MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
TEMA: Diversidade
ÁREA DE CONHECIMENTO E CONTEÚDOS:
v
Língua Portuguesa:
·
Leitura;
·
Escrita;
·
Oralidade;
·
Produção de
textos;
·
Interpretação;
·
Dramatização;
v
Geografia:
·
Continentes;
v
História:
·
História da
família;
·
Arvore
genealógica;
·
Dia da
consciência negra;
v
Ensino Religioso:
·
Respeito;
·
Valores;
OBJETIVOS:
·
Refletir
sobre o tema transversal, diversidade.
·
Ler
fluentemente textos curtos e médios.
·
Compreender
e realizar a escrita de acordo com a ortografia da língua portuguesa;
·
Desenvolver
a oralidade e a capacidade de dramatização.
·
Produzir
textos e frases com coerência;
·
Localizar o
continente africano, que é citado na história. Comparar distâncias de onde
moramos até a África.
·
Conhecer a história
da família;
·
Compreender
a árvore genealógica;
·
Conhecer e
compreender o significado do dia da consciência negra;
·
Compreender
os valores sociais e orais;
·
Desenvolver
um comportamento de respeito ao próximo;
METODOLOGIAS:
·
Realizar
atividades de leitura individual e em grupo, exercitando a entonação e
pontuação.
·
Realizar
produções escrita, reestruturando coletivamente;
·
Desenvolver
atividades onde os alunos possam ler, apresentar e dramatizar suas próprias
produções.
·
Visualizar
no mapa onde esta localizado o continente africano, também comparar algumas
culturas brasileiras descendentes da África.
·
Conhecer a
história de sua família entrevistando familiares mais velhos.
·
Desenhar a
arvore genealógica da família a fim de compreender suas origens;
·
Conhecer a
história do dia da consciência negra através de meios de pesquisa e refletir
sobre essa data e o comportamento da sociedade com relação aos valores sociais
e morais e também o respeito que devemos demonstrar om todos.
AULA 01:
·
Recepção
dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um
espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·
Preenchimento
de calendário: preencher o calendário
coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da
semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje?
Registrar a data no caderno.
·
Leitura
para deleite;
·
Roda
de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e
ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·
História:
contar aos alunos a história do livro “Menina bonita do laço de fita” usando
fantoches.
·
Realizar
a interpretação oral da história;
·
Inglês;
·
Recreio;
·
Escovação
dos dentes;
·
Discutir
sobre a história e construir um diálogo baseado na história.
·
Reestruturar
os textos junto com os alunos.
AULA 02:
Pauta:
·
Recepção
dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um
espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·
Preenchimento
de calendário: preencher o calendário
coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da
semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje?
Registrar a data no caderno.
·
Leitura
para deleite;
·
Roda
de conversa:Expor aos alunos os objetivos da aula do
dia e ouvir as contribuições de cada um.
·
Recontar
a história menina bonita do laço de fita sem o uso de imagens. Os
alunos devem imaginar os personagens. Em seguida pedir que os alunos descrevam
os personagens que imaginaram a fim de desenvolver a oralidade.
·
Desenvolver com os
alunos uma dinâmica envolvendo a leitura: fragmentar os parágrafos da história
em tamanhos grandes e distribuir aos alunos. O desafio é que os alunos coloquem
em ordem os parágrafos, para isso precisam trabalhar em grupo ler e lembrar-se
das partes da história, quando necessário a professora deve ajudar
questionando: Quando? Onde aconteceu? Quem era? Oque aconteceu? O que disse?
Como foi? O que fez?Como terminou?Com
essa atividade os alunos desenvolvem a leitura, concentração, comunicação entre
o grupo e analise linguística através da reconstrução da história.
·
Discutir
sobre diversidade, e questionar os alunos sobre o
que cada um aprendeu com a história e qual seria o objetivo do livro.
·
Lanche;
·
Escovação
dos dentes;
·
Educação
física;
·
Continuação:
Os alunos devem criar uma história envolvendo o tema
do livro, para desenvolver a atividade de escrita.
Ler
e analisar sua produção realizando a analise linguística, reestruturando o
texto, com a ajuda da professora;
Após
a reestruturação e cada texto os alunos devem apresentar sua produção aos
demais colegas explicando o porquê de sua escolha para a história.
AULA 03
Pauta:
·
Recepção
dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um
espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·
Preenchimento
de calendário: preencher o calendário
coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da
semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje?
Registrar a data no caderno.
·
Leitura
para deleite;
·
Roda
de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e
ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·
Análise
física: Pedir que os alunos observem um ao outro
e identifiquem suas principais características: cor da pele, cor e tipo de
cabelo, altura, cor dos olhos.
·
Questionar:
Por que temos essa cor de cabelo? Quem tem a cor da
pele ou do cabelo ou dos olhos mais parecida com a minha? Será que é igual? É
possível ser igual? Por que?
Com
quem me pareço da minha família? Por que somos todos diferentes um do outro?
Como seria a nossa vida se todos fossem iguais?
Discutir
sobre diversidade, colocando os principais pontos: respeito, amizade,
igualdade, valores... Ouvir a contribuição de cada aluno.
·
Perguntar de quem
herdaram as características físicas? Relembrar do trecho da história onde o
coelho entende que nós nos parecemos com os parentes. Fazer uma lista no
caderno identificando o nome dos familiares, avós paternos e maternos, pai, mãe
e irmãos.
·
Inglês;
·
Recreio;
·
Escovação
dos dentes;
·
Construir
a árvore genealógica: cada aluno deve
construir a sua árvore genealógica, desenhando a quantidade de galhos
necessários. A professora deve auxiliar cada um na organização do espaço e na
ordem os familiares.
Entrevistar
um adulto em casa que conte a história de sua família: descendência, cultura,
crenças e costumes.
AULA 04
Pauta:
·
Recepção
dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um
espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·
Preenchimento
de calendário: preencher o calendário
coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da
semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje?
Registrar a data no caderno.
·
Leitura
para deleite;
·
Roda
de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e
ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·
Apresentação da
entrevista: Os alunos devem contar como foi a entrevista e comentar sua opinião
sobre a mesma.
Comentar
com os alunos sobre o dia da consciência negra, contando um pouco sobre a
história desse dia.
Apresentar
a música “Zumbi” de Jorge Ben Jor, distribuir a letra para os alunos e
acompanhar o clip da música. Interpretar a letra da musica compreendendo melhor
a história dos negros trazidos da África.
Localizar
na música nomes próprios. Compreender que os nomes próprios presentes na musica
são o nome de Zumbi e nomes de países africanos. Dispor na sala o mapa mundi e
ajudar os alunos encontrar o continente africano e os países mencionados na
música.
·
Lanche;
·
Escovação dos dentes;
·
Educação física;
·
Relembrar brevemente o
período colonial do Brasil, mencionando as consequências sociais, dialogando
sobre o racismo e preconceito.
Discutir
com os alunos o tema ética e valores, pedindo em seguida que cada um represente
através de frases e um desenho a sua ideia contra o preconceito em homenagem ao
dia da consciência negra, celebrado no dia 20 de Novembro.
Pedir
que os alunos tragam algumas flores na próxima aula.
Zumbi
Jorge
Ben Jor
Angola, Congo, Benguela,
Monjolo, Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo.
Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Um princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados em carros de boi
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Angola, Congo, Benguela,
Monjolo, Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo.
Aqui onde estão os homens
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão tão branco
Sendo colhidos por mãos negras
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
AULA 05
Pauta:
·
Recepção
dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um
espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·
Preenchimento
de calendário: preencher o calendário coletivamente,
perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como
representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no
caderno.
·
Leitura
para deleite;
·
Roda
de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e
ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·
Inicio:
Os alunos devem apresentaras flores que trouxeram
identificando o nome e a cor de cada uma. Pedir que em uma roda todos
observassem as flores que cada colega trouxe. Quais são as flores iguais? Quais
são do mesmo tipo? Quais são da mesma cor? Quais são idênticas? Esperar que os
alunos classifiquem as flores e colem em um cartaz na sala. E perguntar: todas
são iguais? Esperar a resposta e justificar: mas são todas flores!
Esperar que eles defendessem sua opinião
e perguntar por que são diferentes se são todas flores. Iniciando assim uma
reflexão. Comparando as flores com as pessoas, concluindo: somos todos seres
humanos, todos iguais, mas cada um com sua altura, seu jeito, sua cor. Seria
legal se todas as flores e todas as pessoas fossem exatamente iguais? Como
seria o mundo se tudo fosse igual?
·
Inglês;
·
Lanche;
·
Escovação
dos dentes;
·
Construir um texto com
sua opinião sobre o tema igualdade, preconceito e diferença. Reestruturar o
texto com a ajuda da professora e apresentar aos colegas em uma roda de
conversa socializando ideias.
·
Dinâmica:
Realizar a dinâmica da teia. Formar um círculo e com
um rolo de barbante os alunos deve arremessar o barbante para o colega
segurando uma ponta, realizar esse passo algumas vezes. Formara uma teia em que
todos estarão amarados. Refletir com os alunos sobre a união, perguntando o que
aconteceria se um de nós soltasse o barbante (a teia desmancharia). Enfatizar o
valor da união e da igualdade, ouvir a contribuição de cada aluno.
Avaliação:
A avaliação é processual e contínua e acontecera durante o processo de aprendizagem de cada aluno.
O tema foi bem recebido por todos os alunos, considerando que todos gostaram da história escolhida. Com esta história foi possível explorar vários conhecimentos como analise linguística, história da família, abordando temas como consciência negra realizando debates e reflexões com os alunos. Ao final os alunos dramatizaram a história desenvolvendo a oralidade e a expressão.
Para finalizar a dinâmica da teia descontraiu os alunos e os fez refletir sobre a amizade e a união, compreendendo que precisamos respeitar o tempo e as diferenças dos outros.
Foi um trabalho muito produtivo, onde os objetivos principais puderam ser alcançados.
A avaliação é processual e contínua e acontecera durante o processo de aprendizagem de cada aluno.
O tema foi bem recebido por todos os alunos, considerando que todos gostaram da história escolhida. Com esta história foi possível explorar vários conhecimentos como analise linguística, história da família, abordando temas como consciência negra realizando debates e reflexões com os alunos. Ao final os alunos dramatizaram a história desenvolvendo a oralidade e a expressão.
Para finalizar a dinâmica da teia descontraiu os alunos e os fez refletir sobre a amizade e a união, compreendendo que precisamos respeitar o tempo e as diferenças dos outros.
Foi um trabalho muito produtivo, onde os objetivos principais puderam ser alcançados.
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