Presidente Castello
Branco-Santa Catarina
Escola Municipal Imigra
Escola Municipal de
Educação Infantil “Ciranda do Saber”
Tema:Histórias “Viviana a Rainha do
pijama” de Steve Webb.
Tempo estimado: 02/11 á 06/11 ou o tempo que
necessitar.
Áreas do Conhecimento: Linguagem oral e escrita,
conhecimentos sociais e naturais, Conhecimentos lógicos matemáticos, artes e
música.
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTOS
LÓGICOS MATEMÁTICOS:
¨ Números;
¨ Quantidades;
¨ Sequência;
¨ Cores;
¨ Classificação;
¨ Receitas;
¨ Coordenação motora;
¨ Gráfico;
¨ Horários;
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
¨ Interpretação textual;
¨ Hipótese de escrita;
¨ Pseudoleitura;
¨ Letras;
¨ Nome dos animais;
¨ Gêneros textuais;
¨ Interpretação de mapa;
¨ Poesia;
¨ Meios de comunicação;
CONHECIMENTOS
NATURAIS E SOCIAIS:
¨ Corporeidade;
¨ Animais: característica;
¨ Habitat;
¨ Tipos de festa;
¨ História do pijama;
¨ Preservação da fauna;
MÚSICA:
¨ Som dos animais;
¨ Cantigas;
ARTES:
¨ Imitação dos animais;
¨ Modelagem em massinha;
¨ Brincadeiras imaginarias;
¨ Faz de conta;
¨ Releitura;
¨ Maquete;
OBJETIVOS:
¨ Trabalhar diferentes gêneros
textuais;
¨ Desenvolver o raciocínio lógico
matemático;
¨ Classificar os pijamas de acordo com
o tamanho, cor, estação, gênero;
¨ Identificar no mapa mundi a
localização dos habitat natural de cada animal e sua classificação;
¨ Ampliar o vocabulário e a construção
da escrita por meio de palavras contidas na história;
¨ Relembrar os meios de comunicação
utilizados no cotidiano;
¨ Reconhecer os tipos de festas no
município;
¨ Compreender a importância do respeito
com os animais;
¨ Realizar a releitura da obra “O
Quarto de Van Gogh”.
¨ Construir a maquete de um quarto;
¨ Participar de situações que integrem músicas,
canções e movimentos corporais;
¨ Produzir uma receita contendo frutas;
METODOLOGIA:
Aula 01
·
Acolhida;
·
Preenchimento
do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·
Fazer
a chamada com o nome dos alunos.
¨ Preparar um cartaz com a seguinte
frase:“Você não imagina quem está para chegar! Ela ira lhe convidar para uma
incrível viagem pelo reino animal!
¨ Explorar o cartaz por meio de
questionamentos:
-O que estamos vendo neste cartaz?
-Que animais aparecem nele?
-O que a personagem esta vestindo?
-Vocês conhecem algum destes animais pessoalmente?
-Vocês tem algum em suas casas?
¨ Assistir o vídeo da história “Viviana
e Rainha do Pijama” gravado pelas professoras;
-Discutir com os alunos sobre os pijamas, animais, meio de
comunicação,....
¨ Fazer o mapa do corpo humano, pintar,
recortar os animais e colar como o dá história Viviana a rainha do pijama.
¨ Lanche, escovação;
¨ Confeccionar o mapa mundi em papel
pardo e localizar os animais colando os mesmos conforme seu habitat; alimentação,
características,(vertebrados, invertebrados...) classificação(mamífero,
aquáticos, aéreos, terrestres,...) cuidados...
¨ Atividade de registro: Pré II: Fazer
termo a termo com o nome dos animais e desenho das roupas;
Pré I: primeiro com letras moveis escrever o nome de cada animal contido
na história e depois repassar no caderno
Maternal II: Letra inicial dos nomes dos animais
Maternal II: Letra inicial dos nomes dos animais
·
Segundo
lanche;
·
Despedidas;
Aula 02
Acolhida;
·
Preenchimento
do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-Qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·
Fazer
a chamada com o nome dos alunos.
·
Contar
o livro Viviana a Rainha do pijama.
¨ Caça ao tesouro, esconder as imagens
dos animais da história Viviana a Rainha do Pijama pelo pátio da escola, os
alunos deveram localizar os mesmos.
¨ Atividade de Registro:
PRÉ I: Quantidades de patas de cada animal, soma das patas de dois
animais.
