Presidente Castello Branco-Santa
Catarina
Escola Municipal Imigra
Escola Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental
Tema: Projeto
Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
Tempo estimado: No decorrer do ano de 2015.
Áreas do Conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Ensino
Religioso;
CONTEÚDOS:
MATEMATICA
¨ Medidas;
¨ Frações
¨ Interpretação de gráficos e
tabelas;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
¨ Interpretação de textos;
¨
Oralidade;
¨
Produção
textual;
¨ Escrita;
HISTÓRIA
¨ Resgate
cultural;
¨ Tradições da
comunidade;
¨ Utilidades dos chás nas casas dos
alunos;
ENSINO
RELIGIOSO
¨ Amizade;
¨ Exploração de histórias contadas pelos
alunos;
¨ Noções de
respeito com as pessoas do seu grupo social;
CIÊNCIAS
¨ A
importância das plantas;
¨ Partes das
plantas;
¨ Classificação
científica das plantas;
OBJETIVOS:
¨ Reconstrução
da colcha de chás;
¨ Resgate
histórico do uso dos chás nas famílias;
¨ Ilustração
em materiais diversificados;
¨ Incentivar a
expressão oral dos alunos;
¨ Desenvolver o
gosto pelo estudo do chá;
¨ Conhecer os
chás mais utilizados pelas famílias da escola;
¨ Incentivar a
expressão oral dos alunos;
¨ Desenvolver
gráfico com os chás mais utilizados;
¨ Conhecer o
chá cidreira capim;
¨ Conhecer as
utilidades do chá, e suas contraindicações;
¨ Reconhecer
característica de cada chá;
¨ Realizar
interpretação da história;
¨ Participar
de momentos eu envolvam cantigas;
¨ Perceber
sequência entre fatos;
¨ Relembrar
tipos de chás;
¨ Conhecer
alguns nomes de chás;
¨ Relembrar
etapas do projeto;
¨ Relembrar
alguns nomes científicos;
¨ Resgate
histórico das etapas já desenvolvidas no projeto, através de slides;
¨ Construção
de histórias coletivas;
¨ Interpretar
e produzir textos coesivos;
¨ Dividir as
partes da planta;
¨ Classificar
cientificamente a planta.
METODOLOGIA:
¨ Desenvolver
a oralidade através da roda de conversa;
¨ Desenvolver
a escrita através da produção textual;
Aula 01:
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: explanar
sobre o novo conteúdo que será trabalhado. Permitir aos alunos colocar suas
opiniões e duvidas, compartilhando ideias.
·
Início:A aula será
desenvolvida juntamente com os alunos de Educação infantil.
Primeiramente conversar com os alunos que será neste dia iniciado
o trabalho com o projeto Farmácia Viva. Hoje iremos rever os nossos canteiros,
relembrar alguns tipos de chás e o nome científico dos chás mais conhecidos.
Levar os alunos até os canteiros de chás, o relógio do Corpo
Humano e os canteiros em Espiral, ir mostrando os chás e pedir para os alunos
se conhecem o chá e para que serve.
·
Inglês;
·
Recreio;
·
Escovação dentaria, (em dupla);
·
Continuação: 1° ano Desenhar os canteiros do projeto
Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
Desenhar os chás que estão plantados neles escrevendo o nome dos chás que estão
plantados.
2º ano Desenhar os canteiros do projeto Farmácia Viva: Conhecendo
e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia. Desenhar os chás que estão
plantados neles escrevendo o nome dos chás que estão plantados e qual a função
de cada um.
4° ano produzir um texto explicando sobre os canteiros do projeto
Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia. A
importância dos chás, citando o nome de algumas plantas e para que são usadas.
Aula 02
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Início:A aula será desenvolvida juntamente com os alunos de Educação
Infantil.
Primeiramente em roda de conversa, pedir para os alunos quais
etapas eles lembram que aconteceram do projeto.
Em segundo momento as professoras Alienara e Juliana, apresentaram
os slides do projeto, falando um pouco de cada etapa, sempre questionando os
alunos se lembram da etapa e o que aconteceu nela, como o chás estudados, o que
foi produzido naquele dia, deixar os alunos falarem o que eles mais gostaram em
cada etapa.
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Educação
física;
·
Continuação:
Pedir que os
alunos registrem a etapa do projeto que mais gostaram através de frases e
desenhos que serão expostos no mural de atividades da turma;
·
Tema de
casa:Pedir
que os alunos entrevistem um adulto em casa, que relate uma história que
protagonize o uso de chás e relate sua produção textual para o demais colegas.
Aula 03
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Início:Primeiramente conversar com os alunos sobre o motivo de estarmos
reunidos, Educação Infantil e Ensino Fundamental, pois vamos reconstruir a
colcha de chás.
No segundo momento a professora deverá chamar um aluno por vez
para contar a história que seus pais e avós contaram sobre os chás de
antigamente.
·
Inglês;
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Continuação:
No terceiro
momento os alunos receberam um pedaço de tecido e neste deveram em forma de
ilustração deveram registrar a história contada.
Aula 04
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Início:Conversar com os alunos sobre a erva cidreira, questionando o que
cada um sabe sobre a planta e para que é utilizada, como a família consome...
Relembrar com os alunos que as plantas são dividias em partes, mostrando
um pé de cidreira capim para os alunos e pedindo que digam qual parte da planta
usamos e qual é o nome das demais partes.
