março, alunos e professoras de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Imigra visitamos a VIII Feira Castellense do Peixe Vivo, realizada em nosso município. Inicialmente a nutricionista Luciane conversou com as crianças sobre a importância de consumirmos peixe e os benefícios do consumo à nossa saúde. Após forma exibidas imagens de peixes aos quais não temos conhecimento por aqui, sendo eles bem diferentes dos que a gente conhece. As crianças também puderam ver os peixes no aquário, conheceram os tipos de rações para peixe e aprenderam sobre o ciclo de vida do peixe, seu habitat... Também visualizaram os peixes que estavam a venda, e conheceram como funciona a feira de peixe vivo, neste encontro não poderia faltar o filé de tilápia para a degustação das crianças.
Confiram as fotos desde momento maravilhoso realizado pela Administração Municipal juntamente com Secretária Municipal de Agricultura.
 
 
Neste dia foi realizada atividades do bolão. As crianças adoraram!!!!
 
 
PARABÉNS A TODOS PELO EVENTO!!!!