MATERNAL II: contar as patas e colar uma bolinha de papel crepom para
cada pata correspondente
PRÉ II: fazer a soma das patas dos animais
·
Lanche,
escovação;
Aula de Educação física;
¨ Gráfico do animal preferido de cada
aluno, cada aluno deverá desenhar e colorir em um pedaço de papel quadrado o
animal preferido.
Em seguida um aluno por vez apresentará o seu desenho para os demais
colegas explicando o proque gosta do animal que desenhou.
E por ultimo será construído o gráfico de barras coletivo dos animais
preferidos da turma.
Assistir o vídeo que fala da classificação dos animais (Baby Ehinsten).
·
Segundo
lanche;
·
Despedidas;
Aula 03
·
Acolhida;
·
Preenchimento
do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·
Fazer
a chamada com o nome dos alunos.
Contar a história Viviana a rainha do Pijama com slides.
¨ Trabalhar o gênero carta, conversar
com as crianças sobre antigamente:
-Que o meio de comunicação era a carta;
-Como funcionava para se mandar uma carta;
-O que precisa para fazer uma carta;
-Quais os endereços de uma carta;
-Quais os meios de comunicação de agora...
¨ Fazer uma carta coletiva contando
sobre a história... se estão gostando da história.... qual foi o animal que os
alunos mais gostaram e pedir sobre o que estão trabalhando. (profe escreve e
todos os alunos assinam). Mandar junto com carta a foto da turma.
¨ Aula com a profe Taciana
·
Lanche,
escovação;
¨ Atividade de registro sobre os meios
de comunicação...
Pré II: cruzadinha dos meios de comunicação
Pré I:
Maternal II:
·
Segundo
lanche;
·
Dia
do brinquedo: cada criança levará de casa um brinquedo que brincará e
compartilhará com seus colegas.
·
Despedidas;
Aula 04
·
Acolhida;
·
Preenchimento
do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·
Fazer
a chamada com o nome dos alunos.
¨ Conversar sobre os horários de
dormir, quantas horas precisamos dormir, porque precisamos dormir.
Até hoje não se sabe exatamente a função do sono, mas já se determinou
por meio de experimentação que o sono é essencial para a recuperação física, do
humor e da capacidade intelectual, bem como para relaxamento do corpo e da
musculatura.
Questionar as crianças:
-Que horas vocês vão dormir?
-Que horas vocês acordam?
·
Apresentar
a Releitura da obra “o quarto” de Van Gogh.
Quais os desenhos que aparecem nesta obra?
Quantas cadeiras possuem?
Qual a cor das cadeiras?
A cama é de solteiro ou casal?
Qual a cor das paredes?
Entregar uma folha A4 para cada criança. Elas deveram realizar a
releitura da obra desenhando primeiramente com lápis e depois colorindo com
tinta guache.
¨ Lanche, escovação;
¨ Aula de educação Física;
¨ Fazer a maquete de um quarto (cama,
guarda roupa, coberta, caixa de brinquedos, travesseiro). As crianças ajudaram
a encapar as caixinhas, desenhar nelas e depois organizaram como é um quarto o
que encontramos nele.
¨ Segundo lanche;
¨ Despedidas;
Aula 05
·
Acolhida;
·
Preenchimento
do calendário;
-Em dia estamos?
-Que dia da semana é hoje?
-Em que mês estamos?
-qual é o ano?
-O tempo está nublado, ensolarado ou chuvoso?
-Quem é o ajudante?
·
Fazer
a chamada com o nome dos alunos.
·
Neste
dia cada aluno levará seu pijama de casa, cada crianças deverá apresentar o seu
pijama aos colegas, falando sobre os desenhos estampados em seu pijama, porque
gosta deste pijama.
¨ Realizar com os alunos a classificação
dos pijamas, separando por tamanho, curto ou longo, de verão ou inverno...
¨ Aula com a profe Taciana
·
Lanche,
escovação;
¨ Os alunos deveram vestir seus pijamas
para a realização da festa do pijama. Cada criança fará um espetinhos de fruta
com morango, , maçã e banana para degustar durante a festa do pijama.
¨ Dançar diversas musicas durante a
festa - 5 macaquinhos pulavam na cama –Xuxa imitando os
animais –pescoço da girafa –Ted o polvo – Eu conheço
um jacaré – canção da bicharada –o Sitio do seu Lobato...
¨ Assistir um vídeo Madagascar.
