Projeto Cinquentenário

Em comemoração ao Cinquentenário de Presidente Castello Branco nossas crianças participam de atividades com foco na valorização da história e cultura local:

No ano de 2014, ano do Cinquentenário de nosso município, nossas escolas iniciaram um grande projeto pedagógico com  foco na valorização da história e da cultura dos castellenses.  Dando continuidade as atividades do projeto, no dia 13 de abril foi realizada a etapa de visita aos Poderes Legislativo e Executivo de nosso município.
Nesta visita, acompanhados da Gestora Cultural Sra. Vandira B. Cervelin foi possível:
- Conhecermos á exposição sobre a História do Município na Biblioteca Pública Municipal;
- Visitarmos o Centro Administrativo Municipal onde tivemos a oportunidade de entrevistar o Prefeito Municipal Cláudio Sartori, no momento o mesmo apresentou os projetos planejados para o município e na sequência visitamos os demais departamentos da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças acompanhados pelo Secretário Municipal Sr. Ademir D. Miotto.
- Percorrer o trajeto até a Rótula com as estátuas dos Dois Irmãos André e Pedro Sampietro, colonizadores de nosso município.
- Apreciarmos a estrutura da Câmara Municipal de Vereadores, na qual, fomos recepcionados pelo presidente da Câmara de Vereadores, que esclareceu sobre a importância do trabalho do vereador e suas principais atividades. Durante esta visita foi possível conhecermos os quadros da História das Legislaturas do município desde sua emancipação até o presente momento.
O dia de estudo foi muito produtivo, agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram durante esta visita fazendo deste dia um dia de troca de conhecimentos e compreensão da história de nosso município, confira algumas fotos:


















III Etapa do Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco
 Festa Junina
        Neste ano a Festa Junina das  Escolas Municipais foi realizada na Comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, sendo mais uma etapa do projeto pedagógico. 
      A abertura foi realizada pela Professora Diones e cada escola foi apresentada. Depois as professoras Leila e Clauci apresentaram uma peça de teatro muito legal. Na sequência, cada escola realizou uma apresentação cultural junina. As professoras também foram desafiadas a dançar/apresentar o pau de fita.
     Tivemos momentos de danças típicas, brincadeiras... O lanche era típico junino. 
Foi uma tarde de muita alegria e diversão.
Abaixo algumas fotos do evento:


II Etapa do Projeto Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco
Este projeto tem por objetivo: Compreender a história do município de Presidente Castello Branco nas dimensões culturais, econômicas, político, ambientais, sociais e administrativas de forma interdisciplinar e contextualizada. 
       A segunda etapa foi realizada no dia 27 de maio, onde os alunos e professores visitaram a Comunidade de Linha Cabeceira Dois Irmãos, que foi a primeira comunidade do município e onde iniciou-se a colonização. Conhecemos onde os colonizadores André e Pedro Sampietro tinham sua propriedade. 
     O Senhor Orgentino Tonielo e a Senhora Erna Hoesel, moradores da comunidade, contaram um pouco da história e da formação da comunidade. Nos mostraram locais onde foram construídas a primeira igreja e a primeira escola. Também contaram sobre como era o cotidiano das famílias da comunidade.
       Após foram realizadas atividades recreativa.

Confira as fotos dessa etapa:
 
 
 
 

Nenhum comentário: