Educação Infantil

Presidente Castello Branco-Santa Catarina
Escola Municipal Imigra
Escola Municipal de Educação Infantil “Ciranda do Saber”

Tema:Histórias “Viviana a Rainha do pijama” de Steve Webb.
Tempo estimado: 02/11 á 06/11 ou o tempo que necessitar.
Áreas do Conhecimento: Linguagem oral e escrita, conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e música.

CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS LÓGICOS MATEMÁTICOS:
¨      Números;
¨      Quantidades;
¨      Sequência;
¨      Cores;
¨      Classificação;
¨      Receitas;
¨      Coordenação motora;
¨      Gráfico;
¨      Horários;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
¨      Interpretação textual;
¨      Hipótese de escrita;
¨      Pseudoleitura;
¨      Letras;
¨      Nome dos animais;
¨      Gêneros textuais;
¨      Interpretação de mapa;
¨      Poesia;
¨      Meios de comunicação;
CONHECIMENTOS NATURAIS E SOCIAIS:
¨      Corporeidade;
¨      Animais: característica;
¨      Habitat;
¨      Tipos de festa;
¨      História do pijama;
¨      Preservação da fauna;
MÚSICA:
¨      Som dos animais;
¨      Cantigas;
ARTES:
¨      Imitação dos animais;
¨      Modelagem em massinha;
¨      Brincadeiras imaginarias;
¨      Faz de conta;
¨      Releitura;
¨      Maquete;

OBJETIVOS:
¨      Trabalhar diferentes gêneros textuais;
¨      Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
¨      Classificar os pijamas de acordo com o tamanho, cor, estação, gênero;
¨      Identificar no mapa mundi a localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
¨      Ampliar o vocabulário e a construção da escrita por meio de palavras contidas na história;
¨      Relembrar os meios de comunicação utilizados no cotidiano;
¨      Reconhecer os tipos de festas no município;
¨      Compreender a importância do respeito com os animais;
¨      Realizar a releitura da obra “O Quarto de Van Gogh”.
¨      Construir a maquete de um quarto;
¨      Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
¨      Produzir uma receita contendo frutas;

METODOLOGIA:

Aula 01

·         Acolhida;
·         Preenchimento do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·         Fazer a chamada com o nome dos alunos.
¨      Preparar um cartaz com a seguinte frase:“Você não imagina quem está para chegar! Ela ira lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!


¨      Explorar o cartaz por meio de questionamentos:
-O que estamos vendo neste cartaz?
-Que animais aparecem nele?
-O que a personagem esta vestindo?
-Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente?
-Vocês tem algum em suas casas?

¨      Assistir o vídeo da história “Viviana e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras;
-Discutir com os alunos sobre os pijamas, animais, meio de comunicação,....
¨      Fazer o mapa do corpo humano, pintar, recortar os animais e colar como o dá história Viviana a rainha do pijama.
¨      Lanche, escovação;
¨      Confeccionar o mapa mundi em papel pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme seu habitat; alimentação, características,(vertebrados, invertebrados...) classificação(mamífero, aquáticos, aéreos, terrestres,...) cuidados...

¨      Atividade de registro: Pré II: Fazer termo a termo com o nome dos animais e desenho das roupas;
Pré I: primeiro com letras moveis escrever o nome de cada animal contido na história e depois repassar no caderno
Maternal II: Letra inicial dos nomes dos animais


·         Segundo lanche;
·         Despedidas;

 Aula 02

  Acolhida;
·         Preenchimento do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-Qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·         Fazer a chamada com o nome dos alunos.
·         Contar o livro Viviana a Rainha do pijama.
¨      Caça ao tesouro, esconder as imagens dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os alunos deveram localizar os mesmos.
¨      Atividade de Registro:
PRÉ I: Quantidades de patas de cada animal, soma das patas de dois animais.

MATERNAL II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para cada pata correspondente

PRÉ II: fazer a soma das patas dos animais

·         Lanche, escovação;

Aula de Educação física;

¨      Gráfico do animal preferido de cada aluno, cada aluno deverá desenhar e colorir em um pedaço de papel quadrado o animal preferido.
Em seguida um aluno por vez apresentará o seu desenho para os demais colegas explicando o proque gosta do animal que desenhou.
E por ultimo será construído o gráfico de barras coletivo dos animais preferidos da turma.

Assistir o vídeo que fala da classificação dos animais (Baby Ehinsten).