¨ Segundo lanche;
¨ Despedidas;
Este vídeo foi desenvolvido pelas professoras de Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco.
https://www.youtube.com/watch?v=y23rOoEj8FQ&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=y23rOoEj8FQ&feature=youtu.be
Nas atividades
desenvolveram a imaginação, criatividade e respeito pela escolha do colega. Ampliaram o diálogo, respeito mútuo e a solidariedade.
Aprenderam mais sobre vida coletiva, doenças e vícios. Conheceram e compararam a natureza da paisagem local com a de outros lugares e identificaram as transformações feitas pelo homem na natureza.
Sem esquecer-se dos direitos e deveres individuais e coletivos.
Aprenderam mais sobre vida coletiva, doenças e vícios. Conheceram e compararam a natureza da paisagem local com a de outros lugares e identificaram as transformações feitas pelo homem na natureza.
Sem esquecer-se dos direitos e deveres individuais e coletivos.
Para encerrar realizamos um desfile mostrando para os colegas as
profissões escolhidas.
A seguir segue algumas fotos dos alunos realizando as atividades e os planos de aula para a realização das atividades.








ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA, 28 JULHO DE 2014 – SEGUNDA-FEIRA
TEMA:
·
CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS
ANIMAIS DE JARDIM”
CONTEUDO/AREA
DO CONHECIMENTO:
·
Matemática: Contagem dos animais;
·
Português: cantigas;
·
Ciências: diferentes animais;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Conhecer os insetos;
- Estimular a imaginação das
crianças;
- Promover e estimular a linguagem
oral;
METODOLOGIA:
® Atividades
de rotina:
® Falar
oralmente;
1-
Preenchimento do calendário com a ajuda
do ajudante do dia:
a.
Que dia é hoje?
b.
Como eu faço esse dia com o material
dourado?
c.
Que mês estamos?
d.
Que estação do ano é?
e.
O tempo está como hoje?
f.
Quem é o ajudante do dia de hoje?
2-
Ir ao banheiro e encher a garrafinha da
água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® RODA
DA CONVERSA;
® Iniciar
a aula apresentando uma caixa, dizendo aos alunos que dentro da caixa tem umas
surpresinhas. Logo depois lançar a pergunta desafio: todos são pequenos, tem
seis patas, alguns conseguem voar, será que alguém consegue adivinhar? Deixar
que os alunos falem um pouco sobre o que eles acham que tem dentro da caixa, em
seguida passar a caixa e deixar os alunos tirarem as figuras dos animais que
estão dentro da caixa, uma figura por vez, e deixar eles falarem sobre o que
conhecem deste animal.
® A
professora então explica que esses animais podem ser encontrados no jardim da
escola, da casa de cada aluno, agora vamos ver um vídeo dos animais que vivem
nos jardim, vamos ver se conhecemos todos esses animais e quais nós não
conhecemos.
® Atividade
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO
SABER
NOME:____________________________________DATA_______________
VAMOS DESENHAR OS ANIMAIS QUE VIVEM NO
JARDIM, COLORIR O JARDIM E ESCREVER OS NOMES DE CADA UM DELES.
![]()
|
® Lanche
·
Higiene;
·
Escovação dentária;
Ir
ao banheiro;
® Momento
do descanso:
Cantar com os alunos a cantiga
“borboletinha”, pois é um dos animais encontrados em nossos jardins.
® Atividade
2:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO
SABER
NOME:____________________________________DATA________
VAMOS ESCREVER O NOME DE ALGUNS
ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento
individual e coletivo de cada aluno.
PARECER
DO PROFESSOR:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA, 29 JULHO DE 2014 – TERÇA-FEIRA
TEMA:
·
CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS
ANIMAIS DE JARDIM”
CONTEUDO/AREA
DO CONHECIMENTO:
·
Coordenação motora;
·
Português: cantigas;
·
Ciências: diferentes animais;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Conhecer algumas características,
diferenças e semelhanças dos insetos;
METODOLOGIA:
® Atividades
de rotina:
® Falar
oralmente;
3-
Preenchimento do calendário com a ajuda
do ajudante do dia:
a.
Que dia é hoje?
b.
Como eu faço esse dia com o material
dourado?
c.
Que mês estamos?
d.
Que estação do ano é?
e.
O tempo está como hoje?
f.
Quem é o ajudante do dia de hoje?
4-
Ir ao banheiro e encher a garrafinha da
água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® RODA
DA CONVERSA;
® Hoje
vamos conhecer um pouco mais sobre os animais que vivem no jardim, colocar no
tapete as figuras dos animais que utilizados no dia de ontem e questionar os
alunos com algumas perguntas.
·
Quais os animais que vocês lembram que
vivem no jardim?
·
Quais destes animais tem antenas?
·
Quais destes animais vocês gostam?
·
Quais vocês não gostam? Porque?
·
Quais deles tem asas e voam?
·
Todos são pequenos? Ou tem algum que é
grande?
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA DO
SABER
NOME:____________________________________DATA________
FAÇA
UMA LISTA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS INSETOS. DEPOIS VOCÊS PODEM DESENHAR
ALGUNS DELES.
|
® Lanche
·
Higiene;
·
Escovação dentária;
Ir
ao banheiro;
® Momento
do descanso:
Cantar com os alunos a cantiga
“borboletinha”, pois é um dos animais encontrados em nossos jardins.
® Atividade
2:
®
Montar um quebra cabeça da formiga, primeiro
colorir depois colar em um dupla face, recortar e brincar.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa,
formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e
coletivo de cada aluno.
PARECER
DO PROFESSOR:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·
CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS
ANIMAIS DE JARDIM”
CONTEUDO/AREA
DO CONHECIMENTO:
·
Coordenação motora;
·
Português: cantigas;
·
Ciências: diferentes animais;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das
borboletas;
METODOLOGIA:
® Atividades
de rotina:
® Falar
oralmente;
5-
Preenchimento do calendário com a ajuda
do ajudante do dia:
a.
Que dia é hoje?
b.
Como eu faço esse dia com o material
dourado?
c.
Que mês estamos?
d.
Que estação do ano é?
e.
O tempo está como hoje?
f.
Quem é o ajudante do dia de hoje?
6-
Ir ao banheiro e encher a garrafinha da
água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® RODA
DA CONVERSA;
® A
professora questiona os alunos sobre quais cantigas eles se recordam com os
seguintes animais: borboleta, barata, formiga.
® Ajudar
eles a se recordarem depois cantar as cantigas com os alunos, primeiro cantar a
cantiga “borboletinha”
®
Borboletinha
tá na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
fazendo chocolate
para a madrinha
Poti, poti
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau.
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau.
®
A
Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !
A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !
A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado
®
Fui ao mercado comprar café
Veio a formiguinha
E picou o meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Veio a formiguinha
E picou o meu pé
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata-roxa
Veio a formiguinha
E picou a minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Veio a formiguinha
E picou a minha coxa
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar mamão
Veio a formiguinha
E picou a minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Veio a formiguinha
E picou a minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar jerimum
Veio a formiguinha
E picou o meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
Veio a formiguinha
E picou o meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir
ü
Hoje vamos estudar um pouquinho mais sobre a
vida das borboletas;
ü
Explicar sobre o assunto: As borboletas são insetos lindos e coloridos,
mas elas não nascem assim. Elas sofrem uma metamorfose. Elas nascem lagartas e
se transformam em borboletas. Em seguida passar o vídeo da metamorfose da
borboleta.
ü
Atividade:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA
DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________
FAÇA
UM DESENHO BEM BONITO SOBRE A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS, DEPOIS ESCREVA A
PALAVRA BORBOLETA E CONTE QUANTAS LETRINHAS TEM.
|
® Lanche
·
Higiene;
·
Escovação dentária;
Ir
ao banheiro;
·
Descanso assistir esse vídeos das cantigas:
·
brincar com massinha
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento
individual e coletivo de cada aluno.
PARECER
DO PROFESSOR:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·
CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS
ANIMAIS DE JARDIM”
CONTEUDO/AREA
DO CONHECIMENTO:
·
Coordenação motora;
·
Português: cantigas;
·
Ciências: diferentes animais;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das formigas;
METODOLOGIA:
® Atividades
de rotina:
® Falar
oralmente;
7-
Preenchimento do calendário com a ajuda
do ajudante do dia:
a.
Que dia é hoje?
b.
Como eu faço esse dia com o material
dourado?
c.
Que mês estamos?
d.
Que estação do ano é?
e.
O tempo está como hoje?
f.
Quem é o ajudante do dia de hoje?
8-
Ir ao banheiro e encher a garrafinha da
água; (todos ao mesmo tempo para não ter que ir no horário de aula).
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® RODA
DA CONVERSA:
® Hoje
vamos estudar um pouco sobre a vida das formigas, conte um pouco do que vocês
sabem sobre as formigas;
-ondem
elas vivem;
-o
que elas comem?
-Como
elas são? Tem antenas? Patas? São grandes ou pequenas?
-deixar
eles falarem um pouco algumas histórias que aconteceu sobre as formigas com
eles.
® A
professora explica um pouco sobre a viva das formigas: As formigas são insetos
que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas, que são
responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. Antes de colocar os
ovos, as rainhas perdem suas asas. Cada formiga possui uma função no
formigueiro. Há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem
os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados
com as larvas. Você sabia que as formigas conseguem carregar um peso até 100
vezes maior que o seu próprio peso?
®
Agora vamos assistir um vídeo, com uma
parte do filme: “Vida de inseto” que explique sobre a alimentação dos insetos e
vida das formigas: http://www.youtube.com/watch?v=zozfzeXF15k&feature=related
ü Atividades:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA
DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________
RECORTE
OS ALIMENTOS QUE A FORMIGA GOSTA DE COMER E DEPOIS ESCREVA O NOME DOS
ALIMENTOS.
![]() |
® Lanche
·
Higiene;
·
Escovação dentária;
Ir
ao banheiro;
·
Descanço ler para os alunos a história “
a cigarra e a formiga”
® A Cigarra e a
Formiga


Era uma vez uma cigarra que
vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro.
Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:

-
Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo pra diversão. É preciso guardar
comida para o inverno.
Durante
o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque.
Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um
belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha. A
cigarra então aconselhou: 

-
Deixa esse trabalho pras outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos
cantar! Vamos dançar!
A
formiguinha gostou da sugestão.
Ela resolveu ver a vida que
a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.

Mas,
no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la divertindo, olhou
feio pra ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
Dai,
a rainha das formigas falou pra cigarra:
- Se
não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar
fome e frio.
A
cigarra nem ligou, fez uma reverência pra rainha e comentou:
-
Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Pra
cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar
no amanhã. Pra que construir um abrigo? Pra que armazenar alimento?
Começou
o inverno, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não
tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta,
a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a pra dentro,
agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela
hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra.

-No
mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o
seu dever: toque e cante pra nós.

§ -
A-ha! Pra cigarra e pras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas
vidas.
Brincar com peças de encaixe;
·
brincar com massinha
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa,
formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e
coletivo de cada aluno.
PARECER
DO PROFESSOR:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA, 30 JULHO DE 2014 – QUARTA-FEIRA
TEMA:
·
CURSO PROINFO: “DUDA CONHECE OS
ANIMAIS DE JARDIM”
CONTEUDO/AREA
DO CONHECIMENTO:
·
Coordenação motora;
·
Português: cantigas;
·
Ciências: diferentes animais;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-trabalho com cantigas;
-conhecimento da vida das abelhas;
METODOLOGIA:
® Atividades
de rotina:
® Falar
oralmente;
9-
Preenchimento do calendário com a ajuda
do ajudante do dia:
a.
Que dia é hoje?
b.
Como eu faço esse dia com o material
dourado?
c.
Que mês estamos?
d.
Que estação do ano é?
e.
O tempo está como hoje?
f.
Quem é o ajudante do dia de hoje?
10- Ir
ao banheiro e encher a garrafinha da água; (todos ao mesmo tempo para não ter
que ir no horário de aula).
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES
® RODA
DA CONVERSA:
® Hoje
vamos estudar um pouco sobre a vida das abelhas, o que vocês sabem sobre esse
bichinho?
-onde
elas vivem?
-como
elas são? Tem antenas? Asas? ferrão? Pernas?
-Vocês
gostam das abelhas?
-Qual
alimento a abelha produz? E você gostam de mel?
® A
professora explica um pouco mais sobre as abelhas: As abelhas são os insetos
que fazem o mel. Em uma mesma colônia convivem cerca de 60 mil abelhas,
distribuídas da seguinte forma: uma rainha, dezenas de zangões e milhares de
operárias. Cada abelha tem uma função na colméia.
·
Atividade:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA
DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________
![]() |
® Lanche
·
Higiene;
·
Escovação dentária;
Ir
ao banheiro;
·
Descanso: cantar coma as crianças
dramatizando a cantiga “fui ao mercado comprar café”;
Atividade 2:
ESCOLA
MUNICIPAL IMIGRA
CIRANDA
DO SABER
NOME:____________________________________DATA________________
VAMOS
AJUDAR A BELHA A COLOCAR OS NUMEROS NOS POTES DE MEL, DEPOIS ESCREVA A
PALAVRA ABELHA E CONTE QUANTAS LETRAS TEM.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento
individual e coletivo de cada aluno.
PARECER
DO PROFESSOR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário