quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Esquema Corporal

                                PLANO DE AULA I
          
                                                     ESQUEMA CORPORAL


DISCIPLINA: Educação Física
ETAPAS, ANOS E MODALIDADES: 1° ANO do Ensino Fundamental

OBJETIVOS:
Conhecer a estrutura do corpo, mostrando a postura, respiração, relaxamento e lateralidade.
Dando a entender que é um elemento básico para a formação da personalidade de cada criança.
IMAGEM:
Resultado de imagem para imagens de postura ao sentar

CONTEÚDOS:
ESTRUTURA DO CORPO: Conhecer as partes do corpo
POSTURA: Posicionamento do corpo perante a execução dos movimentos.
RESPIRAÇÃO: Possibilita a troca gasosa, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético.
RELAXAMENTO: Capacidade de descontração da musculatura voluntária
LATERALIDADE: Saber diferenciar o lado direito do esquerdo

TEMPO ESTIMADO: 45 min
DESENVOLVIMENTO:
O professor ao planejar as aulas deve levar em consideração: As caracteristicas dos alunos, as capacidades de cada um e as caracteristicas da própria aréa.Levando em consideração a integração sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer e a promoção e a manutenção da saúde.

AVALIAÇÃO:

Desenvolver o prazer e o gosto pela atividade física; Desenvolver o gosto e o prazer sobre o corpo e os cuidados com o seu e com o dos outros; Solucionar problemas de ordem corporal; Conhecer, organizar e modificar locais para as atividades corporais; Favorecer a integração social; Estimular a expressão corporal e a criatividade; Desenvolver as habilidades e as capacidades físicas e motoras; Desenvolver noções esportivas; Adquirir noções de regras e aceitação de resultados; Oferecer oportunidades e situações para que a criança analise, critique e apresente propostas de mudanças nas atividades; Criar um ambiente de igualdade de direitos e posições nas atividades; Jogos adaptados e pré-desportivos; Desenvolver noções sobre saúde (nutrição, higiene e postura); Utilização de pequenos e grandes materiais; Variar o grau de dificuldades das tarefas, a complexidade e a exigência quanto às respostas dos alunos e os resultados por eles alcançados.