·         Segundo lanche;
·         Despedidas;

Aula 03

·         Acolhida;
·         Preenchimento do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·         Fazer a chamada com o nome dos alunos.

Contar a história Viviana a rainha do Pijama com slides.

¨      Trabalhar o gênero carta, conversar com as crianças sobre antigamente:
-Que o meio de comunicação era a carta;
-Como funcionava para se mandar uma carta;
-O que precisa para fazer uma carta;
-Quais os endereços de uma carta;
-Quais os meios de comunicação de agora...
¨      Fazer uma carta coletiva contando sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os alunos mais gostaram e pedir sobre o que estão trabalhando. (profe escreve e todos os alunos assinam). Mandar junto com carta a foto da turma.

¨      Aula com a profe Taciana

·         Lanche, escovação;

¨      Atividade de registro sobre os meios de comunicação...
Pré II: cruzadinha dos meios de comunicação

Pré I:

Maternal II:
                       
                                                                             
·         Segundo lanche;
·         Dia do brinquedo: cada criança levará de casa um brinquedo que brincará e compartilhará com seus colegas.
·         Despedidas;

Aula 04

·         Acolhida;
·         Preenchimento do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·         Fazer a chamada com o nome dos alunos.

¨      Conversar sobre os horários de dormir, quantas horas precisamos dormir, porque precisamos dormir.

Até hoje não se sabe exatamente a função do sono, mas já se determinou por meio de experimentação que o sono é essencial para a recuperação física, do humor e da capacidade intelectual, bem como para relaxamento do corpo e da musculatura.
Questionar as crianças:
-Que horas vocês vão dormir?
-Que horas vocês acordam?

·         Apresentar a Releitura da obra “o quarto” de Van Gogh.
Quais os desenhos que aparecem nesta obra?
Quantas cadeiras possuem?
Qual a cor das cadeiras?
A cama é de solteiro ou casal?
Qual a cor das paredes?


Entregar uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a releitura da obra desenhando primeiramente com lápis e depois colorindo com tinta guache.

¨      Lanche, escovação;
¨      Aula de educação Física;

¨      Fazer a maquete de um quarto (cama, guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o que encontramos nele.

¨      Segundo lanche;
¨      Despedidas;


Aula 05

·         Acolhida;
·         Preenchimento do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·         Fazer a chamada com o nome dos alunos.

·         Neste dia cada aluno levará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque gosta deste pijama.

¨      Realizar com os alunos a classificação dos pijamas, separando por tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno...

¨      Aula com a profe Taciana

·         Lanche, escovação;


¨      Os alunos deveram vestir seus pijamas para a realização da festa do pijama. Cada criança fará um espetinhos de fruta com morango, , maçã e banana para degustar durante a festa do pijama.

¨      Dançar diversas musicas durante a festa - 5 macaquinhos pulavam na cama –Xuxa imitando os animais –pescoço da girafa –Ted o polvo  – Eu conheço um jacaré – canção da bicharada –o Sitio do seu Lobato...

¨      Assistir um vídeo Madagascar.

¨      Segundo lanche;
¨      Despedidas;

 Confira algumas fotos das atividades desenvolvidas com os alunos.




Este vídeo foi desenvolvido pelas professoras de Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco.

https://www.youtube.com/watch?v=y23rOoEj8FQ&feature=youtu.be

Vídeos gravados com os alunos de cantigas de animais.



Durante algumas oficinas com a professora Taciana as crianças estudaram, brincaram e aprenderam sobre “as profissões”.
Nas atividades desenvolveram a imaginação, criatividade e respeito pela escolha do colega. Ampliaram o diálogo, respeito mútuo e a solidariedade.
Aprenderam mais sobre vida coletiva, doenças e vícios. Conheceram e compararam a natureza da paisagem local com a de outros lugares e identificaram as transformações feitas pelo homem na natureza.
Sem esquecer-se dos direitos e deveres individuais e coletivos.
Para encerrar realizamos um desfile mostrando para os colegas as
profissões escolhidas.





Os plano de aula a seguir foram elaborados, para a elaboração de uma atividade proposta para o curso do Proinfo, sendo planejados e aplicados pela professora Dirlei Ritter e Juliana Zanesco Bonotto, na turma de Educação Infantil, na escola Municipal Imigra.
A seguir segue algumas fotos dos alunos realizando as atividades e os planos de aula para a realização das atividades.











ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 28 JULHO DE 2014 – SEGUNDA-FEIRA
TEMA:
·         CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS ANIMAIS DE JARDIM”

CONTEUDO/AREA DO CONHECIMENTO:         
·         Matemática: Contagem dos animais;
·         Português: cantigas;
·         Ciências: diferentes animais;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer os insetos;
- Estimular a imaginação das crianças;
- Promover e estimular a linguagem oral;
METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
®    Falar oralmente;
1-      Preenchimento do calendário com a ajuda do ajudante do dia:
a.       Que dia é hoje?
b.      Como eu faço esse dia com o material dourado?
c.       Que mês estamos?
d.      Que estação do ano é?
e.       O tempo está como hoje?
f.       Quem é o ajudante do dia de hoje? 

2-      Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
®    RODA DA CONVERSA;
®    Iniciar a aula apresentando uma caixa, dizendo aos alunos que dentro da caixa tem umas surpresinhas. Logo depois lançar a pergunta desafio: todos são pequenos, tem seis patas, alguns conseguem voar, será que alguém consegue adivinhar? Deixar que os alunos falem um pouco sobre o que eles acham que tem dentro da caixa, em seguida passar a caixa e deixar os alunos tirarem as figuras dos animais que estão dentro da caixa, uma figura por vez, e deixar eles falarem sobre o que conhecem deste animal.
®    A professora então explica que esses animais podem ser encontrados no jardim da escola, da casa de cada aluno, agora vamos ver um vídeo dos animais que vivem nos jardim, vamos ver se conhecemos todos esses animais e quais nós não conhecemos.

®    Atividade

ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA_______________

VAMOS DESENHAR OS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM, COLORIR O JARDIM E ESCREVER OS NOMES DE CADA UM DELES.













Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSvlWHnpRJpbQaUaXP-6NiVm1EATlcsvBfM5KMsoZ8tj2lKZDoshf2bYvTPnmSVCQrU_o6MFdhtF0xn7cmcxJmCfgw57u0nS-vr6MnBC88MhTBOTh6211USF6tOXrPEFfX2xF4QRId8do/s400/Flower+Garden+Coloring+Pages+16.jpg


QUANTOS ANIMAIS VOCÊ DESENHOU?





®    Lanche
·         Higiene;
·         Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
®    Momento do descanso:
Cantar com os alunos a cantiga “borboletinha”, pois é um dos animais encontrados em nossos jardins.
®    Atividade 2:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________
VAMOS ESCREVER O NOME DE ALGUNS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM.
Descrição: http://cliquetando.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/09/desenho-de-borboleta.jpg___________________________________________
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4L53QNq5becKINLTV89Cq95744R9D7s3Zlmk_Lpl1tq4nY2ps-OVWnt9fEVhMCy39RTNh7Da-8re8VIOZINlStMov6EY5eW9PWQgKmXkhQkYQvK-9abBlDY4RGW3cbaj7DPG8TwUOELdg/s1600/Fotos+2013+para+arrumar+003.bmp________________________________________
Descrição: http://desenhoparacolorir.net/wp-content/uploads/formigas-e-comida-para-colorir-5-7-animais.gif___________________________________________
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2lXH04qBe5ZMD4-f_hcrPVWcPhSTg9KO8dTkO9uxCXJDc_ir4TTLiDKv8CAqLZF1L07cTbVEpoa9Doewl41h0z9owBT8UhGz4MlaJC7tGXl_vFafkIMSBMdxxGYAljySQ2rrh61VLe54/s400/abelha01.gif__________________________________________
Descrição: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMA9LFHAa7XneR6OMDzm01rZfEJCcoWNeRBQV7mzVOhjbWMOVZ1w__________________________________________
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWYvaftvvfXfnZeBNMtkxML1bbtj8y4pNl-ERBYs86cx3uHMYgVmu6yxmjl9dw8KA4a-4pV5QKESnaatJuDgj7oBHJLKwNSMdCgH5tHf_LB0aa0QN7opLW0x5s-YlX3vlUAOId4kWaQB0/s320/Baratas+-+Desenhos+para+Colorir+%282%29.jpg___________________________________________

AVALIAÇÃO
 A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:



ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 29 JULHO DE 2014 – TERÇA-FEIRA
TEMA:
·         CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS ANIMAIS DE JARDIM”

CONTEUDO/AREA DO CONHECIMENTO:         
·         Coordenação motora;
·         Português: cantigas;
·         Ciências: diferentes animais;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer algumas características, diferenças e semelhanças dos insetos;


METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
®    Falar oralmente;
3-      Preenchimento do calendário com a ajuda do ajudante do dia:
a.       Que dia é hoje?
b.      Como eu faço esse dia com o material dourado?
c.       Que mês estamos?
d.      Que estação do ano é?
e.       O tempo está como hoje?
f.       Quem é o ajudante do dia de hoje? 

4-      Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
®    RODA DA CONVERSA;
®    Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os animais que vivem no jardim, colocar no tapete as figuras dos animais que utilizados no dia de ontem e questionar os alunos com algumas perguntas.
·         Quais os animais que vocês lembram que vivem no jardim?
·         Quais destes animais tem antenas?
·         Quais destes animais vocês gostam?
·         Quais vocês não gostam? Porque?
·         Quais deles tem asas e voam?
·         Todos são pequenos? Ou tem algum que é grande?

ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________

FAÇA UMA LISTA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS INSETOS. DEPOIS VOCÊS PODEM DESENHAR ALGUNS DELES.
ANIMAL
PATAS
VOA
PEQUENA
BONITA
ANTENAS
ABELHA





JOANINHA





FORMIGA





BORBOLETA





MOSCA





BARATA




















®    Lanche
·         Higiene;
·         Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
®    Momento do descanso:
Cantar com os alunos a cantiga “borboletinha”, pois é um dos animais encontrados em nossos jardins.
®    Atividade 2:
®     Montar um quebra cabeça da formiga, primeiro colorir depois colar em um dupla face, recortar e brincar.

Descrição: https://colorindodesenhos.files.wordpress.com/2009/06/formiguinha.jpg



AVALIAÇÃO
 A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:

ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·         CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS ANIMAIS DE JARDIM”

CONTEUDO/AREA DO CONHECIMENTO:         
·         Coordenação motora;
·         Português: cantigas;
·         Ciências: diferentes animais;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das borboletas;


METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
®    Falar oralmente;
5-      Preenchimento do calendário com a ajuda do ajudante do dia:
a.       Que dia é hoje?
b.      Como eu faço esse dia com o material dourado?
c.       Que mês estamos?
d.      Que estação do ano é?
e.       O tempo está como hoje?
f.       Quem é o ajudante do dia de hoje? 

6-      Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
®    RODA DA CONVERSA;
®    A professora questiona os alunos sobre quais cantigas eles se recordam com os seguintes animais: borboleta, barata, formiga.
®    Ajudar eles a se recordarem depois cantar as cantigas com os alunos, primeiro cantar a cantiga “borboletinha”
®    Borboletinha tá na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
Poti, poti
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau.

®    A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado

®    Fui ao mercado comprar café
Veio a formiguinha
E picou o meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata-roxa
Veio a formiguinha
E picou a minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar mamão
Veio a formiguinha
E picou a minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar jerimum
Veio a formiguinha
E picou o meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
ü  Hoje vamos estudar um pouquinho mais sobre a vida das borboletas;
ü  Explicar sobre o assunto: As borboletas são insetos lindos e coloridos, mas elas não nascem assim. Elas sofrem uma metamorfose. Elas nascem lagartas e se transformam em borboletas. Em seguida passar o vídeo da metamorfose da borboleta.
ü  Atividade:
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________
FAÇA UM DESENHO BEM BONITO SOBRE A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS, DEPOIS ESCREVA A PALAVRA BORBOLETA E CONTE QUANTAS LETRINHAS TEM.


















 


 
 







®    Lanche
·         Higiene;
·         Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
·         Descanso assistir esse vídeos das cantigas:
·         brincar com massinha
AVALIAÇÃO
 A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:



ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·         CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS ANIMAIS DE JARDIM”

CONTEUDO/AREA DO CONHECIMENTO:         
·         Coordenação motora;
·         Português: cantigas;
·         Ciências: diferentes animais;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das formigas;


METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
®    Falar oralmente;
7-      Preenchimento do calendário com a ajuda do ajudante do dia:
a.       Que dia é hoje?
b.      Como eu faço esse dia com o material dourado?
c.       Que mês estamos?
d.      Que estação do ano é?
e.       O tempo está como hoje?
f.       Quem é o ajudante do dia de hoje? 

8-      Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
®    RODA DA CONVERSA:
®    Hoje vamos estudar um pouco sobre a vida das formigas, conte um pouco do que vocês sabem sobre as formigas;
-ondem elas vivem;
-o que elas comem?
-Como elas são? Tem antenas? Patas? São grandes ou pequenas?
-deixar eles falarem um pouco algumas histórias que aconteceu sobre as formigas com eles.
®    A professora explica um pouco sobre a viva das formigas: As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas, que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas. Cada formiga possui uma função no formigueiro. Há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. Você sabia que as formigas conseguem carregar um peso até 100 vezes maior que o seu próprio peso?
®     Agora vamos assistir um vídeo, com uma parte do filme: “Vida de inseto” que explique sobre a alimentação dos insetos e vida das formigas: http://www.youtube.com/watch?v=zozfzeXF15k&feature=related
ü   Atividades: 
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________

RECORTE OS ALIMENTOS QUE A FORMIGA GOSTA DE COMER E DEPOIS ESCREVA O NOME DOS ALIMENTOS.







                                                                                                                                                                                      
Descrição: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQCg6gNtnlNFvOSnssW1DJwtA5JHrJIpw1O240F3qbhScSPzUYe0A
®    Lanche
·         Higiene;
·         Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
·         Descanço ler para os alunos a história “ a cigarra e a formiga”
®   A Cigarra e a Formiga
Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/formiga.gifDescrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/cigarra_ani.gif

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/formiga.gif- Ei, formiguinha, pra que todo esse trabalho? O verão é pra gente aproveitar! O verão é pra gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo pra diversão. É preciso guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha. A cigarra então aconselhou: Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/cigarra1_ani.gif
- Deixa esse trabalho pras outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/formiga2_ani.gifEla resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la divertindo, olhou feio pra ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
Dai, a rainha das formigas falou pra cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência pra rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Pra cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Pra que construir um abrigo? Pra que armazenar alimento?
Começou o inverno, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a pra dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra.
Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/formiga11.gif
-No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante pra nós.
Descrição: http://www.cantinho.estrelar13.com/formigas1.gif
§  - A-ha! Pra cigarra e pras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
Brincar com peças de encaixe;
·         brincar com massinha
AVALIAÇÃO
 A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:


ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·         CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS ANIMAIS DE JARDIM”

CONTEUDO/AREA DO CONHECIMENTO:         
·         Coordenação motora;
·         Português: cantigas;
·         Ciências: diferentes animais;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das abelhas;


METODOLOGIA:
®    Atividades de rotina:
®    Falar oralmente;
9-      Preenchimento do calendário com a ajuda do ajudante do dia:
a.       Que dia é hoje?
b.      Como eu faço esse dia com o material dourado?
c.       Que mês estamos?
d.      Que estação do ano é?
e.       O tempo está como hoje?
f.       Quem é o ajudante do dia de hoje? 

10-  Ir ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
®    RODA DA CONVERSA:
®    Hoje vamos estudar um pouco sobre a vida das abelhas, o que vocês sabem sobre esse bichinho?
-onde elas vivem?
-como elas são? Tem antenas? Asas? ferrão? Pernas?
-Vocês gostam das abelhas?
-Qual alimento a abelha produz? E você gostam de mel?
®    A professora explica um pouco mais sobre as abelhas: As abelhas são os insetos que fazem o mel. Em uma mesma colônia convivem cerca de 60 mil abelhas, distribuídas da seguinte forma: uma rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. Cada abelha tem uma função na colméia.
®    Assistir um vídeo que fala sobre a vida das abelhas: http://www.youtube.com/watch?v=cOiV2ULQHcU
·         Atividade: 
ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________








Descrição: http://3.bp.blogspot.com/-k_fl50Qzd8c/Tmr52-olJEI/AAAAAAAAEyU/CGbnPxvoCQI/s1600/abelhas+atividades+desenhos+colorir549.jpg
®    Lanche
·         Higiene;
·         Escovação dentária;
Ir ao banheiro;
·         Descanso: cantar coma as crianças dramatizando a cantiga “fui ao mercado comprar café”;
Atividade 2:

ESCOLA MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________

VAMOS AJUDAR A BELHA A COLOCAR OS NUMEROS NOS POTES DE MEL, DEPOIS ESCREVA A PALAVRA ABELHA E CONTE QUANTAS LETRAS TEM.




Descrição: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS461YyOwPUA4qIICQB-zXZoKDMMc4pP0Fg9pLyJNZklh-YkW8U1g 
Descrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gif
Descrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gif




Descrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gifDescrição: http://img.colorirgratis.com/pote-de-mel_50eab591db8b3-p.gif



 


 
 









AVALIAÇÃO
 A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo de cada aluno.
PARECER DO PROFESSOR:




Nenhum comentário: