Projeto Farmácia Viva:

Sequencia didática realizada no Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia durante o ano de 2015, com alunos de Educação Infantil.


Presidente Castello Branco-Santa Catarina
Escola Municipal Imigra
Escola Municipal de Educação Infantil “Ciranda do Saber”

Tema:
Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.

Tempo estimado:
Decorrer do ano de 2015.

Áreas do Conhecimento:
Linguagem oral e escrita
Conhecimentos sociais e naturais
Conhecimentos lógicos matemáticos
Artes
Música.

CONTEÚDOS:

CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:

¨      Quantidades;
¨      Relação termo a termo;
¨      Pequenas contagens;
¨      Contagens de ingredientes;
¨      Medidas;
¨      Comparar menor e maior.
¨      Identificar tabela simples;
¨      Noções de adição, subtração e divisão;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

¨      Interpretação de histórias;
¨      Histórias coletivas;
¨   Expressão verbal;
¨      Narrativas orais;
¨      Relatar fatos e experiências vividas;
¨      Explicar e argumentar suas ideias;
¨      Enriquecer o vocabulário;
¨      Pseudoleitura;
¨      Cores;
¨      Letras iniciais;

CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:

¨      Amizade;
¨      Exploração de histórias contadas pelos alunos;
¨      Utilidades dos chás nas casas dos alunos e cientificamente;
¨      Noções de respeito com as pessoas do seu grupo social;

MÚSICA:

¨      Ampliação do repertório musical;

ARTES:

¨      Expressão do corpo, imaginação;
¨      Limites do desenho;
¨      Ilustrações;

OBJETIVOS:
¨      Conhecer as letras componentes dos nomes dos chás.
¨      Reconstrução da colcha de chás;
¨      Resgate histórico das histórias de antigamente;
¨      Ilustração em materiais diversificados;
¨      Incentivar a expressão oral dos alunos;
¨      Desenvolver o gosto pelo estudo do chá;
¨      Conhecer os chás mais utilizados pelas famílias da escola;
¨      Incentivar a expressão oral dos alunos;
¨      Desenvolver gráfico com os chás mais utilizados;
¨      Conhecer o chá cidreira capim;
¨      Conhecer as utilidades do chá, e suas contraindicações;
¨      Incentivar a expressão oral dos alunos;
¨      Reconhecer característica de cada chá;
¨      Realizar interpretação da história;
¨      Participar de momentos eu envolvam cantigas;
¨      Perceber sequência entre fatos;
¨      Relembrar tipos de chás;
¨      Conhecer alguns nomes de chás;
¨      Relembrar etapas do projeto;
¨      Relembrar alguns nomes científicos;
¨      Resgate histórico das etapas já desenvolvidas no projeto, através de slides;
¨      Incentivar a expressão oral dos alunos;
¨      Conhecer o processo de germinação de um chá;
¨      Conhecer a semente e depois a planta que nasce da semente;
¨      Ilustração em materiais diversificados;
¨      Incentivar a expressão oral dos alunos;
¨      Construção de histórias coletivas;
¨      Trabalhar com receitas e quantidades;
¨      Noções de adição e subtração;

¨      Rimas;

METODOLOGIA:

Aula 01:

Acolhida:
Recepção dos alunos, trocar os calçados, passar álcool gel, ir ao banheiro.

Calendário:
Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico. Espalhar três signos numéricos ao chão e criança escolhe qual é o do dia de hoje. Ajudante conta quantos somos escolhendo e nomeando a mão para contar. Colocar o nome do ajudante no calendário.

Crachás:
Distribuir os crachás em diversos lugares da sala de aula, a professora escolhe um aluno por vez eu acha um crachá, olha o nome de que colega é, entrega para o mesmo e dá um abraço.

Roda de conversa:
A aula será desenvolvida juntamente com os alunos de Ensino Fundamental.
Primeiramente conversar com os alunos que será neste dia iniciado o trabalho com o projeto Farmácia Viva.
 Hoje iremos rever os nossos canteiros, relembrar alguns tipos de chás e o nome científico dos chás mais conhecidos.
Levar os alunos até os canteiros de chás, o relógio do Corpo Humano e os canteiros em Espiral, ir mostrando os chás e pedir para os alunos se conhecem o chá e para que serve, quando os alunos não lembram as professoras devem explicar e sempre relembrar o que já foi estudado com aquela erva e para que serve, por exemplo o orégano foi feito pizza e serve somente para tempero de comidas, não deve ser feito chá.

Atividade de registro:
Pré I e Pré II e Maternal III: desenhar os canteiros do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia. Desenhar os chás que estão plantados neles. (PréI e Pré II deveram escrever o nome dos chás.
 
                                                                                                           

















Recreio:
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar-se à mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes:
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Descanso:
Os alunos deveram sentar no tapete da sala de aula, o ajudante escolherá um livro e a professora contará o livro.

Os alunos deveram acabar as atividades, os que iram acabando deveram brincar com um jogo do armário branco.

Segundo lanche.
Organizar a sala e os materiais para ir para casa.

Acabar de realizar a atividade, os alunos que irem acabando deveram brincar com o jogo da memória.

Organizar a sala de aula.

Material Utilizado:
Material impresso, lápis de cor, caderno, lápis de escrever, borracha.

Aula 02

Acolhida:
Recepção dos alunos, trocar os calçados, passar álcool gel, ir ao banheiro.

Calendário:
Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico. Espalhar três signos numéricos ao chão e criança escolhe qual é o do dia de hoje. Ajudante conta quantos somos escolhendo e nomeando a mão para contar. Colocar o nome do ajudante no calendário.

Crachás:
Distribuir os crachás em diversos lugares da sala de aula, a professora escolhe um aluno por vez eu acha um crachá, olha o nome de que colega é, entrega pro mesmo e dá um abraço.

Roda de conversa:
A aula será desenvolvida juntamente com os alunos de Ensino Fundamental.
Primeiramente em roda de conversa, pedir para os alunos quais etapas eles lembram que aconteceram do projeto, deixar um aluno por vez falar.
Em segundo momento as professoras Alienara e Juliana, apresentaram os slides do projeto, falando um pouco de cada etapa, sempre questionando os alunos se lembram da etapa e o que aconteceu nela, como o chás estudados, o que foi produzido naquele dia, deixar os alunos falarem o que eles mais gostaram em cada etapa.

Atividade de registro:
Pré I e Pré II: Dentro as etapas apresentadas, uma delas foi o travesseiro de macela. Vamos desenhar e depois escrever quais foram às etapas para a confecção do travesseiro.
Maternal III: Dentro as etapas apresentadas, uma delas foi o travesseiro de macela. Vamos colar algumas florzinhas de macela na letra M de macela.



Recreio:
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar na mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes:
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Descanso:
Os alunos deveram sentar no tapete da sala de aula, o ajudante escolherá um livro e a professora contará o livro.

Os alunos deveram acabar as atividades, os que iram acabando deveram brincar com os alinhavos.

Segundo lanche.
Organizar a sala e os materiais para ir para casa.

Organizar a sala de aula para depois ir para casa.

Material Utilizado:
Material impresso, lápis de cor, caderno, lápis de escrever, borracha.

Aula 03

Acolhida;
·         Depois da acolhida, os alunos deveram ir ao banheiro, trocar o calçado e encher a garrafinha de água.
Chamada
Fazer a chamada dos alunos

Calendário

-  Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico colando o mesmo no calendário. Achar o símbolo numérico do dia da semana colar no calendário e por ultimo colocar o nome do ajudante no calendário.

-  Cada aluno irá receber um calendário individual, que será preenchido todo dia, observando o calendário coletivo.

Crachá

-  Com a cantiga “O trem de Ferro” fazer a entrega dos crachás, a professora puxa a fila e quando o nome do aluno for dito o aluno entra no trenzinho e ajuda a cantar a cantiga.

O trem de ferro
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo tchucu-tchucu
Até chegar ao Ceará
Rebola pai, rebola mãe, rebola filha
Eu também sou da família
Também quero rebolar

Um pouquinho de coca-cola
Um pouquinho de guaraná
Prá refrescar
Minha mãe me pôs na escola
Pra aprender o “bê” a “bá”
A danada professora
Me ensinou a namorar

Sete e sete são quatorze
Com mais sete: vinte e um
Tenho sete namorados
Mas não gosto de nenhum
Cada vez que vejo um
Dou um tapa no bum-bum

Roda de conversa

Primeiramente conversar com os alunos sobre o motivo de estarmos reunidos, Educação Infantil e Ensino Fundamental, pois vamos reconstruir a colcha de chás, relembrar de algumas regras para acontecer o trabalho em equipe como falar baixo, respeitar os colegas.

Atividade 01

-  No segundo momento a professora deverá chamar um aluno por vez para contar a história que seus pais e avós contaram sobre os chás de antigamente.

Atividade 02

-  No terceiro momento os alunos receberam um pedaço de tecido e neste deveram em forma de ilustração deveram registrar a história contada e escrever algumas palavras chaves e seu nome.

Recreio
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar na mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Descanso
Os alunos irão deitar no tapete e nos colchonetes a professora contar uma história de um livro escolhido pelo ajudante do dia.

Educação física

Segundo lanche.

Terminar a ilustração

Organizar a sala
Aula 04

Acolhida;
·       Depois da acolhida, os alunos deveram ir ao banheiro, trocar o calçado e encher a garrafinha de água.

Chamada
Fazer a chamada dos alunos

Calendário

- Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico colando o mesmo no calendário. Achar o símbolo numérico do dia da semana colar no calendário e por ultimo colocar o nome do ajudante no calendário.
-  Cada aluno irá receber um calendário individual, que será preenchido todo dia, observando o calendário coletivo.

Crachá

-  Com a cantiga “essa é a história da serpente” fazer a entrega dos crachás.

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão

Roda de conversa

Primeiramente questionar os alunos:
-Quem conhece a sementinha do pé de funcho
-Quem conhece o pé de funcho?
-Quem já tomou chá de funcho?
-Para que tomou o Chá de funcho?
-Explicar para os alunos para que serve o funcho.
* cólica, gazes, dor de barriga, mau hálito,aleitamento (favorecimento da lactação).
-Explicar para os alunos que para podermos utilizar as folhas do funcho para chá temos que plantar uma sementinha para poder nascer.


Atividade 01

Com os alunos na área externa da escola fazer o plantio de uma semente de funcho, mostrando os passos:
Pegar um pote com furos no fundo, colocar terra com adubo dentro, plantar a sementinha, dar água.
Para que a sementinha germine é preciso dar um pouco de água todo dia, deixar ela no sol.
O ajudante do dia irá dar água para a semente, e os alunos irão acompanhar o crescimento da plantinha.
Por ultimo ir ao canteiro de chá e mostrar para os alunos o pé de funcho, olhar como é as folhas, a altura dela, se tem mais de um pé de funcho, contar quantos pezinhos tem.

Atividade de registro

Pré I e Pré II: Fazer as etapas do plantio do pé de funcho.
Maternal II: Colar sementinhas de endro na letra F de Funcho.

Recreio
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar na mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Descanso
Os alunos irão deitar no tapete e nos colchonetes a professora contar uma história de um livro escolhido pelo ajudante do dia.

Segundo lanche.

Terminar a ilustração

Organizar a sala
Dia de parque.


Aula 05

Acolhida;
·         Depois da acolhida, os alunos deveram ir ao banheiro, trocar o calçado e encher a garrafinha de água.
Chamada
Fazer a chamada dos alunos

Calendário

-  Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico colando o mesmo no calendário. Achar o símbolo numérico do dia da semana colar no calendário e por ultimo colocar o nome do ajudante no calendário.
-  Cada aluno irá receber um calendário individual, que será preenchido todo dia, observando o calendário coletivo.

Crachá
- Com a cantiga “essa é a história da serpente” fazer a entrega dos crachás.

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão

Roda de conversa

Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
-Todos os alunos irá apresentar o tema com a pesquisa do chá mais utilizado em sua casa;
-Fazer a contagem com os alunos dos chás mais utilizados.

Atividade 01

-Cada aluno irá receber um quadrado de uma folha A4, neste pedaço de folha cada aluno deverá desenhar o chá que mais é utilizado em sua casa.
- A professora fará a construção do gráfico coletivo do chá mais utilizado em sua casa.
- Fazer a interpretação coletivamente do gráfico,
*Qual chá é o mais utilizado?
*Quantas famílias utilizam este chá?
*Qual é o chá menos utilizado?
*Quantas famílias utilizam este chá?
*Tem algum chá que empatou nas contagens?

Atividade de registro

Pré I e Pré II: No caderno escrever em ordem crescente o nome dos chás utilizados nas famílias dos alunos da escola.
Maternal II: colorir a letra inicial do chá mais utilizado pelas famílias.

Recreio
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar-se à mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Educação física

Descanso
Os alunos irão deitar no tapete e nos colchonetes a professora contar uma história de um livro escolhido pelo ajudante do dia.

Segundo lanche.

Organizar a sala

Aula 06

-  Acolhida;

Depois da acolhida, os alunos deveram ir ao banheiro, trocar o calçado e encher a garrafinha de água.

-  Chamada
Fazer a chamada dos alunos

-  Calendário

Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico colando o mesmo no calendário. Achar o símbolo numérico do dia da semana colar no calendário e por ultimo colocar o nome do ajudante no calendário.
Cada aluno irá receber um calendário individual, que será preenchido todo dia, observando o calendário coletivo.

-  Crachá
Será feito a entrega do crachá quando necessário;

-  Roda de conversa

Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
Explicar para os alunos que durante este ano será estudos os diversos tipos de cidreiras, e hoje começamos estudando com a cidreira capim, uma das mais utilizadas pelas famílias da escola como pesquisa feita com as famílias da escola.

-  Atividade 01

-Cada aluno irá falar um pouco do que sabe sobre a erva, se utilizam em casa e para o que utilizam.

-  Atividade 02

As professoras irão passar slides e iram explicar sobre a cidreira capim, sua utilidade, contraindicação, seu nome cientifico, seu nome popular e sua dosagem correta.

-  Atividade 03

Ir até um canteiro da escola para conhecer a cidreira capim, sentir o cheiro dela, contar quantas folhas tem em um galho, ver que cor ela tem...

-  Atividade de registro

Pré I,Pré II e Maternal II:
Um aluno do Ensino Fundamental escolhe um aluno da Educação infantil, juntos os mesmos deveram fazer um desenho da erva capim cidreira, colorir com tinta de cidreira (feita e disponibilizada pelas professoras), em seguida os dois alunos juntos deveram elaborar uma frase sobre a cidreira capim e colocar no trabalho.

-  Recreio
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar na mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

-  Escovação dos dentes
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Educação física

-  Descanso
Os alunos irão deitar no tapete e nos colchonetes a professora contar uma história de um livro escolhido pelo ajudante do dia.

Acabar de fazer a atividade

Segundo lanche.

Organizar a sala

Aula 07

Acolhida;

·         Depois da acolhida, os alunos deveram ir ao banheiro, trocar o calçado e encher a garrafinha de água.

Chamada

Fazer a chamada dos alunos

Calendário

-  Preencher o calendário, sendo que ele será preenchido coletivamente com liderança do ajudante; Encontrar no material dourado a quantidade correspondente ao signo numérico colando o mesmo no calendário. Achar o símbolo numérico do dia da semana colar no calendário e por ultimo colocar o nome do ajudante no calendário.
-  Cada aluno irá receber um calendário individual, que será preenchido todo dia, observando o calendário coletivo.

Crachá

-  Será feito a entrega do crachá quando necessário para as atividades;

Roda de conversa

Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
- Explicar para os alunos que durante este ano será estudos os diversos tipos de cidreiras, e hoje estudaremos com a cidreira rasteira.
-apresentar os slides da cidreira rasteira com suas indicações, contraindicações e seu uso.

Atividade 01

-com os alunos fazer a receita do bolo de cidreira rasteira, ver com os alunos as quantidades corretas.
-quanto açúcar foi utilizado?
Quanto leite foi utilizado?
Foi utilizado ovos?
E a cidreira rasteira quantas folhas foi utilizada? E com o que foi fervida?
Quais foram as medidas utilizadas? Colher, xícara, copo...

Atividade 02
 Ilustrar a receita do bolo de erva cidreira.


Recreio
Com a ajuda da professora os alunos se organizaram em fila, irão lavar as mãos corretamente, passar álcool gel e sentar na mesa. Logo após a professora ajudara os alunos a se servirem, eles irão lanchar, lavar as mãos e retornar a escola.

Escovação dos dentes
A professora organiza todos os alunos, cada aluno deverá pegar a sua sacola higiênica e sentar no banquinho no refeitório da escola. A professora chama dois alunos por vez e ajuda a colocar o creme dental e auxilia na escovação. Depois retornam para a sala de aula.

Aula com a ProfeTaci

Descanso
Os alunos irão deitar no tapete e nos colchonetes a professora contar uma história de um livro escolhido pelo ajudante do dia.

Segundo lanche.

Acabar de realizar as atividades

Organizar a sala

Aula 08

-  Acolhida;

-  Preenchimento do calendário;
-em que estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:

-Colocá-los em uma mesa virados para baixo, as crianças deverão escolher um e virar, com o crachá escolhido, o aluno deve dizer a letra inicial e final e tentar dizer de quem é e entrega-lo com um abraço.

-  Roda de conversa

Conversar com os alunos sobre o projeto, sobre alguns dos chás já estudado neste ano.
Ir com os alunos até os canteiros em espiral e pedir para que localizem pé de cidreira rasteira, no qual em aula anterior já fizemos o bolo da erva.
-como é folha desse chá?
-é arvore ou é rasteira?
-Qual a cor?
-pedir que cada aluno tire uma folha de cidreira rasteira para levar para a sala de aula.

-  Atividades de registro:
-Após retirarmos uma folha, colocar a folha embaixo da atividade e com giz de cera passar por cima, colar a folha no lado e escrever o nome da cidreira rasteira.
                                                                          

-  Lanche, escovação;
-  Dançar com o DVD da Xuxa livremente;
-  Segundo lanche;
-  Acabar de realizar as atividades
- Despedidas;

Aula 09

·         Acolhida;

·         Preenchimento do calendário;
-em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

·         Entrega do crachá:
-Coloca-los em uma mesa virados para baixo, as crianças deverão escolher um e virar, com o crachá escolhido, o aluno deve dizer a letra inicial e final e tentar dizer de quem é e entrega-lo com um abraço.

·         Roda de Conversa
Conversar com as crianças: no dia de ontem tivemos a visita do programa saúde na escola com a Profe Leila e a Nutricionista Luciane, elas nos demonstraram diversos modos de reconhecermos os chás através da visão, olfato, audição, tato e paladar, após as apresentação elaspropuseramaos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental que fizessem um desenho relacionado a ervas medicinal, no qual será utilizado no programa das PICS.

Após a conversa levar os alunos para dar um passeio pela escola vendo como são as folhas de alguns tipos de chás como são os canteiros para relacionarem e realizarem seus desenhos

·         Atividade de registro:
Fazer um desenho relacionado com ervas medicinal, os alunos do pré I e pré II deveram escrever palavras do que desenharam.

Educação física;
-14:15min ás 15;20min

Lanche, escovação;

Acabar de realizar a atividade.

Segundo lanche;

Despedidas;
Aula 10

-  Acolhida;

-  Preenchimento do calendário;
-Em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:
-Coloca-los em uma mesa virados para baixo, as crianças deverão escolher um e virar, com o crachá escolhido, o aluno deve dizer a letra inicial e final e tentar dizer de quem é e entrega-lo com um abraço.

-  Roda de Conversa

-questionar os alunos pedindo quais os tipos de cidreira que estão plantados nos canteiros da escola: cidreira capim, cidreira rasteira, melissa, erva Luisa, citronela.
-Fazer um passeio no pátio da escola e ver os tipos de cidreira, questionar os alunos como são as folhas, como é o cheiro, qual a cor da folha...

-  Aula com a prof Taciana;
-14:15 min ás 15:05min.

-  Atividade:
No laboratório da escola com o programa paint tentar fazer o desenho de uma das cidreiras e digitar o nome da cidreira escolhida

-  Lanche, escovação;

Acabar de realizar a atividade

-  Segundo lanche;
-  Despedidas;

Aula 11

-  Acolhida;

-  Preenchimento do calendário;
-Em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:
-Será feito a entrega dos crachás quando achar necessário para atividades desenvolvidas no dia.

-  Roda de conversa
Juntamente com o ensino fundamente a professora fará a contação da história cachinhos dourados.
Depois da contação da história foi proposta aos alunos que seria construído uma história parecida com a de Caixinhos de Ouro, mas eu estivesse relacionado com o nosso projeto Farmácia Viva, a história ficou chamada de Caixinhos Verdes onde cada aluno pode dar continuidade a história através de sua imaginação.
Depois da história construída e digitada cada aluno recebeu uma folha no qual através de sua imaginação pudesse ilustrar podendo utilizar diversos materiais como papel, dupla face, tecido papel crepom...

História Caxinhos verdes

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE MORAVA NUMA CASA PEQUENINA PERTO DE UMA FLORESTA. O CABELO DELA ERA VERDE E BRILHANTE, MACIO, GOSTOSO DE PENTEAR.
TODA MANHÃ, A MÃE DA MENINA ESCOVAVA BEM O CABELO DA FILHA, DEIXAVA BEM PENTEADO E DEPOIS DIZIA:
 __ AH, QUE CHEIRINHO BOM NO TEU CABELO. PARECE ATÉ QUE SÃO FOLHINHAS DE CHÁ!
E TODO MUNDO ACABOU CHAMANDO A MENINA DE CACHINHOS VERDES.
CACHINHOS VERDES NÃO SABIA, MAS LA NO MEIO DA FLORESTA, PERTO DA CASA DELA, HAVIA OUTRA CASA PEQUENINA E MUITO BEM ARRUMADA.
NESSA CASA MORAVAM TRÊS URSOS. UM URSO GRANDE E GORDO, QUE ERA O PAPAI URSO. UMA URSA NEM GRANDE NEM PEQUENA QUE ERA A MAMÃE URSA. E UM URSINHO BEM PEQUENININHO, QUE ERA O NENÉM URSINHO.
NA SALA DELES, TINHA UMA LAREIRA, POR QUE NOS PAÍSES ONDE TEM URSOS. E NAS FLORESTAS FAZ MUITO FRIO NO INVERNO. E PERTO DA LAREIRA, HAVIA TRÊS CADEIRAS. UMA CADEIRA GRANDE E FORTE, QUE ERA DO PAPAI URSO. UMA CADEIRA NEM GRANDE NEM PEQUENA QUE ERA DA MAMÃE URSA. E UMA CADEIRA BEM PEQUENININHA, QUE ERA DO NENÉM URSINHO.
NA COZINHA, HAVIA PRATELEIRAS CHEIAS DE LATAS DE BISCOITOS E DE LEITE CONDENSADO, POTES DE MEL E VIDROS DE CHÁS SECOS DE VÁRIOS TIPOS DIFERENTES. TINHA TAMBÉM UMA MESA DE MADEIRA. EM CIMA DA MESA, SEMPRE FICAVAM TRÊS PRATOS. UM PRATO GRANDE E FUNDO, QUE ERA DO PAPAI URSO. UM PRATO NEM GRANDE NEM PEQUENO, QUE ERA DA MAMÃE URSA. E UM PRATO BEM PEQUENININHO QUE ERA DO NENÉM URSINHO.
LÁ EM CIMA, DEPOIS DE UMA ESCADA TODA DE MADEIRA, COM CORRIMÃ E TUDO, FICAVA O QUARTO. TODO ARRUMADINHO, BEM QUENTE E GOSTOSO, QUE URSO GOSTA DE PASSAR O INVERNO TODO DORMINDO.
NESSE QUARTO, TINHA TRÊS TRAVESSEIROS DE MACELA. UM TRAVESSEIRO GRANDE E DURO, QUE ERA DO PAPAI URSO. UM TRAVESSEIRO NEM GRANDE NEM PEQUENHO QUE ERA DA MAMÃE URSA. E UM TRAVESSEIRO PEQUENO E FOFINHO QUE ERA DO NENÉM URSINHO.
UM DIA, A MAMÃE URSA FEZ UM BOLO DE CIDREIRA PARA ELES COMEREM DE MANHÃ, COMO SEMPRE FAZIA. GOSTOSO, CHEIROSO, COM CHOCOLATE EM CIMA.
MAS ESTAVA TÃO QUENTE, TÃO QUENTE, QUE ELES IAM PELAR A LÍNGUA SE COMESSEM LOGO.
ENTÃO RESOLVERÃO IR DAR UM PASSEIO PELA FLORESTA, ENQUANTO O BOLO ESFRIAVA.
ACONTECE QUE, JUSTAMENTE NAQUELE DIA, CACHINHOS VERDES TAMBÉM RESOLVEU DAR UM PASSEIO PELA FLORESTA, DEPOIS QUE A MÃE SCOVOU OS CABELOS DELA. E ESTAVA UM DIA TÃO LINDO, TÃO CHEIO DE FLORES, PASSARINHOS E BOROLETAS APROVEITANDO O SOL,
TÃO CHEIO DE COELHOS E ESQUILOS BRINCANDO E PULANDO POR TODA A PARTE, QUE ELA SE DISTRAIU COM ELES, E FOI INDO CADA VEZ MAIS LONGE, MAIS PARA DENTRO DA FLORESTA. ATÉ QUE ENCONTROU UMA CASINHA LINDA, QUE ELA NUNCA TINHA VISTO ANTES.
A PORTA ESTAVA ENCOSTADA E CACHINHOS VERDES BATEU:
__ PAM-PAM-PAM!
NINGUÉM MANDOU ENTRAR, MAS ELA ENTROU ASSIM MESMO.
LÁ DENTRO, NÃO ENCONTROU NINGUÉM. MAS ESTAVA CANSADA DE TANTA CORRERIA E BRINCADEIRA.
RESOLVEU SENTAR NA ADEIRA GRANDE E FORTE, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU DURA DEMAIS. AÍ SENTOU NA CADEIRA NEM GRANDE NEM PEQUENA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU MOLE DEMAIS. DEPOIS SENTOU NA CADEIRA BEM PEQUENININHA DO NENÉM URSINHO. ERA JUSTAMENTE COMO ELA QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE FICOU PULANDO.
ATÉ QUE A CADEIRA QUEBROU E SÓ FICARAM OS PEDAÇOS.
QUANDO LEVANTOU DO CHÃO, CACHINHOS VERDES SENTIU UM CHEIRINHO DE ALGUMA COMIDA DELICIOSA. ELA JÁ TINHA TOADO CAFÉ, MAS DEPOIS DE PASSEAR NA FLORESTA ESTAVA COM FOME OUTRA VEZ E JÁ QUERIA COMER DE NOVO. FOI ATÉ A MESA E DESCOBRIU O BOLO DE CIDREIRA.
PROVOU O BOLO DO PRATO GRANDE E FUNDO, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU QUENTE DEMAIS. PROVOU O BOLO DO PRATO NEM GRANDE NEM PEQUENO, QUE ERA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU FRIO DEMAIS. DEPOIS PROVOU O BOLO DO PRATO BEM PEQUENININHO, QUE ERA DO NENÉM URSINHO. ERA JUSTAMENTE COMO ELA QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE FOI COMENDO.
ATÉ QUE ACABOU TUDO E SÓ FICOU O PRATO VAZIO.
DEPOIS DE TODA ESSA COMILANÇA, CACHINHOS VERDES FICOU COM SONO. REPAROU NA ESCADA E RESOLVEU SUBIR. QUANDO VU AS CAMAS COM TRAVESSEIROS, ACHOU BM DORMIR.
DEITOU NA CAMA COM O TRAVESSEIRO GRANDE E DURO, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU O TRAVESSEIRO DURO DEMAIS. DEITOU NA CAMA COM O TRAVESSEIRO NEM GRANDE NEM PEQUEN QUE ERA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU MOLE DEMAIS. DEPOIS DEITOU NA CAMA COM O TRAVESSEIRO BEM PEQUENININHO, QUE ERA DO NENÉM URSINHO. ERA JUSTAMENE COMO ELA QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE CAIU NO SONO.
E FICOU LA DORMINDO.
ACONTECEU QUE OS TRÊS URSOS ESTAVAM VOLTANDO DO PASSEIO.
QUANDO CHEGARAM EM CASA, O PAPAI URSO LOGO FALOU, COM SUA VOZ BEM GROSSA E FORTE:
__ ALGUÉM SENTOU NA MINHA CADEIRA!
E A MAMÃE URSA TAMBÉM DISSE, COM UMA VOZ NEM GROSSA NEM FINA:
__ALGUÉM SENTOU NA MINHA CADEIRA!
MAS O NENÉM URSINHO COMEÇOU A CHORAR, COM UMA VOZ BEM FININHA:
__ALGUÉM SENTOU NA MINHA CADEIRA E QUEBROU ELA TODINHA!
PAPAI URSO E MAMÃE URSA CONSOLARAM O FILHOTE, COM COLO E CARINHO. AÍ SE LEMBRARAM DO BOLO DE CIDREIRA, QUE ELE ADORAVA. NA CERTA IA SE DISTRAIR, COMENDO.MAS QUANDO CHEGARAM JUNTO À MESA...
__ALGUÉM PROVOU O MEU BOLO DE CIDREIRA!
DISSE O PAPAI URSO COM SUA VOZ GROSSA E FORTE.
__ ALGUÉM PROVOU MEU BOLO! – DISSE A MAMÃE URSA, COM SUA VOZ NEM GROSSA NEM FINA.
ALGUÉM PROVOU O MEU BOLO E COMEU ELE TODINHO!
_CHOROU O NENÉM URSINHO COM SUA VOZ BEM FININHA.
FORAM VER SE HAVIA ALGUÉM LA EM CIMA. E LEVARAM UM SUSTO!
__ ALGUÉM DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA!
-GRITOU O PAPAI URSO COM SUA VOZ GROSSA E FORTE.
__ ALGUÉM DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA! – GRITOU A MAMÃE URSA COM SUA VOZ NEM GROSSA NEM FINA.
___ALGUÉM DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA E AINDA ETA DORMINDO NELE! – BERROU O NENÉ URSINHO COM SUA VOZ BEM FININHA.
E DESATOU A CHORAR BEM ALTO.
PAPAI URSO E MAMÃE URSA VIERAM DEPRESSA OLHAR E VIRAM CACHINHOS VERDES, TÃO BONITINHA, DORMINDO BEM QUIETA.
ACHARAM QUE IA SER BOM BRINCAR COM ELA. MAS O NENÉM URSINHO NEM QUERIA SABER DE NADA. SÓ QUERIA DE VOLTA A SUA CADEIRA, SEU BOLO DE CIDREIRA, A SUA CAMA ARRUMADA COM O SEU TRAVESSEIRO. E BERRAVA, BERRAVA...
CHOROU E BERROU TÃO ALTO QUE ACORDOU A MENINA.
CACHINHOS VERDES ARIU OS OLHOS E LEVOU UM SUSTO ENORME COM AQUELES TRÊS URSOS OLHANDO PARA ELA. DEU UM PULO DA CAMA, PASSOU PELO MEO DAS PERNAS GRANDES E FORTES DO PAPAI URSO, RODEOU A SAIA DA MAMÃE URSA E ESBARROU NO OMBRO PEQUENININHO DO NENÉM URSINHO, QUE CAIU NO CHÃO.
E, ENQUANTO OS PAIS DELE SE DISTRAIAM CONSOLANDO O FILHOTE, ELA ESCORREGOU PELO CORRIMÃO DA ESCADA, SAIU PELA PORTA ABERTA E LA SE FOI CRRENDO PELA FLORESTA.
OS URSOS AINDA CORRERAM PARA A JANELA E CHAMARAM:
___VOLTA, MENINA, VOLTA! VEM BRINCAR COM A GENTE!
MAS O SUSTO DELA TINHA SIDO TÃO GRANDE QUE DESDE ESSE DIA EM DIANTE ELA SÓ QUIS SABER DE FICAR NO QUINTAL, NA PRAÇA E BRINCAR COM GENTE.
E NÃO VOLTOU A CASA DOS URSOS NUNCA MAIS.


-  Lanche, escovação;

Continuação da atividade descrita acima

-  Segundo lanche;
-  Despedidas;

Aula 12

-  Acolhida;

-  Preenchimento do calendário;
-Em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:
-Será feito a entrega dos crachás quando achar necessário para atividades desenvolvidas no dia.

-  Roda de conversa
Levar os alunos até a cozinha aonde a professora explicará os modos coretos para se fazer um chá, lembrar os alunos que o chá só deve ser feito por uma pessoa adulta e responsável, pois é utilizado agua quente e é muito perigoso para crianças.
Primeiramente a professora e alunos forma até os canteiros de chá e escolheram um chá que pudesse ser tomado, pois existem chás plantados em nossa escola que servem para ser colocadas somente na pele e outros que servem para temperos de comida. A erva escolhida pelos alunos foi funcho por ser conhecida por todos.
Em seguida foi aquecido um pouco de água em uma chaleira, não deixando ferver, foi colocado um galinho de chá numa xícara despejado água quente e tampado com uma tampa por 5 minutos, e por ultimo os alunos puderam tomar um pouco do chá.

Educação Física.

-  Atividades de registro:
-Realizar a ilustração dos passos do modo correto de fazer chá, os alunos que sabem escrever iram escrever no lado da ilustração, já os outros alunos a professora irá escrever o que o aluno desenhou.
                                                                          

-  Lanche, escovação;

Acabar de realizar as atividades;

-  Segundo lanche;

-  Despedidas;


Aula 13

-  Acolhida;
-  Preenchimento do calendário;
-Em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:
-Será feito a entrega dos crachás quando achar necessário para atividades desenvolvidas no dia.

-  Roda de conversa
Com algumas xicaras vazias demonstrar como acontece a noção de divisão.
Colocar 16 xicaras no meio da roda de conversa, propor aos alunos que cada aluno tem que ficar com o mesmo número de xícaras não podendo sobrar nem uma e nem um colega pode ficar com mais do que o outro sabendo que tem 8 alunos na roda. Deixar os alunos tentar achar uma solução para que eu aconteça o combinado.
Depois de solucionado o problema pedir pra que os alunos expliquem como conseguiram solucionar o problema, no caso de não conseguirem ir dando dicas para que se concretize.
No final cada aluno deverá ficar com duas xícaras.

Aula com a profeTaci.

-  Atividades de registro:
Na atividade de registro terá as 16 xícaras desenhas os alunos deveram circular duas para cada aluno e escrever o nome dos alunos que ficaram com as xícaras.

                                                                            
-Lanche, escovação;

Acabar de realizar as atividades;

-  Segundo lanche;
-  Despedidas;

Aula 14

-  Acolhida;

-  Preenchimento do calendário;
-Em que ano estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?

-  Entrega do crachá:
-Será feito a entrega dos crachás quando achar necessário para atividades desenvolvidas no dia.

-  Roda de conversa

Começar a conversa na roda cantando a cantiga

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
como é que a cobra sobe no pezinho de limão?

A cobra vai subindo, vai, vai, vai
Vai se enrolando, vai, vai, vai

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?

A cobra vai descendo, vai, vai, vai
Vai desenrolando, vai, vai, vai

Depois de cantar a cantiga propor para as crianças que junto com a professora componham uma parodia baseada na cantiga acima descrita.
A professora será a escriba.

Aula com a profeTaci.

ü  Atividades de registro:

Ilustrar a paródia, pré II deverá copiar a parodia.

        PARODIA CIDREIRA

A CIDREIRA NÃO TEM PÉ, A CIDREIRA NÃO TEM MÃO
COMO É QUE A CIDREIRA SOBE NO PEZINHO DE GERVÃO?
COMO É QUE A CIDREIRA SOBE NO PEZINHO DE GERVÃO?

A CIDREIRA VAI SUBINDO, VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO, VAI, VAI, VAI

A CIDREIRA NÃO TEM PÉ, A CIDREIRA NÃO TEM MÃO
COMO É QUE A CIDREIRA DESCE DO PEZINHO DE GERVÃO?
COMO É QUE A CIDREIRA DESCE DO PEZINHO DE GERVÃO?

A CIDREIRA VAI DESCENDO, VAI, VAI, VAI
VAI DESENROLANDO, VAI, VAI, VAI       
                                                                                                      
-  Lanche, escovação;

Acabar de realizar as atividades;

-  Segundo lanche;
-  Despedidas;

AVALIAÇÃO:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia
Em nossa escola desde o ano de 2010  desenvolvemos entre outros projetos pedagógicos, o projeto ambiental Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
E neste ano letivo recebemos nossa primeira visita no dia 20 de Fevereiro do município de Seara, neste dia foi apresentada as etapas do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia, como o canteiro do relógio do corpo humano, os canteiros em espiral, a secadora de ervas e tempero, o mascote do projeto  a “Chicaxa”, o modo correto de fazer chá, a colcha de histórias sobre chás das famílias de nossos alunos, o sal temperado,  a armazenagem de chás secos e as maquetes dos canteiros, apresentações culturais entre outros.
Agradecemos a visita. E aguardamos você e sua escola também!
Confira as fotos dos melhores momentos desta troca de experiências:



Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia: "Filmagem Assembléia Legislativa"

      A filmagem da Assembléia Legislativa aconteceu no dia nove de outubro. Neste dia uma equipe veio até a escola para filmar o projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em nosso dia a dia, esta filmagem tinha o objetivo de ser apresentado aos deputados, os projetos desenvolvidos no município de Presidente Castello Branco. Os alunos e professores, funcionários e pais apresentaram as etapas do projeto com suas cantigas, lanches e explicações. Confiram...


 
 

Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.



No dia 25 de Julho tivemos a visita do município de Concórdia, representado por funcionários da saúde do município e no  dia 01 de Setembro tivemos em nossa escola a visita da escola de Jaborá.
Nestas duas visitas tivemos a apresentação do Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.

Os alunos da escola recepcionaram os alunos com os chineses, apresentando a lenda do chá, após os alunos e professore foram recepcionados na sala de Ensino Fundamental para a apresentação do teatro com Astolfo e Edvirges, em seguida tivemos a apresentação do relógio do corpo humano, dos canteiros em espiral, das pastas do projeto, do modo correto de fazer chá, do sal temperado, das ervas secas, das maquetes e ainda os alunos apresentaram as cantigas “Alecrim Dourado e Ó Erva Cidreira” e para encerar a visita foi oferecido um lanche feito com ervas, a bala de poejo, o bolo de erva cidreira, a bolacha de menta e o chá de erva cidreira.
Confira algumas fotos das visitas:


Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.

No dia 22 de Maio deste ano, nossa escola fez uma visita ao posto de saúde, neste dia os alunos apresentaram as etapas do projeto aos profissionais  de saúde. Primeiramente cada pessoa participante se apresentou, após ouve a apresentação da escola explicando as pastas, a forma correta de fazer chá, as ervas secas, a lenda do chá, o mascote do projeto "Xicachá" e o sal temperado, logo depois foi plantado a erva simbolo do município no centro do canteiro do relógio do corpo humano, a erva simbolo é a erva cidreira, foi através de uma pesquisa feita pelos agentes de saúde no município que foi descoberto a erva mais utilizada em Presidente Castello Branco.
Na seguência os alunos observaram os canteiros e disseram o nome das ervas no qual eles conheciam e por ultimo cantaram as cantigas "Alecrim Dourado" e "Ó erva cidreira".
Os profissionais da saúde também puderam explicar para os alunos e professores da escola sobre a implantação dos fitoterápicos na saúde e sobre algumas ervas já estudadas por eles.
A escola agradece a recepção e espera que venham visitar a nossa escola também.
Confira algumas fotos do dia:



Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais no Nosso Dia a Dia



No dia 20 de Maio recebemos o município de Ipuaçu, onde apresentamos as etapas realizadas  do nosso projeto, sendo elas:
A origem do chá


 
 Relógio do corpo humano
A cantiga do Alecrim dourado
 
 
 Aluno explicando sobre os canteiros em espiral e mostrando as espécies de ervas
 Mascote do projeto, e a forma correta de usar o chá
 
 Explicação das pastas: pasta de fotos, pasta de atividades e a pasta do projeto escrito
 Secadora e a forma correta de utiliza-la
 Cantiga da "O erva cidreira"
 Degustação dos pratos do projeto: bala de poejo, bolacha de menta, chá da erva cidreira
 



 Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.

Durante o dia 06 de Maio, nossa escola recebeu a visita para uma gravação de um vídeo, que falará sobre os projetos do município, dentro nestes assuntos nossa escola apresentou, o Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia. Os alunos e professoras da escola apresentaram todas as etapas que nosso projeto alcançou, como a construção dos canteiros em espiral e o do relógio do corpo humano, o estudo de variadas ervas medicinais, cantigas e alguns prêmios recebidos.
Confira algumas fotos desta filmagem:

 



Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.


    No dia 16 de Abril nossa escola recebeu a visita de um representante do Ministério do Meio Ambiente, onde as crianças apresentaram as etapas desenvolvidas em nosso projeto como: a lenda do chá, o relógio do corpo humano, os canteiros em expiral, o mascote do projeto Xicachá, a secadora de chás, ervas secas, sal temperado, e as cantigas do Alecrim dourado e Ó erva cidreira, foram degustadas neste dia as comidas produzidas com ervas como a bala de poejo, a bolacha de menta e o chá de cidreira.
Confira algumas fotos:

Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
Durante o ano de 2013 nossa escola propôs aos alunos diversas atividades embasadas no Projeto Farmácia Viva, um dos passos realizados foi a visita aos canteiros em famílias da escola, a visita aconteceu no dia 28 de Novembro.
Primeiramente foi visitado o canteiro do senhor Cleucir Wolf , nesta casa estudamos sobre a erva Tansagem, procuramos explicar aos alunos sua aplicação, sua forma de fazer, suas contraindicações, mostramos os tipos de Tansagem e experimentamos um enxaguante bucal produzido a base da erva, e por último fomos visitar o canteiro relógio do corpo humano construído pela família e plantamos as ervas nele.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após fomos visitar a casa do senhor Tancredo Bet, nesta família estudamos com os alunos sobre a erva Alecrim, sua aplicação, sua forma de fazer, suas contraindicações, mostramos a erva alecrim, provamos um pão feito com a erva e visitamos o canteiro relógio do corpo humano, plantando vários tipos de ervas no canteiro.

 
 
 
 
 
 
 
Agradecemos a recepção das famílias e esperamos que consigam fazer um ótimo aproveito dos chás.



III MOCISC- Feira Estadual em Porto União.


 A Escola Municipal Imigra participou da III MOCIC que aconteceu na cidade de Porto União, durante os dias 21, 22 e 23 de Outubro.

  A escola participou com o Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia, ficando classificado em 2º lugar.

Nestes dias foram apresentados atividades desenvolvidas durante o ano de 2013, fotos contendo todas as etapas do projeto, colcha de histórias de chás confeccionadas com retalhos, a secagem correta de chás através da secadora, chás secos, maquetes dos canteiros em espiral e do canteiro do relógio do corpo humano, mascote do projeto: Chicachá, maneira correta de se  fazer chá e mudas das ervas estudadas durante o ano: melissa, cidreira capim, cidreira rasteira, citronela e erva luiza.
A escola gostou muito de participar na feira e espera participar das próximas edições.
Confira algumas fotos:


Nosso estender


 Alunos apresentando


 Alunos com a professora responsável pelo projeto


 Equipe que nos acompanhou


 Recebendo a premiação


 Retornando para casa



Participando da III MOCISC na fase regional

No dia 12 de Setembro, a Escola Municipal Imigra participou da III MOSISC, VI Feira Multidisciplinar e XVI Feira Regional de Matemática, na Escola de Educação Básica Deodoro.
     Nesta feira do conhecimento científico, estavam expostos 64 projetos desenvolvidos pelos alunos da região de escolas municipais e privadas.
  Foram classificados 3 projetos de cada nível escolar, dentre eles, o primeiro classificado foi o Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso dia a dia, da nossa escola e em segundo lugar, a Escola Municipal Taquaral com o projeto: Horta Permacultural, sendo que conseguiram a vaga para Porto União na perspectiva de apresentar os projetos desenvolvidos no município.
   Destacando sobre o nosso projeto, podemos ressaltar sobre os perigos da automedicação, sendo que a professora Dauana explicou que o objetivo do nosso projeto volta-se para a realização de uma experiência de Farmácia Viva, partindo dos conhecimentos culturais para os científicos na utilização de ervas medicinais em nosso dia a dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida castellense.
Este projeto podemos destacar em 4 etapas importantes, sendo elas:
Na primeira etapa realizamos a aplicação de questionários, com coleta de dados através de perguntas semi-estruturados abrangendo todo o município de Presidente Castello Branco. Foram distribuídos 210 questionários, destes 167 foram respondidos.
 Para proceder a análise das informações obtidas pelos participantes nos fundamentamos na técnica do incidente crítico, de FLANAGAN onde é necessário coletar dados, analisa-los, levantar hipóteses, aplicá-las, registrar e relatar procedimentos e conclusões.   E foi a  aplicação deste método desencadeou as próximas etapas.
    Já na etapa II foram realizadas atividades interdisciplinares sobre o tema ervas medicinais envolvendo os 20 educandos da Escola Municipal Imigra em consonância Projeto Político Pedagógico da referida escola.
    Durante a etapa III e IV nos preocupamos com a transdisciplinariedade (interação máxima entre as disciplinas porém respeitando suas individualidades, onde cada uma colabora para um saber comum, o mais completo possível onde a intensão não seja fazer uma adição de conhecimento,  e sim organizar todo o conhecimento.) Foi pensando assim que necessitamos de parceria com a Secretaria de Agricultura e do envolvimento das famílias dos alunos. Realizamos visitas de estudo às famílias que aderiram ao projeto e construíram canteiros de ervas medicinais, com distribuição de mudas de ervas medicinais  produzidas no viveiro municipal. (mostrar fotos de visitas as famílias... abrir pasta)
 Para a quarta etapa foi realizado encontros, cursos, palestras envolvendo diferentes parceiros e toda a comunidade castellense com elaboração do I Boletim Informativo sobre melissas. Durante a realização destas duas etapas ,elaborarmos o boletim.
Público presente

 Nosso estander
 Nossa equipe
 Recebendo a premiação
 

Nenhum comentário: