Ensino Fundamental

MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
TEMA: Diversidade
ÁREA DE CONHECIMENTO E CONTEÚDOS:
v  Língua Portuguesa:
·         Leitura;
·         Escrita;
·         Oralidade;
·         Produção de textos;
·         Interpretação;
·         Dramatização;

v  Geografia:
·         Continentes;
v  História:
·         História da família;
·         Arvore genealógica;
·         Dia da consciência negra;
v  Ensino Religioso:
·         Respeito;
·         Valores;
OBJETIVOS:
·         Refletir sobre o tema transversal, diversidade.
·         Ler fluentemente textos curtos e médios.
·         Compreender e realizar a escrita de acordo com a ortografia da língua portuguesa;
·         Desenvolver a oralidade e a capacidade de dramatização.
·         Produzir textos e frases com coerência;
·         Localizar o continente africano, que é citado na história. Comparar distâncias de onde moramos até a África.
·         Conhecer a história da família;
·         Compreender a árvore genealógica;
·         Conhecer e compreender o significado do dia da consciência negra;
·         Compreender os valores sociais e orais;
·         Desenvolver um comportamento de respeito ao próximo;
METODOLOGIAS:
·         Realizar atividades de leitura individual e em grupo, exercitando a entonação e pontuação.
·         Realizar produções escrita, reestruturando coletivamente;
·         Desenvolver atividades onde os alunos possam ler, apresentar e dramatizar suas próprias produções.
·         Visualizar no mapa onde esta localizado o continente africano, também comparar algumas culturas brasileiras descendentes da África.
·         Conhecer a história de sua família entrevistando familiares mais velhos.
·         Desenhar a arvore genealógica da família a fim de compreender suas origens;
·         Conhecer a história do dia da consciência negra através de meios de pesquisa e refletir sobre essa data e o comportamento da sociedade com relação aos valores sociais e morais e também o respeito que devemos demonstrar om todos.

AULA 01:

·         Recepção dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·         Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·         Leitura para deleite;
·         Roda de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·         História: contar aos alunos a história do livro “Menina bonita do laço de fita” usando fantoches.
·         Realizar a interpretação oral da história;
·         Inglês;
·         Recreio;
·         Escovação dos dentes;
·         Discutir sobre a história e construir um diálogo baseado na história.
·         Reestruturar os textos junto com os alunos.
·         Apresentar os trabalhos aos demais colegas.


AULA 02:

Pauta:
·         Recepção dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·         Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·         Leitura para deleite;
·         Roda de conversa:Expor aos alunos os objetivos da aula do dia e ouvir as contribuições de cada um.
·         Recontar a história menina bonita do laço de fita sem o uso de imagens. Os alunos devem imaginar os personagens. Em seguida pedir que os alunos descrevam os personagens que imaginaram a fim de desenvolver a oralidade.
·         Desenvolver com os alunos uma dinâmica envolvendo a leitura: fragmentar os parágrafos da história em tamanhos grandes e distribuir aos alunos. O desafio é que os alunos coloquem em ordem os parágrafos, para isso precisam trabalhar em grupo ler e lembrar-se das partes da história, quando necessário a professora deve ajudar questionando: Quando? Onde aconteceu? Quem era? Oque aconteceu? O que disse? Como foi? O que fez?Como terminou?Com essa atividade os alunos desenvolvem a leitura, concentração, comunicação entre o grupo e analise linguística através da reconstrução da história.
·         Discutir sobre diversidade, e questionar os alunos sobre o que cada um aprendeu com a história e qual seria o objetivo do livro.
·         Lanche;
·         Escovação dos dentes;
·         Educação física;
·         Continuação: Os alunos devem criar uma história envolvendo o tema do livro, para desenvolver a atividade de escrita.
Ler e analisar sua produção realizando a analise linguística, reestruturando o texto, com a ajuda da professora;
Após a reestruturação e cada texto os alunos devem apresentar sua produção aos demais colegas explicando o porquê de sua escolha para a história.


AULA 03

Pauta:
·         Recepção dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·         Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·         Leitura para deleite;
·         Roda de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·         Análise física: Pedir que os alunos observem um ao outro e identifiquem suas principais características: cor da pele, cor e tipo de cabelo, altura, cor dos olhos.
·         Questionar: Por que temos essa cor de cabelo? Quem tem a cor da pele ou do cabelo ou dos olhos mais parecida com a minha? Será que é igual? É possível ser igual? Por que?
Com quem me pareço da minha família? Por que somos todos diferentes um do outro? Como seria a nossa vida se todos fossem iguais?
Discutir sobre diversidade, colocando os principais pontos: respeito, amizade, igualdade, valores... Ouvir a contribuição de cada aluno.
·         Perguntar de quem herdaram as características físicas? Relembrar do trecho da história onde o coelho entende que nós nos parecemos com os parentes. Fazer uma lista no caderno identificando o nome dos familiares, avós paternos e maternos, pai, mãe e irmãos.
·         Inglês;
·         Recreio;
·         Escovação dos dentes;
·         Construir a árvore genealógica: cada aluno deve construir a sua árvore genealógica, desenhando a quantidade de galhos necessários. A professora deve auxiliar cada um na organização do espaço e na ordem os familiares.
Entrevistar um adulto em casa que conte a história de sua família: descendência, cultura, crenças e costumes.

AULA 04

Pauta:
·         Recepção dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·         Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·         Leitura para deleite;
·         Roda de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·         Apresentação da entrevista: Os alunos devem contar como foi a entrevista e comentar sua opinião sobre a mesma.
Comentar com os alunos sobre o dia da consciência negra, contando um pouco sobre a história desse dia.
Apresentar a música “Zumbi” de Jorge Ben Jor, distribuir a letra para os alunos e acompanhar o clip da música. Interpretar a letra da musica compreendendo melhor a história dos negros trazidos da África.
Localizar na música nomes próprios. Compreender que os nomes próprios presentes na musica são o nome de Zumbi e nomes de países africanos. Dispor na sala o mapa mundi e ajudar os alunos encontrar o continente africano e os países mencionados na música.
·         Lanche;
·         Escovação dos dentes;
·         Educação física;
·         Relembrar brevemente o período colonial do Brasil, mencionando as consequências sociais, dialogando sobre o racismo e preconceito.
Discutir com os alunos o tema ética e valores, pedindo em seguida que cada um represente através de frases e um desenho a sua ideia contra o preconceito em homenagem ao dia da consciência negra, celebrado no dia 20 de Novembro.
Pedir que os alunos tragam algumas flores na próxima aula.

Zumbi
Jorge Ben Jor

Angola, Congo, Benguela,
Monjolo, Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo.
Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Um princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados em carros de boi
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Angola, Congo, Benguela,
Monjolo, Cabinda, Mina,
Quiloa, Rebolo.
Aqui onde estão os homens
De um lado cana de açúcar
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão tão branco
Sendo colhidos por mãos negras
Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver
Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda
Eu quero ver
Eu quero ver

Eu quero ver
AULA 05

Pauta:
·         Recepção dos alunos: Cumprimentar todos os alunos e deixar um espaço para quem deseja compartilhar algum fato que considere importante;
·         Preenchimento de calendário: preencher o calendário coletivamente, perguntando: Que dia é hoje? Que mês, que ano? Qual o dia da semana? Como representamos no material dourado? Como esta o clima hoje? Registrar a data no caderno.
·         Leitura para deleite;
·         Roda de conversa: Relatar aos alunos a pauta do dia e ouvir a opinião e duvida de cada um realizando uma conversa sobre a aula.
·         Inicio: Os alunos devem apresentaras flores que trouxeram identificando o nome e a cor de cada uma. Pedir que em uma roda todos observassem as flores que cada colega trouxe. Quais são as flores iguais? Quais são do mesmo tipo? Quais são da mesma cor? Quais são idênticas? Esperar que os alunos classifiquem as flores e colem em um cartaz na sala. E perguntar: todas são iguais? Esperar a resposta e justificar: mas são todas flores!
Esperar que eles defendessem sua opinião e perguntar por que são diferentes se são todas flores. Iniciando assim uma reflexão. Comparando as flores com as pessoas, concluindo: somos todos seres humanos, todos iguais, mas cada um com sua altura, seu jeito, sua cor. Seria legal se todas as flores e todas as pessoas fossem exatamente iguais? Como seria o mundo se tudo fosse igual?
·         Inglês;
·         Lanche;
·         Escovação dos dentes;
·         Construir um texto com sua opinião sobre o tema igualdade, preconceito e diferença. Reestruturar o texto com a ajuda da professora e apresentar aos colegas em uma roda de conversa socializando ideias.
·         Dinâmica: Realizar a dinâmica da teia. Formar um círculo e com um rolo de barbante os alunos deve arremessar o barbante para o colega segurando uma ponta, realizar esse passo algumas vezes. Formara uma teia em que todos estarão amarados. Refletir com os alunos sobre a união, perguntando o que aconteceria se um de nós soltasse o barbante (a teia desmancharia). Enfatizar o valor da união e da igualdade, ouvir a contribuição de cada aluno.



Avaliação:
A avaliação é processual e contínua e acontecera durante o processo de aprendizagem de cada aluno.
O tema foi bem recebido por todos os alunos, considerando que todos gostaram da história escolhida. Com esta história foi possível explorar vários conhecimentos como analise linguística, história da família, abordando temas como consciência negra realizando debates e reflexões com os alunos. Ao final os alunos dramatizaram a história desenvolvendo a oralidade e a expressão.
Para finalizar a dinâmica da teia descontraiu os alunos e os fez refletir sobre a amizade e a união, compreendendo que precisamos respeitar o tempo e as diferenças dos outros.
Foi um trabalho muito produtivo, onde os objetivos principais puderam ser alcançados.





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