Momentos de formação - PNAIC
Os momentos de formação, são sempre com muita aprendizagem, e novos conhecimentos adquiridos, para se transformar em práticas de sala de aula, nos encontros temos também momentos de estudos teóricos, de planejamento, troca de experiencia e estudos de casos com sugestão para o professor. O curso está nos apresentando bastante materiais que nos auxilia no trabalho diário em sala de aula.
Socialização de jogos
professores cursistas
JOGO 1- MAIS UMA
Objetivos:
Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores e que a cada fonema corresponde uma letra ou conjunto de letras;
Compreender que as sílabas variam quanto ao número de letras;
Compreender que se acrescentarmos uma letra em uma palavra esta é transformada em outra palavra;
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas;
conhecer as letras do alfabeto e sus nomes.
Turma: 1º ano
JOGO 2- CAÇA-RIMAS
Objetivos:
Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;
Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;
Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.
Turma: 3º ano
PNAIC
PROGRAMA NACIONAL DA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Município: Presidente Castello Branco SC
Professora: Dauana Albara
Unidade Escolar: Escola Municipal
Imigra
Ano(s): 1º e 3º ano
Sequência Didática
Objetivos
Desenvolver a leitura,
interpretação, oralidade, produção escrita.
Desenvolver a consciência fonológica.
Desenvolver a criatividade e imaginação.
Desenvolver raciocínio lógico, estratégia, concentração, atenção,
percepção.
Explorar os agrupamentos de números, sequências numéricas, relação tremo a
termo, valor posicional do número.
Identificação do algarismo e quantidade.
Identificar os números no
material dourado
Resolver operações de adição, subtração
e multiplicação
Identificar o que tem antes e depois na reta numérica
Identificar o número de pulos na reta
numérica
Construir a reta numérica no papel
milimetrado;
Construção de tabelas e gráficos
Identificar os números na reta numérica
Duração: 4 a 5 aulas
Descrição das atividades:
No
primeiro momento, foi assistido o vídeo do Gato de botas, foi feito interpretação
do mesmo, tais como:
1.
Quem são os personagens da história?
2.
Que herança possuía o velho homem para
os seus filhos?
3.
Aparentemente, qual foi o filho que
recebeu a melhor herança? Por que?
4.
Qual a primeira ideia do gato para
melhorar a vida do seu dono?
5.
Cite exemplos de presentes do gato.
6.
Qual a impressão que o Rei tinha do
“Marquês de Carabás” antes de conhecê-lo? Ele mudou a sua opinião após
conhecê-lo pessoalmente? Justifique.
7.
Qual a ideia do gato para o primeiro
encontro do seu dono com o rei, e qual a sua primeira intenção?
8.
O
que o Rei esperava do marquês para poder casá-lo com a sua filha? Qual foi a
primeira providência do gato para impressionar o Rei?
9.
Após ler este Conto, qual a maior
característica apresentada pelo gato? Escreva a sua opinião quanto a essa
característica do gato, justificando-a.
10. Aonde
que ocorre a história?
No
segundo momento realizamos a brincadeira da bota de muitas léguas no pavilhão
de festas da comunidade.
A Bota de Muitas Léguas
Material necessário:
Folha com várias retas numéricas e dois
conjuntos de cartões numerados (inicialmente
use apenas números de 1 a 5 – em um segundo momento, acrescente
valores maiores).
Proposta:
- “Vamos, agora, brincar com uma bota mágica.”
- “É uma bota imaginária que dá pulos do comprimento que quisermos”.
Peça a um aluno que sorteie um cartão
numerado. Este primeiro número sorteado
indica o número
de pulos que a “bota” dará.
Peça a outro aluno que sorteie um
cartão numerado. Este segundo número sorteado
indica o comprimento de cada pulo.
Inicialmente, desenhe uma “reta” graduada no
chão. Um terceiro aluno, brincando de ter calçado a bota, dará os pulos
sobre a “reta”, e a turma verificará o número no qual ele parou.
Você pode dividir a turma em duas equipes e propor que disputem quem calçou a
bota que levou mais longe.
Distribua
as folhas com as retas numéricas para que os alunos
representem os pulos da “bota” utilizando flechas e
depois verifiquem em que número a “bota” chegou. (Uma folha
pode conter várias retas numéricas, uma para cada
jogada). Peça aos alunos que façam o
sorteio de dois cartões (ver atividade
anterior) e digam para a turma o
número de pulos (1o sorteio) e
o comprimento do pulo (2o sorteio).
Representar
na reta numérica.
Nas
primeiras jogadas, desenhe no quadro-de-giz
alguns movimentos da “bota” para
orientar seus alunos. Por exemplo, se o primeiro cartão sorteado for
2 (quantidade de pulos) e o segundo for 3 (tamanho do pulo), represente e
oriente seus alunos a perceberem que: “As flechas dizem que duas
vezes três é igual a seis”
Você pode
aumentar o conjunto de cartões, para introduzir outros fatos
básicos, lembrando que as retas devem ser numeradas com todos os
resultados possíveis. Por exemplo, se você utilizar cartões numerados até
9, a reta deve ser numerada do zero até 81.
Em um
momento foi trabalhado com a cantiga: Não atirei o pau no gato, onde os alunos onde
foi explorado o material dourado formando outras quantidades representados as
continhas da atividades.
Foi realizado
o jogo nunca dez, descrito abaixo:
REGRAS
1.
Cada um na sua vez lança o dado;
2.
O número que sair no dado corresponde á
quantidade de pontos da rodada, que deverá ser pego em palitos de picolé e
registrado na planilha.
3.
Na rodada seguinte, pega-se novamente a
quantidade de palitos de picolé que sair na jogada do dadinho.
4.
Quando completar 10 palitos, a criança
enlaça-os com o elástico, formando um agrupamento de 10 unidades, e assim
sucessivamente.
5.
Ganha o jogo quem fizer mais pontos ao
final de 8 rodadas
Após o jogo ir fazendo perguntas para os alunos
como:
- 1.
Quem ganhou o jogo?
- 2.
Com quantos pontos?
- 3.
Esse numeral represento como no material
dourado? E no ábaco?
- 4.
Quem fez menos pontos?
- 5.
Qual é a diferença?
As atividades atingiram os
objetivos propostos. Foram muito prazerosas, despertando ainda mais do educando
a curiosidade acerca dos números da contagem, das diferentes formar de representar
ou constituir uma quantidade numérica.
Desenvolver a consciência fonológica.
Desenvolver a criatividade e imaginação.
Desenvolver raciocínio lógico, estratégia, concentração, atenção, percepção.
Explorar os agrupamentos de números, sequências numéricas, relação tremo a termo, valor posicional do número.
Identificação do algarismo e quantidade.
Em um momento foi trabalhado com a cantiga: Não atirei o pau no gato, onde os alunos onde foi explorado o material dourado formando outras quantidades representados as continhas da atividades.
A Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, através do qual é realizada formações para professores que atuam nas classes de alfabetização. Este ano com maior ênfase em matemática.
Essa formação ocorre todas as segundas-feiras a noite, com estudos teóricos, materiais didáticos que auxiliam no planejamento diário, jogos matemáticos, troca de experiências.
Está é a minha turma de alfabetização
1º ano
Cleberson Albara, Sofia Borsati, Isabelle Bet e Fabricio Bonotto
3º ano
Gabriel Cador e Arthur Zanesco
No decorrer da semana organizamos o Cantinho da Matemática, com jogos e outros materiais que estão relacionados a matemática.
O I Seminário Municipal de Alfabetização do Município de
Presidente Castello Branco aconteceu no dia 05 de Novembro de 2013, sendo
realizado no Centro Educacional de Ensino de 1º Grau.
Durante este dia todos os alunos de 1º ao 5º, pais e comunidade
em geral poderão participarão do evento.
Para a apresentação foi organizado em oficinais para melhor
apresentação ao público presente;
Oficina 1: Multiletramento na Alfabetização
Oficina 2: Gêneros Textuais
Oficina 3: Lúdico na Alfabetização
Oficina 4: Projetos e seqüência didáticas
O I Seminário Municipal de Alfabetização veio a apresentar as
atividades que professores de 1º 2º e 3º ano desenvolveram com alunos através
do curso PNAIC, desenvolvido no município, trazendo aprendizado para os
educandos do município.
Sequência didática do livro: "Sete camundongos cegos" de Ed Youg
Quando os sete camundongos cegos saem, um a um, para verificar o que é aquela Coisa estranha que encontraram perto da lagoa, cada um volta com uma resposta diferente. - É um pilar - diz o Camundongo Vermelho. - É um leque! - exclama o Camundongo Laranja. Depois que o último camundongo investiga eles chegam a uma conclusão e voltam juntos para confirmar a verdade. As ilustrações de Ed Young, feitas com colagem de papel, buscam captar o espírito desta história baseada na antiga fábula indiana - 'Os cegos e o elefante'. Os camundongos coloridos poderão levar o pequeno leitor a descobrir os nomes das cores e os dias da semana
Contação da história em outro espaço da escola...
Brincadeira: "Elefante colorido" na aula de Educação física
COMO
BRINCAR: Uma
criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz:
“Elefante colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor
e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais. Se não achar, pode pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Vence a brincadeira quem ficar por último.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais. Se não achar, pode pagar uma prenda. Pode ser dançar, cantar, contar uma piada, correr, assim por diante.
Vence a brincadeira quem ficar por último.
BENEFÍCIOS:
desenvolvimento da concentração, atenção, coordenação motora, conhecimento das
cores, discriminação visual e auditiva.
Atividades pedagógicas desenvolvida na sala de aula
O trabalho com esse livro foi bem produtivo, os alunos se empenharam, tiveram o interesse e ouve uma grande participação dos alunos.
Sequencia didática do livro: "A primavera da lagarta" de Ruth Rocha
Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta
a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas
da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol
decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos.
Mas era
primavera, e a lagarta tinha desaparecido...
No primeiro momento, fez a leitura do livro com mudança de voz, logo em seguida brincamos de batata quente, onde um aluno tinha uma bola na mão e começava a história, quando a bola passava pro o outro colega, quem continuava a história era o próximo colega. Após essa brincadeira, os alunos realizaram uma produção textual da história ouvida.
No segundo momento, foi trabalhado a vida da lagarta, as suas fases de transformação e confeccionado um cartaz pelos alunos.
Também foi trabalhado as estações do ano, o por que que elas ocorrem, as suas principais características, enfatizando mais a primavera, pois é ai onde acontece a transformação da lagarta. Aproveitando o livro, foi realizado a releitura da obra "borboleta" utilizando tinta guache.
Como na história fala muito de animais, fizemos uma lista de animais que falava na história e classificamos eles com suas principais características.
Foi trabalhado também sobre o programa da coleta seletiva do lixo do nosso município, pois seu mascote é a borbolimpo, revisando a classificação correta do lixo em nossa escola, casa...Foi muito bom trabalhar com esse livro, ouve um emprenho muito bom por parte dos alunos...
Seguem em anexo algumas atividades e fotos desta sequência didática.
Confecção do cartaz...
Contação de história: "Vamos visitar os ursinhos"
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O nosso município aderiu ao Pacto Nacional na Idade Certa, onde o seu objetivo é de alfabetizar os alunos até os oito anos de idade.
Muitos encontros foram realizados, onde obtivemos estudos teóricos, confecção de jogos, matérias, compartilhamos experiências vivenciadas em sala de aula e sempre aplicando atividades sugeridas, mas com adaptações.
Segue a seguir algumas atividades desenvolvidas com minha turma de alfabetização:
Roda da leitura
Trabalhando gêneros textuais com o computador
Jogo da caixa amarela: Bingo da letra inicial
Atividades pedagógicas com gêneros textuais
Biografia
Trava-língua
Poesia: Um bichinho diferente
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