Distribuir uma folha para cada aluno onde ele deve desenhar a erva
cidreira capim e dividi-la em partes (raiz, caule, folhas);
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Educação
física;
·
Continuação:
Distribuir
um questionário aos alunos do 4º ano que precisam realizar uma pesquisa para
responder, usando materiais oferecidos pela escola.
Com a ajuda da professora os alunos responderão classificação
científica da planta, em seguida devem produzir um texto sobre o uso da planta
(indicação e contraindicação, modo de uso...) e também falando sobre suas
características e nomes populares.
Os alunos do segundo ano realizam a interpretação da receita de
cha de cidreira capim, registrando-a.
Os alunos do primeiro ano irão trabalhar com as sílabas que compõe
a palavra, compreendendo melhor a escrita.
Aula 05
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Artes;
·
Lanche;
·
Escovação dentaria;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida
mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas
Medicinais em Nosso Dia a Dia.
-Cada alunos irá apresentar o tema com a pesquisa do chá mais
utilizado em sua casa;
-Fazer a contagem com os alunos dos chá mais utilizados.
-Cada aluno irá receber um quadrado de uma folha A4, neste pedaço
de folha cada aluno deverá desenhar o chá que mais é utilizado em sua casa.
- A professora fará a construção do gráfico coletivo do chá mais
utilizado em sua casa.
- Fazer a interpretação coletivamente do gráfico,
*qual chá é o mais utilizado?
*quantas famílias utilizam este chá?
*qual é o chá menos utilizados?
*quantas famílias utilizam este chá?
*tem algum chá que empatou?
Em seguida cada aluno deve
registrar os nomes doschás no caderno e escrever um pequeno texto sobre o chá
mais consumido relatando as experiências compartilhadas pelos colegas (onde o chás
é usado, por que foi o mais usado e se concorda com o resultado da pesquisa).
Aula 06
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida
mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas
Medicinais em Nosso Dia a Dia.
-explicar para os alunos que durante este ano
será estudos os diversos tipos de cidreiras, e hoje começamos estudando com a
cidreira capim, uma das mais utilizadas pelas famílias da escola como pesquisa
feita com as famílias da escola.
-cada aluno irá falar um pouco do que sabe
sobre a erva, se utilizam em casa e para o que utilizam.
As professoras irão passar slides e iram
explicar sobre a cidreira capim, sua utilidade, contraindicação, seu nome
cientifico, seu nome popular e sua dosagem correta.
Ir até um canteiro da escola para conhecer a
cidreira capim, sentir o cheiro dela.
·
Inglês;
·
Lanche;
·
Escovação dentaria;
·
Continuação:Um aluno do
Ensino Fundamental escolhe um aluno da Educação infantil, juntos os mesmos
deveram fazer um desenho da erva capim cidreira, colorir com tinta de cidreira
(feita e disponibilizada pelas professoras), em seguida os dois alunos juntos
deveram elaborar uma frase sobre a cidreira capim e colocar no trabalho.
Aula 07
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Primeiramente conversar com os alunos que hoje será desenvolvida
mais uma etapa do projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas
Medicinais em Nosso Dia a Dia.
-
Explicar para os alunos que durante este ano será estudos os diversos tipos de
cidreiras, e hoje estudaremos com a cidreira rasteira.
-com
os alunos fazer a receita do bolo de cidreira rasteira, ver com os alunos as
quantidades corretas.
·
Inglês:
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Continuação:
Registrar a
receita de bolo de cidreira, em seguida os alunos do 1º ano devem ilustrar as
medidas usadas.
Os alunos do 2º ano devem converter as
medidas dos copos para ml e gramos. (Ex. se um copo é 200 ml o aluno deve
substituir a expressão dois copos por 400 ml/g).
Os alunos de 4º ano devem registrar a receita
interpretando frações (ex. ¹/² de açúcar).
Aula 08
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Ir com os alunos até os canteiros em espiral e pedir para que
localizem pé de cidreira rasteira, no qual em aula anterior já fizemos o bolo
da erva.
-como
é folha desse chá?
-é
arvore ou é rasteira?
-Qual
a cor?
O
nome científico?
Para
que é usado?
-pedir
que cada aluno tire uma folha de cidreira rasteira para levar para a sala de
aula.
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Educação
física;
·
Continuação:
-Após
retirarmos uma folha, colar em uma folha 4ª e escrever os conhecimentos
lembrados sobre a erva, se necessário a professora deve fornecer algumas
informações contidas na pasta do projeto. Ao lado da folha colada o aluno deve
ilustrar a mesma.
Aula 09
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Conversar
com as crianças: no dia de ontem tivemos a visita do programa saúde na escola,
onde recebemos a boa noticia que os alunos de Educação Infantil e Ensino
Fundamental faram um desenho relacionado a ervas medicinal, no qual será
utilizado no programa das PICS.
Levar os alunos para dar um passeio pela
escola vendo como são as folhas de alguns tipos de chás como são os
canteiros...
·
Inglês;
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Continuação:Atividade de
registro: fazer um desenho relacionado com ervas medicinal.
Apresentar o desenho aos colegas explicando a
escolha dos chás, falando também sobre as ervas desenhadas (características,
usos...) e a importância de seu desenho.
Aula 10
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Artes;
·
Lanche;
·
Escovação dentaria;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio: Ver quais
são os tipos de cidreira que estão plantados nos canteiros da escola: cidreira
capim, cidreira rasteira, melissa, erva Luisa, citronela.
Fazer um passeio no pátio da escola e ver os
tipos de cidreira. Encontrar em um caça palavras os tipos de erva cidreira.
Escolher um tipo de cidreira e registrar
através de um desenho e um pequeno texto as características, funções e usos da
planta escolhida.
Aula 11
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio: Juntamente
com a educação infantil a professora fará a contação da história cachinhos
dourados.
Depois da
contação da história foi proposta aos alunos que seria construído uma história
parecida com a de Cachinhos de Ouro, mas que estivesse relacionado com o nosso
projeto Farmácia Viva, a história ficou chamada de Cachinhos Verdes onde cada
aluno pode darcontinuidade a história através de sua imaginação.
Depois da
história construída e digitada cada aluno recebeu uma folha no qual através de
sua imaginação pudesse ilustrar podendo utilizar diversos materiais como papel,
dupla face, tecido papel crepom e lápis...
História
Cachinhos verdes
ERA
UMA VEZ UMA MENINA QUE MORAVA NUMA CASA PEQUENINA PERTO DE UMA FLORESTA. O
CABELO DELA ERA VERDE E BRILHANTE, MACIO, GOSTOSO DE PENTEAR.
TODA
MANHÃ, A MÃE DA MENINA ESCOVAVA BEM O CABELO DA FILHA, DEIXAVA BEM PENTEADO E
DEPOIS DIZIA:
__ AH, QUE CHEIRINHO BOM NO TEU CABELO. PARECE
ATÉ QUE SÃO FOLHINHAS DE CHÁ!
E
TODO MUNDO ACABOU CHAMANDO A MENINA DE CACHINHOS VERDES.
CACHINHOS
VERDES NÃO SABIA, MAS LA NO MEIO DA FLORESTA, PERTO DA CASA DELA, HAVIA OUTRA
CASA PEQUENINA E MUITO BEM ARRUMADA.
NESSA
CASA MORAVAM TRÊS URSOS. UM URSO GRANDE E GORDO, QUE ERA O PAPAI URSO. UMA URSA
NEM GRANDE NEM PEQUENA QUE ERA A MAMÃE URSA. E UM URSINHO BEM PEQUENININHO, QUE
ERA O NENÉM URSINHO.
NA
SALA DELES, TINHA UMA LAREIRA, POR QUE NOS PAÍSES ONDE TEM URSOS. E NAS
FLORESTAS FAZ MUITO FRIO NO INVERNO. E PERTO DA LAREIRA, HAVIA TRÊS CADEIRAS.
UMA CADEIRA GRANDE E FORTE, QUE ERA DO PAPAI URSO. UMA CADEIRA NEM GRANDE NEM
PEQUENA QUE ERA DA MAMÃE URSA. E UMA CADEIRA BEM PEQUENININHA, QUE ERA DO NENÉM
URSINHO.
NA
COZINHA, HAVIA PRATELEIRAS CHEIAS DE LATAS DE BISCOITOS E DE LEITE CONDENSADO,
POTES DE MEL E VIDROS DE CHÁS SECOS DE VÁRIOS TIPOS DIFERENTES. TINHA TAMBÉM
UMA MESA DE MADEIRA. EM CIMA DA MESA, SEMPRE FICAVAM TRÊS PRATOS. UM PRATO
GRANDE E FUNDO, QUE ERA DO PAPAI URSO. UM PRATO NEM GRANDE NEM PEQUENO, QUE ERA
DA MAMÃE URSA. E UM PRATO BEM PEQUENININHO QUE ERA DO NENÉM URSINHO.
LÁ
EM CIMA, DEPOIS DE UMA ESCADA TODA DE MADEIRA, COM CORRIMÃ E TUDO, FICAVA O
QUARTO. TODO ARRUMADINHO, BEM QUENTE E GOSTOSO, QUE URSO GOSTA DE PASSAR O
INVERNO TODO DORMINDO.
NESSE
QUARTO, TINHA TRÊS TRAVESSEIROS DE MACELA. UM TRAVESSEIRO GRANDE E DURO, QUE
ERA DO PAPAI URSO. UM TRAVESSEIRO NEM GRANDE NEM PEQUENHO QUE ERA DA MAMÃE
URSA. E UM TRAVESSEIRO PEQUENO E FOFINHO QUE ERA DO NENÉM URSINHO.
UM
DIA, A MAMÃE URSA FEZ UM BOLO DE CIDREIRA PARA ELES COMEREM DE MANHÃ, COMO
SEMPRE FAZIA. GOSTOSO, CHEIROSO, COM CHOCOLATE EM CIMA.
MAS
ESTAVA TÃO QUENTE, TÃO QUENTE, QUE ELES IAM PELAR A LÍNGUA SE COMESSEM LOGO.
ENTÃO
RESOLVERÃO IR DAR UM PASSEIO PELA FLORESTA, ENQUANTO O BOLO ESFRIAVA.
ACONTECE
QUE, JUSTAMENTE NAQUELE DIA, CACHINHOS VERDES TAMBÉM RESOLVEU DAR UM PASSEIO
PELA FLORESTA, DEPOIS QUE A MÃE SCOVOU OS CABELOS DELA. E ESTAVA UM DIA TÃO
LINDO, TÃO CHEIO DE FLORES, PASSARINHOS E BOROLETAS APROVEITANDO O SOL,
TÃO
CHEIO DE COELHOS E ESQUILOS BRINCANDO E PULANDO POR TODA A PARTE, QUE ELA SE DISTRAIU
COM ELES, E FOI INDO CADA VEZ MAIS LONGE, MAIS PARA DENTRO DA FLORESTA. ATÉ QUE
ENCONTROU UMA CASINHA LINDA, QUE ELA NUNCA TINHA VISTO ANTES.
A
PORTA ESTAVA ENCOSTADA E CACHINHOS VERDES BATEU:
__
PAM-PAM-PAM!
NINGUÉM
MANDOU ENTRAR, MAS ELA ENTROU ASSIM MESMO.
LÁ
DENTRO, NÃO ENCONTROU NINGUÉM. MAS ESTAVA CANSADA DE TANTA CORRERIA E
BRINCADEIRA.
RESOLVEU
SENTAR NA ADEIRA GRANDE E FORTE, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU DURA DEMAIS.
AÍ SENTOU NA CADEIRA NEM GRANDE NEM PEQUENA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU MOLE
DEMAIS. DEPOIS SENTOU NA CADEIRA BEM PEQUENININHA DO NENÉM URSINHO. ERA
JUSTAMENTE COMO ELA QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE FICOU PULANDO.
ATÉ
QUE A CADEIRA QUEBROU E SÓ FICARAM OS PEDAÇOS.
QUANDO
LEVANTOU DO CHÃO, CACHINHOS VERDES SENTIU UM CHEIRINHO DE ALGUMA COMIDA
DELICIOSA. ELA JÁ TINHA TOADO CAFÉ, MAS DEPOIS DE PASSEAR NA FLORESTA ESTAVA
COM FOME OUTRA VEZ E JÁ QUERIA COMER DE NOVO. FOI ATÉ A MESA E DESCOBRIU O BOLO
DE CIDREIRA.
PROVOU
O BOLO DO PRATO GRANDE E FUNDO, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU QUENTE DEMAIS.
PROVOU O BOLO DO PRATO NEM GRANDE NEM PEQUENO, QUE ERA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU
FRIO DEMAIS. DEPOIS PROVOU O BOLO DO PRATO BEM PEQUENININHO, QUE ERA DO NENÉM
URSINHO. ERA JUSTAMENTE COMO ELA QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE FOI COMENDO.
ATÉ
QUE ACABOU TUDO E SÓ FICOU O PRATO VAZIO.
DEPOIS
DE TODA ESSA COMILANÇA, CACHINHOS VERDES FICOU COM SONO. REPAROU NA ESCADA E
RESOLVEU SUBIR. QUANDO VU AS CAMAS COM TRAVESSEIROS, ACHOU BM DORMIR.
DEITOU
NA CAMA COM O TRAVESSEIRO GRANDE E DURO, QUE ERA DO PAPAI URSO, MAS ACHOU O
TRAVESSEIRO DURO DEMAIS. DEITOU NA CAMA COM O TRAVESSEIRO NEM GRANDE NEM PEQUEN
QUE ERA DA MAMÃE URSA, MAS ACHOU MOLE DEMAIS. DEPOIS DEITOU NA CAMA COM O
TRAVESSEIRO BEM PEQUENININHO, QUE ERA DO NENÉM URSINHO. ERA JUSTAMENE COMO ELA
QUERIA. GOSTOU TANTO, QUE CAIU NO SONO.
E
FICOU LA DORMINDO.
ACONTECEU
QUE OS TRÊS URSOS ESTAVAM VOLTANDO DO PASSEIO.
QUANDO
CHEGARAM EM CASA, O PAPAI URSO LOGO FALOU, COM SUA VOZ BEM GROSSA E FORTE:
__
ALGUÉM SENTOU NA MINHA CADEIRA!
E
A MAMÃE URSA TAMBÉM DISSE, COM UMA VOZ NEM GROSSA NEM FINA:
__ALGUÉM
SENTOU NA MINHA CADEIRA!
MAS
O NENÉM URSINHO COMEÇOU A CHORAR, COM UMA VOZ BEM FININHA:
__ALGUÉM
SENTOU NA MINHA CADEIRA E QUEBROU ELA TODINHA!
PAPAI
URSO E MAMÃE URSA CONSOLARAM O FILHOTE, COM COLO E CARINHO. AÍ SE LEMBRARAM DO
BOLO DE CIDREIRA, QUE ELE ADORAVA. NA CERTA IA SE DISTRAIR, COMENDO.MAS QUANDO
CHEGARAM JUNTO À MESA...
__ALGUÉM
PROVOU O MEU BOLO DE CIDREIRA!
DISSE
O PAPAI URSO COM SUA VOZ GROSSA E FORTE.
__
ALGUÉM PROVOU MEU BOLO! – DISSE A MAMÃE URSA, COM SUA VOZ NEM GROSSA NEM FINA.
ALGUÉM
PROVOU O MEU BOLO E COMEU ELE TODINHO!
_CHOROU
O NENÉM URSINHO COM SUA VOZ BEM FININHA.
FORAM
VER SE HAVIA ALGUÉM LA EM CIMA. E LEVARAM UM SUSTO!
__
ALGUÉM DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA!
-GRITOU
O PAPAI URSO COM SUA VOZ GROSSA E FORTE.
__
ALGUÉM DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA! – GRITOU A MAMÃE URSA COM SUA VOZ
NEM GROSSA NEM FINA.
___ALGUÉM
DEITOU NO MEU TRAVESSEIRO DE MACELA E AINDA ETA DORMINDO NELE! – BERROU O NENÉ
URSINHO COM SUA VOZ BEM FININHA.
E
DESATOU A CHORAR BEM ALTO.
PAPAI
URSO E MAMÃE URSA VIERAM DEPRESSA OLHAR E VIRAM CACHINHOS VERDES, TÃO
BONITINHA, DORMINDO BEM QUIETA.
ACHARAM
QUE IA SER BOM BRINCAR COM ELA. MAS O NENÉM URSINHO NEM QUERIA SABER DE NADA.
SÓ QUERIA DE VOLTA A SUA CADEIRA, SEU BOLO DE CIDREIRA, A SUA CAMA ARRUMADA COM
O SEU TRAVESSEIRO. E BERRAVA, BERRAVA...
CHOROU
E BERROU TÃO ALTO QUE ACORDOU A MENINA.
CACHINHOS
VERDES ARIU OS OLHOS E LEVOU UM SUSTO ENORME COM AQUELES TRÊS URSOS OLHANDO
PARA ELA. DEU UM PULO DA CAMA, PASSOU PELO MEO DAS PERNAS GRANDES E FORTES DO
PAPAI URSO, RODEOU A SAIA DA MAMÃE URSA E ESBARROU NO OMBRO PEQUENININHO DO
NENÉM URSINHO, QUE CAIU NO CHÃO.
E,
ENQUANTO OS PAIS DELE SE DISTRAIAM CONSOLANDO O FILHOTE, ELA ESCORREGOU PELO
CORRIMÃO DA ESCADA, SAIU PELA PORTA ABERTA E LA SE FOI CRRENDO PELA FLORESTA.
OS
URSOS AINDA CORRERAM PARA A JANELA E CHAMARAM:
___VOLTA,
MENINA, VOLTA! VEM BRINCAR COM A GENTE!
MAS
O SUSTO DELA TINHA SIDO TÃO GRANDE QUE DESDE ESSE DIA EM DIANTE ELA SÓ QUIS
SABER DE FICAR NO QUINTAL, NA PRAÇA E BRINCAR COM GENTE.
E
NÃO VOLTOU A CASA DOS URSOS NUNCA MAIS.
·
Inglês;
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Continuação
da atiidade;
Aula 12
Pauta:
·
Recepção dos alunos: Cumprimentar
todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que
considere importante;
·
Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é
hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material
dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·
Leitura para deleite;
·
Roda de conversa: Comentar
sobre as atividades que serão realizadas no dia e abrir espaço para que os
alunos argumentem sobre o conteúdo.
·
Inicio:Começar a conversa na roda cantando a cantiga
A cobra não
tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a
cobra sobe no pezinho de limão?
Como é que a
cobra sobe no pezinho de limão?
A cobra vai
subindo, vai, vai, vai
Vai se
enrolando, vai, vai, vai
A cobra não
tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a
cobra desce do pezinho de limão?
Como é que a
cobra desce do pezinho de limão?
A cobra vai
descendo, vai, vai, vai
Vai
desenrolando, vai, vai, vai
Depois de
cantar a cantiga propor para as crianças que junto com a professora componham
uma parodia baseada na cantiga acima descrita.
A professora
será a escriba.
Testar todas
as opções propostas pelos alunos cantando com eles.
·
Lanche;
·
Escovação
dentaria;
·
Educação
física;
·
Continuação:
No caderno
os alunos devem registrar a cantiga, com a ajuda da professora, em seguida
ilustra-la apresentando a seus colegas. Cantar com a turma mais uma vez a
parodia composta por eles.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO REDES DE APRENDIZAGENS - PROINFO
No último encontro presencial de formação, nos foi apresentado o site www.educopedia.com.br, nele podemos encontrar muitas sugestões de atividades de vários conteúdos e níveis. Utilizei-me de uma sugestão deste site. As atividades realizadas encontram-se na aba 3º ano em Ciências. Abaixo algumas atividades realizadas com os alunos:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 28 DE JUNHO DE 2014 – SEGUNDA-FEIRA
TEMA:
· Água;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar a estrutura de um texto poético (música).
· Diferenciar o texto poético de outros portadores de texto.
· Criar acrósticos a partir do conteúdo trabalhado.
· Enriquecer seu vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita.
· Ler com entonação e fluência.
· Utilizar raciocínio lógico matemático para fazer cálculos e estimativas.
· Reconhecer a importância da água para a vida no planeta e a necessidade da sua purificação para o consumo humano.
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1- Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo está como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2- Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Roda da conversa;
® Musica;
® Atividades;
® Lanche;
® Lista
® Desenho e
® Tema;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® RODA DA CONVERSA;
1- Conversar com os alunos sobre como foi as férias;
2- Do que brincaram;
3- Se foram passear;
® Música;
· Ouvir a música de Guilherme Arantes;
Planeta água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra |
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água |
Questionamentos orais sobre a música
1. Do que está falando a música?
2. - Onde encontramos água em nossa região?
3. - O que são igarapés? Existem igarapés onde moramos?
4. - Já tivemos inundações em nossa região? O que elas causam?
5. - O que quer dizer evaporação?
6. - Porque a água é tão importante para nossa vida?
7. -Se consumirmos água suja, contaminada o que poda acontecer?
8. - O que podemos fazer para preservar a água em nosso planeta?
® Atividades;
1. Circule as rimas na música;
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
· Ir ao banheiro;
2. Complete o quadro abaixo:
PALAVRAS
|
QUANTAS LETRAS POSSUI
|
DIVIDA EM SÍLABAS
|
NUMERO DE SÍLABAS
|
SERTÃO
| |||
FERTILIDADE
| |||
EVAPORA
| |||
SÃO
| |||
ALGODÃO
| |||
TERRA
|
3. Faça um acróstico da palavra água e vida;
® Brincar com as peças de encaixe;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 29 DE JULHO DE 2014 – TERÇA-FEIRA
TEMA:
· Água;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Ouvir a história pelo ajudante do dia;
· Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações;
· Desenhar sobre o que podemos fazer pra salvar o nosso planeta;
· Produzir um texto, observando o desenho;
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1- Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo está como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2- Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Situações problemas;
® Lanche;
® Educação física;
® Desenho e;
® Tema;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® Situações problemas;
1ºano
Atividades da apostila do material dourado;
3º e 4º ano
1. Para a festa da Páscoa da nossa escola, a secretária comprou uma caixa com 1.000 copos descartáveis, mas apenas 808 foram usados. Quantos copos restaram na caixa?
2.Num campeonato de videogame, Priscilla fez 1.554 pontos e Denise, 1.340 pontos. Quantos pontos Priscilla fez a mais que Denise? Quantos pontos fizeram as duas juntas?
3. O percurso total da maratona é de aproximadamente 42.500 metros. O atleta representante do Brasil, em uma maratona, já correu 32.110 metros. Quantos metros ainda faltam para ele completar a corrida?
4. Faltam 5 semanas e 5 dias para Antônio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversário de Antônio?
5. Julia comprou 6 ingressos para o teatro por R$ 65 reais cada? Quanto Julia gastou?
6. Joana comprou 450 copos, e ela quer dividi-los igualmente para guardar em seu armário que tem 3 prateleiras. Então, quantos copos Joana vai colocar em cada prateleira?
7. Lucas ganhou de sua mãe R$ 15,00 e depois comprou um refrigerante de R$ 2,30 e um salgadinho de R$ 5,55. Com quanto dinheiro Lucas ficou de troco?
8. Aline comprou uma blusa que custa R$280,50. Ela pagou com três notas de R$ 100,00.Quanto ela recebeu de troco?
9. Andréia tem 4centenas e meia de figurinhas. Ana tem 8dúzias de figurinhas. Quantas figurinhas as duas tem juntas?
10. O compositor brasileiro Carlos Gomes autor da ópera O Guarani, nasceu em Campinas em 1836. Ele viveu 60 anos. Se estivesse vivo quantos anos faria?
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
· Ir ao banheiro;
® Educação física;
· Aula administrada pela Edinéia
® Desenho:
· Desenhe o que pode ser feito pra ajudar o nosso planeta
® Tema
· Observe o desenho e produza um texto.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 30 DE JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
· Água
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Contação da história pelo ajudante e pela professora;
· Construção do filtro alternativo;
· Assistir o vídeo;
· Produzir o texto a partir do vídeo;
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1- Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo esta como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2- Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Roda da conversa;
® Construção do filtro;
® Aula de inglês;
® Lanche;
® Vídeo;
® Produção textual e
® Tema;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® Roda da conversa;
Todos sentados em círculo, ir realizando as seguintes perguntas,
1. Para que serve um filtro?
2. Qual é a sua finalidade?
· Iremos construir um filtro, veja os materiais necessários;
Converse com eles/as sobre a importância da purificação da água e de não poluirmos os rios. Por isso, é necessário cuidarmos para que a água que consumimos seja muito limpa. Veja se eles/as conhecem formas de purificar a água. Se não conhecerem apresente algumas alternativas: como por exemplo, a Filtração que é um processo pelo qual retiramos partículas suspensas (não dissolvidas) no meio aquoso. O exemplo mais simples de filtração é o nosso ato diário de coar um café. Dê o texto instrucional para que façam em casa, um filtro, assim poderão ver como ocorre o processo de filtração da água. Peça que façam um relatório sobre a “experiência”. O que fizeram e o que descobriram.
Para isso consulte o sítio: http://cienciahoje.uol.com.br/66581 Nele você terá todas as instruções para construção de um filtro. Depois dessa experiência, pode apostar eles/as nunca mais vão esquecer o processo de limpeza da água. Mas reafirme que esta água não é potável, ou seja, não é própria para o consumo humano.
Para isso consulte o sítio: http://cienciahoje.uol.com.br/66581 Nele você terá todas as instruções para construção de um filtro. Depois dessa experiência, pode apostar eles/as nunca mais vão esquecer o processo de limpeza da água. Mas reafirme que esta água não é potável, ou seja, não é própria para o consumo humano.
Você vai precisar de:
- 1 garrafa plástica de 2 litros transparente;
- um punhado de algodão (ou um filtro de café);
- 1 copo de areia limpa;
- 1 copo de pedras pequenas;
- 1 copo de carvão em pó (envolva as pedrinhas de carvão em um pano, e quebre-as usando um batedor de carne);
- 1 tesoura sem ponta;
- água suja (misture água limpa com terra preta, um pouquinho de tinta, folhas secas e papel picado).
- 1 garrafa plástica de 2 litros transparente;
- um punhado de algodão (ou um filtro de café);
- 1 copo de areia limpa;
- 1 copo de pedras pequenas;
- 1 copo de carvão em pó (envolva as pedrinhas de carvão em um pano, e quebre-as usando um batedor de carne);
- 1 tesoura sem ponta;
- água suja (misture água limpa com terra preta, um pouquinho de tinta, folhas secas e papel picado).
Mãos à obra!
Divida a garrafa plástica em dois pedaços, dando um corte um pouco acima da sua metade. Na parte de cima da garrafa, onde fica o bico, coloque uma camada de algodão (ou o filtro de café) e sobre ela uma camada do carvão em pó, depois uma de areia, e por fim as pedras. Depois arrume a parte de cima da garrafa dentro da outra metade, como se fosse um funil. Pronto! Agora é só derramar a água suja dentro do filtro.
E aí? Ela ficou mais clara, certo? Pode até ser usada na limpeza da casa, mas não deve ser bebida de jeito nenhum! Não se trata de água potável.
O que aconteceu?
Cada camada do filtro que você acabou de fazer é responsável por retirar um dos elementos que estão poluindo a água. As pedras e a areia servem de barreira física às partículas de terra misturadas na água e aos pequenos objetos, como as folhas secas e o papel picado. Já o carvão filtra os poluentes químicos, invisíveis a olho nu, como metais dissolvidos na água, pesticidas e outros. O algodão também serve para reter partículas maiores. Quanto maior forem as camadas do seu filtro, mais transparente a água sairá pela parte de baixo.
® Atividade;
· Registre em seu caderno, como foi a experiência realizada do filtro com material alternativo.
à Aula de inglês
· Administrado pela profe Andreia.
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
· Ir ao banheiro;
à Vídeo
· Assistir o vídeo sobre a contaminação, disponível no site: http://www.sitebiomedico.hpg.ig.com.br/agua.htm
· Ouvir comentários dos alunos sobre o vídeo
® Atividades
· Escreva em seu caderno sobre o vídeo assistido da contaminação da água;
® Tema
· Terminar o texto e levar as coisas para a construção de um terrário;
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:
Construção do filtro alternativo
Assistindo o vídeo
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 31 DE JULHO DE 2014 – QUINTA-FEIRA
TEMA:
· Água;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Identificar através das figuras os estados da água;
· Resolver contas envolvendo as 4 operações;
· Assistir o vídeo dos estados físicos da água;
· Recortar figuras que representam os estados da água;
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1- Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo está como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2- Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Correção do tema;
® Experiência;
® Atividade;
® Lanche;
® Educação física;
® Vídeo e
® Tema.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® Correção do tema;
· Fazer a correção do tema oralmente;
· Cada criança lê o texto produzido em casa;
® Experiência
· Pegar um copo de água normal
· 2 pedras de gelo;
· Água quente
Fazer o demonstrativo e ir colocando os nomes dos estados físicos da água;
Assistir um vídeo que demonstram os estrados da água e aonde eles se encontram;
Questionário sobre o vídeo:
1) Como é a água sólida? Qual é seu nome? Quais suas características?
2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a tirarmos do copo onde ela está?
3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode provar que ele existe?
4) Tente encher o balão vazio de sua mesa. Prenda o ar dentro do balão, segurando a ponta. É possível perceber que existe algo dentro do balão, mesmo que não consigamos ver. Solte o ar de frente para seu rosto. Novamente é possível perceber a passagem dessa substância por nós.
5) Como o gelo se forma? O que aconteceu com o gelo no decorrer da aula? Explique.
6) O que aconteceu com a água que foi colocada no fogo?
2) Como é a água líquida? É possível pegá-la? O que acontece se a tirarmos do copo onde ela está?
3) Como é o vapor de água? Você consegue vê-lo? Como você pode provar que ele existe?
4) Tente encher o balão vazio de sua mesa. Prenda o ar dentro do balão, segurando a ponta. É possível perceber que existe algo dentro do balão, mesmo que não consigamos ver. Solte o ar de frente para seu rosto. Novamente é possível perceber a passagem dessa substância por nós.
5) Como o gelo se forma? O que aconteceu com o gelo no decorrer da aula? Explique.
6) O que aconteceu com a água que foi colocada no fogo?
® Atividades
Recorte figuras que estão representadas os 3 estados físicos da água;
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
® Educação física;
· Administrada pela profe Edinéia
® Vídeo;
· Assistir o filme “A era do gelo”
® Tema:
Estudar a tabuada do 2
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 01 DE AGOSTO DE 2014 – SEXTA-FEIRA
TEMA:
· Ciclo da Água
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Contação da história pelo ajudante do dia;
- Entender os processos pelos quais a água passa até chegar a nossa casa;
- Explicar os impactos ambientais aliando-os às questões sócio-econômicas;
- Compreender os processos cíclicos da água na natureza a partir de um experimento
- Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1. Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo esta como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2. Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Roda da conversa;
® Ciclo da água;
® Atividades;
® Lanche;
® Aula de inglês;
® Problemas e
® Tema;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® Roda da conversa;
Todos sentados em círculo, ir realizando as seguintes perguntas,
1. como a água é encontrada no nosso dia a dia?
2. Quais são os estados da água?
3. E como ela cai na terra? De que forma?
4. Como acontece o ciclo da água?
5. Ele é importante para a vida humana?
· Assistir um vídeo disponível no site: .
® Atividades:
· Escreva em seu caderno como acontece o ciclo da água;
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
® Atividade
Observe o desenho, pinte e encontre as imagens em cada parte da história;
® Situações problemas;
· 1º ano
No vídeo assistido em sala de aula, tivemos as seguintes informações:
Ø 18 litros por dia para a lavanderia;
Ø 6,5 litros para cozinhar e beber;
Ø 58 litros pra higiene pessoal;
Ø 18 litros no banheiro para descarga;
Com as informações acima, responda as seguintes perguntas:
1. Mamãe utilizou 2 vezes a lavanderia, quantos litros ela utilizou?
|
3- Em minha casa são 4 pessoas e cada um utiliza 6,5 litros de agua pra beber. Quantos litros são utilizados?
|
2. Quanto eu vou tomar banho, utilizo 58 litros de água, se um dia eu fui tomar banho 3 vezes, quantos litros de água vou gastar?
|
4- Em minha casa foram ao banheiro 5 vezes. Quantos litros de água foram gastos?
|
· 3 º e 4º ano
No vídeo assistido em sala de aula, tivemos as seguintes informações:
Ø 18 litros por dia para a lavanderia;
Ø 6,5 litros para cozinhar e beber;
Ø 58 litros pra higiene pessoal;
Ø 18 litros no banheiro para descarga;
Com as informações acima, responda as seguintes perguntas:
1- Mamãe utilizou 2 vezes a lavanderia por dia, quantos litros de água ela utilizou em:
· Em 5 dias?
· Em 3 dias?
· Em 7 dias?
|
2- Em minha casa são 4 pessoas e cada um utiliza 6,5 litros de agua pra beber. Quantos litros são utilizados? Em uma semana, quanta água vamos utilizar?
|
3- Quanto eu vou tomar banho, utilizo 58 litros de água, se um dia eu fui tomar banho 3 vezes, quantos litros de água vou gastar? E se meu irmão for tomar banho 4 vezes em um dia. Quanta água iremos gastar os dois juntos?
|
4- Em minha casa foram ao banheiro 5 vezes. Quantos litros de água foram gastos? E em 13 vezes, quantos litros irá gastar?
|
Tema: realiza o desenho em seu caderno sobre o ciclo da água.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:
Atividades dos alunos sobre o ciclo da água
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 04 DE AGOSTO DE 2014 – SEGUNDA-FEIRA
TEMA:
· Terrário;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Observação de um ecossistema e dos elementos que o compõe.
Compreender como as plantas se alimentam.
* Reconhecer como acontece a respiração das plantas.
* Perceber a importância do respeito ao meio ambiente em que vivemos
Construir um terrário;
· Compreender aspectos da vida vegetal e animal;
· Perceber a interação entre as espécies animais e vegetais, o solo e a água;
· Compreender que seres vivos e não vivos se relacionam entre si;
· Observar o crescimento de plantas e a evolução da vida de pequenos bichinhos como minhoca, joaninha, caracol, tatuzinhos, entre outros;
· Compreender como animais e vegetais respiram e se alimentam;
· Perceber que a água, o ar e a luz são importantes para a vida vegetal e animal;
· Desenvolver procedimentos de pesquisa;
· Desenvolver a capacidade de: observar, questionar, argumentar, registrar e concluir;
· Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
· Avançar no processo de leitura e de escrita;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
METODOLOGIA:
® Atividades de rotina:
® Falar oralmente;
1- Preenchimento do calendário pelo ajudante do dia:
a. Que dia é hoje?
b. Como eu faço esse dia com o material dourado?
c. Que mês estamos?
d. Que estação do ano é?
e. E a lua?
f. O tempo está como hoje?
g. Quem é o ajudante do dia de hoje?
2- Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
Pauta:
® Roda da conversa;
® Terrário;
® Atividades;
® Lanche;
® Contas;
® Brinquedo e
® Tema;
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
® RODA DA CONVERSA;
Material necessário
. 1 cuba de vidro para aquário de 30 cm x 20 cm com profundidade de 50 cm ou maior; ou se for fazer vários terrários, garrafas pet de 2 litros (uma para cada dois alunos, ou se preferir, uma para cada aluno);
. carvão vegetal;
. terra vegetal;
. outros tipos de terra;
. cascalho;
. fibra de coco;
. pedras, folhas e galhos secos;
. mudas de plantas;
. sementes (feijão, milho);
. pequenos animais de jardim (caracóis, minhocas, besouros, lagartas, tatuzinhos).
Procedimentos:
1. Lave bem o aquário;
2. Despeje uma camada de pedras, de modo que cubra todo o fundo;
3. Coloque a areia, de modo a formar uma camada de cerca de 2,5 cm;
4. Faça uma camada com carvão mineral triturado;
5. Despeje terra formando uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura;
6. Introduza as plantas;
7. Colocar algumas pedrinhas e fragmentos de caule de plantas ou árvores espalhados;
8. Com as ferramentas de jardinagem, faça pequenos furos na terra e plante das mudas;
9. Regue o terrário com água, sem encharcá-lo;
10. Cubra-o com filme plástico;
11. O terrário deve ficar em um ambiente iluminado, mas sem a incidência do sol.
12. Observe o terrário diariamente com a classe.
® Atividades:
· Desenhe a construção do terrário;
TERRÁRIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS
SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS OBSERVADOs
SERES VIVOS
|
ELEMENTOS NÃO VIVOS OBSERVADOS
|
® Lanche
· Higiene;
· Escovação dentária;
· Ir ao banheiro;
® Contas:
Passar as contas no quadro
® Brincar com as peças de encaixe;
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades
PARECER DO PROFESSOR:
Construção do terrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário