Datas Comemorativas

formatura do pré escolar 2015

 a formatura do pré escolar no ano de 2015 se realizou no dia 11 de dezembro, tendo como formandos Juan borsati e sofia caroline galvan.
o evento aconteceu no pavilhão de festa Sadi josé pissaia pelo periodo vespertino, com a seguinte programação
-recepção dos pais e formandos;
-apresentação cultural feito pela escola de linha banhadão;
-entrega dos certificados aos alunos;
- coffe breeck
o evento foi um sucesso
confira algumas fotos
 
 


enceramento do ano letivo

para encerar o ano com diversão alunos e professoras participaram de um piquinique no centro comunitário de linha imigra, os alunos participaram de brincadeiras diversas, piquenique e um delicioso sorvete.
confira algumas fotos. 

confira as fotos do evento.





Iv CONSELHO DE CLASSE

o conselho de classe referente ao quarto bimestre de 2015 da escola municipal imigra, aconteceu no dia 15 de dezembro na escola.
no dia aconteceu a socialização das atividades desenvolvidas pelos alunos do pnaic, entrega de boletins e atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo e confraternização entre pais, professores a alunos.
confira as fotos do evento.

HOMENAGEM AO DIA DA CRIANÇA

O DIA DA CRIANÇA FOI COMEMORADO COM MUITAS BRINCADEIRAS E DIVERSÃO POR TODAS AS CRIANÇAS DA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. NESTE DIA O SESC EM PARCERIA COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PROPORCIONARAM AS CRIANÇAS DIVERSAS BRINCADEIRAS, JOGOS E ATIVIDADES INCLUINDO PINTURA DE ROSTO E LANCHE DIVERSIFICADO.

iii CONSELHO DE CLASSE E HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR 

PARA A REALIZAÇÃO DO TERCEIRO CONSELHO DE CLASSE DO ANO DE 2015, PAIS PROFESSORES E ALUNOS SE REUNIRAM NA COMUNIDADE DE LINHA SALTO DE PRAIA, NESTE DIA ACONTECEU  A SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS AMBIENTAIS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ENTREGA DE BOLETINS AOS PAIS, HOMENAGEM PELOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO DE 1º GRAU A TODOS OS PROFESSORES DA REDE E PARA FINALIZAR A INTEGRAÇÃO COM RISOTO NO TACHO DISPONIBILIZADO PELAS APPS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

PROJETO FARMÁCIA VIVA CONHECENDO E UTILIZANDO ERVAS MEDICINAIS EM NOSSO DIA A DIA.
No mês de Agosto a Escola Municipal Imigra recebeu duas visitas. A primeira aconteceu no dia sete, com secretários do município de Alto Bela Vista, a segunda aconteceu no dia vinte e um com alunos do Ensino Fundamental e professores da escola do município de Zortea. Nas duas visitas aconteceu à recepção pelos alunos, professores e orientadora escolar, na sequência a Orientadora escolar Lucimara Frigo Machado apresentou slides do projeto desenvolvidos no município de Presidente Castello Branco.
Os alunos e professoras da escola deram continuidade às apresentações, mostrando um pouco do estudo sobre o projeto na escola as etapas desenvolvidas e setores do poder público municipal envolvidos para que o projeto continue tendo andamento, por ultimo os visitantes puderam degustar pratos a base de ervas.
A escola agradece a vista.

Dia do estudante
Em homenagem a todos os estudantes da rede de Educação Básica do município de Presidente Castello Branco, o dia do estudante aconteceu no dia dezoito de Agosto no centro comunitário da comunidade de Linha Taquaral, reunindo todas as escolas do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Neste dia os alunos vestiram a camiseta recebida como presente ao dia do estudante, sendo uma camiseta personalizada com o nome da criança e a foto da turma do aluno, aconteceu o desfile por escola da camiseta, no dia os alunos participaram de gincanas com atividades esportivas, brincadeiras e um delicioso lanche.



Conselho de classe
A Escola Municipal Imigra realizou o segundo conselho de classe juntamente com a assembleia geral da APP no dia quatro de Agosto de 2015. Durante a tarde, pais, professores e coordenadora discutiram assuntos pertinentes a aprendizagem dos alunos, boletins e assuntos gerais, os alunos receberam neste dia o presente da APP pelo dia do estudante uma camiseta.
A escola agradece a participação de todos os pais no conselho de classe.




Concentração Cívica.
Em comemoração ao dia sete de setembro, aconteceu a concentração cívica no dia cinco de Setembro na Escola de Educação Básica Dois Irmãos com todos os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Presidente Castello Branco, pais e comunidade em geral.
Aconteceram apresentações e homenagens a nossa pátria. 


 Festa Junina
A festa Junina no ano de 2015 da rede municipal de Ensino aconteceu no centro comunitário Olivo Mores em nossa comunidade, Linha Imigra. A festa foi realizada no sábado dia 20 de Junho, durante a tarde tivemos várias apresentações culturais das demais as escolas da rede municipal de ensino e contamos ainda com a quadrilha de pais e professores.
A festança foi boa dimais, muita comilança e diversão! Veja só uai.
 
 
 
Entrega de Uniforme 
No dia 11 de junho de 2015 aconteceu nas dependências da escola Municipal Imigra, a entrega de uniformes para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental pelo poder público municipal. Neste dia tivemos a presença de todos os pais, professores, funcionários, direção da escola e o Prefeito Municipal Cláudio Sartori. Os alunos receberam um kit com calça e casaco de agasalho, bermuda para meninos e legging para as meninas, camisetas de manga curta e manda longa, meia e um par de tênis.
Agradecemos ao poder público municipal pelo incentivo ao processo educativo de nosso município. 
 







 




Projeto Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais em Nosso Dia a Dia.
No dia 09 de Junho de 2015 a nossa escola recebeu a visita da escola Petrópolis do município de Concórdia. Os alunos e professoras apresentaram as etapas do projeto que foram desenvolvidas no decorrer dos cinco anos em que o projeto esta implantado na escola. Primeiramente a professora do ensino fundamental Alienara fez um breve apanhado sobre a história do projeto, na seqüência foi apresentado a colcha de chás, o mascote da escola Xícacha, as ervas secas e armazenadas pelo projeto, a secadora de chás, a preparação correta do mesmo para consumo humano, o travesseiro de macela, o sal temperado, as pastas contendo fotos e atividades do projeto e ainda foi possível degustar junto aos visitantes o bolo de cidreira capim, a bolacha de menta e o chá de maçã.
 Abaixo compartilhamos nossas receitas:
Receita do Bolo de capim cidreira
Bata no liquidificador:
15 folhas de cidreira rasteira;
1 xícara de leite;
Coe e depois volte para o liquidificador acrescente:
½ xícara de óleo;
3 ovos;
2 xícaras de açúcar;
2 xícaras de farinha de trigo
Bata tudo acrescente por ultimo uma colher de fermento em pó, depois leve para assar em forma untada por 45 minutos.
Receita da bolacha de menta
7 ovos;
4 xícaras de açúcar;
2 xícaras de açúcar;
2 xícaras de leite;
1 xícara de banha;
3 colheres de salomônico;
Farinha até dar o ponto de espichar;
Obs: o leite deve ser fervido com a menta, depois coado para misturar com os outros ingredientes;

Agradecemos a visita da escola!
 
 
 

Semana do Meio Ambiente 
No dia 03 de junho os alunos e professores de nossa escola participaram da programação da Semana do Meio Ambiente, o foco das atividades foram de conscientização e de cuidado  com o Meio Ambiente. Num primeiro momento ocorreu uma palestra com a Bióloga Priscila, a mesma utilizou vídeos explicativos, na seqüência visitas pontos estratégicos de conscientização nos setores públicos, com temas sobre o cuidado com o lixo, o uso de agrotóxicos, o desperdício de água e o desmatamento. Na terceira etapa tivemos a oportunidade de assistir uma peça teatral com Astolfo e Edivirges que contaram para nós sobre a viagem à Brasília onde o município recebeu o prêmio em Gestão de Resíduos Sólidos da Rede A3P, do Ministério do Meio Ambiente. Na visita ao Aterro Sanitário, conhecemos a composteira que nela é destina o material orgânico e a horta permacultural. A tarde foi muito importante para os alunos, pois participar dessas oficinas favorece a  compreensão e a conscientização dos cuidados  com o meio ambiente que devemos ter.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS:
 
 

Mobilização Defesa civil

No dia 18 de Maio de 2015 aconteceu em nossa escola a Ação de Sensibilização e Orientação sobre a Defesa Civil, em comemoração a Semana Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina. A orientadora escolar esteve na escola mobilizando os alunos para ações de proteção e prevenção com foco na defesa do meio ambiente, na separação correta do lixo, de destinação de resíduos sólidos e sobre a importância do saneamento básico. Além disso foi refletido com os alunoS sobre os riscos ambientais e ECOLÓGICOS quando da realização de desmatamento e queimadas em nossas florestas. O momento também foi de valorização do trabalho ambiental realizado pelas nossas famílias e em nossas escolas.

Vamos acompanhar através das fotos o trabalho realizado:

 
 
 
Eco Ônibus – FATMA

No dia 12 de maio de 2015 os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Imigra tiveram a oportunidade de conhecer o Eco ônibus do Instituto FATMA que estava em nosso município realizando uma vídeo aula, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora do estado de Santa Catarina e debater sobre os cuidados com o meio ambiente. Os alunos foram presenteados com um livro para colorir com uma história sobre defesa da natureza.

Acompanhe algumas fotos:















Conselho de Classe com Pais e Alunos.

Neste I Bimestre de 2015 o primeiro Conselho de Classe aconteceu no Centro Paroquial “Sadi José Pissaia” reunindo todos os pais e alunos da Rede Municipal de Ensino e da Escola de Educação Básica Dois Irmãos. Nesse dia aconteceu a Consultoria Pública do Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015-2025, a explanação sobre os trabalhos pedagógicos realizados pelas escolas do município sobre o trabalho infantil, em seguida aconteceu o conselho de classe com entrega de boletins aos pais.

Confira algumas fotos do evento:
 
 

Alunos da Escola Municipal Imigra realizam homenagem às Mães Castellenses.

No dia 09 (nove) de Maio de 2015 a escola Municipal Imigra teve a oportunidade de participar da Homenagem as Mães promovida pela Administração Municipal.
Neste dia nossos alunos homenagearam as mães da escola e as demais mães castellenses, através da apresentação cultural: “Mãe presente de Deus”.
Agradecemos a Administração Municipal pela oportunidade de parabenizarmos as mães pela passagem do seu dia.



Abaixo algumas fotos de nossos alunos durante a apresentação:







Programa Saúde na Escola 2015

Em continuidade ao desenvolvimento do Programa Saúde na Escola no ano de 2015, foi desenvolvido nos meses Fevereiro e Março aos nossos alunos, orientações sobre Pesagem das mochilas, Saúde Bucal e consulta Oftalmológica. A Fisioterapeuta realizou a pesagem das mochilas com orientação sobre o peso das mesmas, já a dentista realizou a troca de escovas de dente, entrega de creme dental, monitoramento das cáries dentárias e encaminhamento para o posto de saúde aos alunos que necessitam.
No dia 28 de Março aconteceu um evento coletivo do Programa Saúde na Escola, na sede do município, que contou com várias oficinas relacionadas a conscientização  sobre os cuidados com a água e o meio ambiente incluindo uma peça teatral. Neste dia nossos alunos realizaram uma avaliação oftalmológica garantindo assim uma boa acuidade visual.
Confira as fotos dos eventos.





FEIRA DO PEIXE VIVO VALORIZA NESTE ANO OS PISCICULTORES DO MUNICÍPIO
      NO ANO DE 2015 A FEIRA DO PEIXE VIVO DESENVOLVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO TEVE COMO FOCO A VALORIZAÇÃO DOS PISCICULTORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AQUICULTURA, ALÉM DO COMÉRCIO DOS PEIXES NA SEDE DO MUNICÍPIO, FOI PROPORCIONADO AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO UMA VISITA A PROPRIEDADE DO SR. ARMINDO FORCHESATO, PRODUTOR/PISCICULTOR PARTICIPANTE DO PROGRAMA.
        DURANTE A VISITA NOS VIVEIROS O TÉCNICO AGRÍCOLA RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA NO MUNICÍPIO SR. ARNILDO RECH, EXPLICOU SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES, SEU DESENVOLVIMENTO, HABITAT, USO DO AERADOR, COMERCIALIZAÇÃO, ETC... O PRODUTOR MOSTROU A RAÇÃO UTILIZADA NA ALIMENTAÇÃO, TAMBÉM PESCOU ALGUNS PEIXES GRANDES E PEQUENOS PARA AS CRIANÇAS TOCAREM, QUE APÓS FORAM DEVOLVIDOS AOS VIVEIROS.
     NA PROPRIEDADE TAMBÉM FOI POSSÍVEL CONHECER A CRIAÇÃO DE OVELHAS E A REALIZAÇÃO DO PLANTIO/CULTIVO DE DIVERSOS ALIMENTOS COMO: FEIJÃO, MANDIOCA, BATATA, VERDURAS, FRUTAS... VALORIZANDO O PROJETO DESENVOLVIDO EM NOSSA ESCOLA. ACOMPANHE ALGUNS MOMENTOS DESTA VISITA: 

dia da animação
Neste ano o dia da animação aconteceu no dia 19 de outubro. Os alunos da escola foram até a biblioteca do município e assistiram filmes nacionais e de curta metragem. os alunos adoraram os filmes. Após o filme os alunos tiveram oficinas de leitura e lanche. Segue abaixo algumas fotos deste evento:
 
 


Passeio de estudo em jaborá

O passeio de estudo no município de Jaborá, foi proporcionado pelo Consorcio Lambari com alunos do 4º ano da rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco. Neste passeio os alunos conheceram propriedades que produzem produtos para a agricultura familiar do município de Jaborá. As propriedades visitadas foram a granja de ovos, o pareral de uvas com a produção do suco, compotas da Eda, frigorífico Prando, ainda foram visitados a igreja matriz e a escola por se tratarem de doii prédio históricos do município. O passeio foi muito agradável e de muito estudo e conhecimento. 
Confira algumas fotos:

Frigorífico Prando
 
 
Granja de ovos
 
 
Igreja Matriz
 
Parque
 
 Compotas da Eda
 Pareral de uvas
 
 


Dia das crianças
          No dia 08 de outubro aconteceu no Ginásio Castelão o encontro com todos os alunos da rede Municipal de Ensino, neste dia com ajuda do SESC acontece várias brincadeiras como: cama elástica, pintura de rosto, futebol de mesa, peças de encaixe, filme e tiveram um delicioso lanche. Os alunos puderam aproveitar ao máximo com muita brincadeira e diversão a comemoração de seu dia. Confira as fotos desde evento:
 
 
 
 
 

desfile CÍVICO


No ano de 2014 o Desfile Cívico em comemoração ao 7 de Setembro aconteceu na sede do município de Presidente Castello Branco, reunindo todas as comunidades demonstrando através do Desfile Cívico os trabalhos, programas e projetos desenvolvidos nas Escolas, Poder Público e Entidades bem como os valores existentes em cada comunidade.
No dia 07 de setembro é um momento onde devemos refletir sobre a independência do Brasil e demonstrar o trabalho que realizamos durante todo o ano. Neste ano procuramos demonstrar os 50 anos deste município através do desfile a comunidade de Linha Imigra, com o tema “ACOLHENDO BEM SEUS IMIGRANTES E VISITANTES” e representando sua história:
 Os primeiros moradores que vieram para a comunidade de Linha Imigra, vindos do Rio Grande do Sul, por volta do ano de 1916, foram as famílias Cadore, Galvan, Toniello, Pegoraro e Pesavento. Com a finalidade de homenagear os imigrantes colonizadores, a comunidade foi denominada de Linha Imigra.
A primeira igreja (capitel) existente na comunidade foi construída pelos moradores em 1917, somente em 1968 foi construída em alvenaria devotos de Nossa Senhora da Salete.
No ano de 1949, foi construída a primeira escola na comunidade, construída pelos pais dos alunos. Atualmente a escola representa o projeto em andamento “Farmácia Viva: Conhecendo e Utilizando Ervas Medicinais no Nosso Dia a Dia” que tem como objetivo principal realizar experiência de uma Farmácia Viva, partindo dos conhecimentos culturais para os científicos na utilização de ervas medicinais em nosso dia a dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida Castellense. Projeto este desenvolvido em parceria com a saúde no desenvolvimento do horto didático no posto de saúde, prevenindo e cuidando da saúde da população castelense.
O clube de mães com a participação das mulheres da comunidade pensando em encontros para desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida de todos.
A comunidade tem orgulho de ter um moinho com produção de farinhas e canjicas. Mantém a cultura italiana com cultivo da uva, produção do vinagre e vinho, ao plantio de árvores frutíferas para produção de frutas para doces, geleias e compotas, a música que mantém as raízes do passado deixando-as vivas no presente para lembrar no futuro.
Confira algumas fotos do evento:
 
 
 
  

ATIVIDADES Programa saúde na escola
      No dia 18 de Agosto, foram realizadas atividades educativas referentes ao Programa Saúde na Escola. As atividades realizadas foram: devolutiva sobre a pesagem das mochilas com orientação sobre a correta organização dos materiais, com a fisioterapeuta Gisele.Visita ao horto de ervas medicinais do Posto de Saúde, com orientação sobre algumas das ervas, com a Professora Leila, a Enfermeira Luciana e a Dentista Caroline. Atividades na Academia ao ar livre com a Professora Fernanda.













ATIVIDADES AO DIA DO ESTUDANTE  
  Neste ano foi realizada uma programação especial, em comemoração ao dia do estudante. Todos os alunos da Rede Municipal de Ensino reuniram-se no Centro Comunitário de São Luiz. A tarde teve vários momentos: apresentações culturais dos alunos (música, piada, poesia...); futsal; momento do filminho e jogos diversos.








ENTREGA DE UNIFORME
     A entrega de uniforme aconteceu no aconteceu no dia 22 de Abril no Centro Paroquial Sadi José Pissaia, neste dia aconteceu a socialização do Projeto: “Resgatando Histórias no Cinquentenário de Presidente Castello Branco” com declamação de Poesias, os alunos de Ensino Fundamental Leonardo Pesavento e Andressa Albara declamaram a poesia “Meu Município” de autoria dos alunos de Ensino Fundamental da escola e os alunos de Educação Infantil Ana Julia Cadore e Sofia Caroline Galvan declamaram a poesia “Embora Pequeno” de autoria dos alunos de Educação Infantil da escola.
     Os alunos ganharam deste dia, um kit de material escolar e um kit com uniforme escolar. A escola agradece a administração escolar pelo incentivo dado aos alunos.
Confira o vídeo das crianças declamando as poesias:






 IX FEIRA CASTELLENSE DO PEIXE VIVO

 Realizada nos dias 16 e 17 de abril, a IX Feira Castellense do Peixe Vivo, onde foi mais um sucesso. Desta vez os alunos puderam saborear as mini-pizzas feito com recheio de peixe, a nutricionista também explicou sobre a importância do peixe na alimentação.
Confira as fotos deste evento: 
 
 
 
 
Homenagem ao dia do professor
Neste ano tivemos o privilégio de acolher em nossa escola uma linda homenagem aos professores, feita pelos alunos e professores da escola CMEI Acalanto.
Os alunos homenagearam as professoras com uma mensagem, uma música e uma linda lembrança a cada professor.
Agradecemos aos alunos pela homenagem. Muito obrigado...



IV - DIA DA ANIMAÇÃO
O dia Internacional da Animação, maior evento

simultâneo de animação do mundo acontece dia 28 de Outubro




 Os alunos da Escola Municipal Imigra, tiveram a oportunidades de participar deste evento que acontece em diversas partes do mundo no dia 28 de outubro, onde ha exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países.  São apresentados filmes de curtas-metragens de animação de vários estados do país. Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional.


Os alunos e professores gostaram muito dos filmes assistidos.


Confira algumas fotos:


 
 


Homenagem ao dia Do Estudante.
 O dia do estudante é comemorado no dia 11 de Agosto, a Rede Municipal de Ensino proporcionou aos nossos estudantes uma semana diferenciada. No dia 12, as professoras da Equipe Pedagógica passaram pela escola dramatizando um teatro relacionado ao projeto de Educação Ambiental e separação de lixo, tivemos ainda durante a semana brincadeiras diversificadas com as professoras de educação física.
Os alunos aproveitaram muito esta semana em comemoração ao seu dia.


 
 







Homenagem  ao dia do Deficiente Físico.
A Escola teve a oportunidade de realizar uma apresentação cultural ao dia do Deficiente Físico, este dia aconteceu no dia 24 de Agosto realizado na casa do Idoso com a participação de todos os Deficientes Físicos do nosso município. Neste dia a nossa escola fez a apresentação da musica "Arco Iris" da Xuxa.
A escola parabeniza a todos pelo seu dia. 
                                            Confira algumas fotos da apresentação

 

 

 
 

 
 

Homenagem ao dia da criança.
 O dia da criança foi realizado em conjunto com todas as escolas do município, no dia 08 de Outubro de 2013, no Centro Comunitário Sadi José Pissaia.
 Neste dia as crianças oportunizaram um dia diferente e divertido com diversos tipos de brinquedos como o Castello Inflável, Balão Palhaço, Cama elástica, Tobogã, Touro mecânico, além de pintura facial e uma apresentação teatral titulada "As melhores histórias do mundo". neste dia também foi distribuído as crianças pipoca e algodão doce.
Confira algumas fotos deste dia:
Turma toda
 Público presente
 Teatro: As melhores histórias do mundo
 Brinquedos inflamáveis
Tuborgã
 Gato inflamável
 Balão palhaço
 Touro mecânico
 Cama elástica


Nenhum comentário: