quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PROJETO FARMÁCIA VIVA: CONHECENDO E UTILIZANDO ERVAS MEDICINAIS NO NOSSO DIA-A-DIA.

AGUÇANDO O OLFATO COM DIFERENTES ERVAS MEDICINAIS:

Esta foi a próxima atividade que desenvolvemos dentro do projeto Farmácia Viva, onde as crianças aguçaram o olfato experimentando cheiros de diferentes ervas medicinais.



Os objetivos desta atividade foram de familiarizar as crianças com diferentes tipos de ervas medicinais utilizando apenas o sentido do olfato. Analisar se o cheiro  é  conhecido, de que vivência o faz lembrar, se o cheiro é ou não do seu agrado. E até descobrir cheiros e conhecer novas ervas medicinais.
Confira comentários dos alunos sobre a atividade.
RICARDO"'Senti cheiros agradáveis, cheiros não agradáveis,
cheiro de diversos chás que se faz em casa como,
 por exemplo: cidreira, marcela, e de temperos."


ERIC"O último que cheirei foi a arruda com cheiro
 muito forte,
tinha muitos cheiros bons também como marcela,
canela e cravo.Quando cheirei a marcela lembrei do nono e da nona que usam muito este chá."





BERNARDO"Eu cheirei o alho, o boldo, cravo,
arruda que era um cheiro muito ruim.
Alecrim me lembrou do churrasco."

 
 
 




 TAINÁ"Lembrei do funcho (erva-doce) que a mãe faz mate
doce para mim,Alecrim me lembrou da carne.
A erva mate que coloca no chimarrão".









ELLEN"O funcho é um cheiro bom, que tinha cheiro forte.
Senti o cheiro de chá que mãe faz para eu beber.
Temperos que a mãe faz comida para eu comer alho e alecrim".








GABRIEL PATRICK"Tinha cheiro de alho que a mãe
 põe na comida e que gosto. Senti o cheiro de erva,
também de arruda que não gostei. E eu gostei mais
do funcho e da cidreira."







LEONARDO"A mãe faz mate com a erva que eu conheci.
Ela põe o cravo em cima da cuia e no chimarrão para
 ficar bonito. E ela faz chá de cidreira quando vem visita.
Com a folha de laranjeira a mãe faz quando eu estou com gripe".

 
 
 
 

 
 
EDUARDA"Eu gostei muito de participar.
Tinha ervas que eram boas de cheirar e umas ruins.
Teve umas que eu reconheci que a mãe põe na comida e faz chá.
E eu descobri cheiros que eu nunca tinha experimentado".



 
  CARLOS "Achei que foi legal, divertido, lembrei do alecrim
porque tomei chá em casa, lembrei da cidreira porque
 tomei na escola e a laranjeira do mate doce".







.


DALMOR"Tinha cheiros de chimarrão; tinha cheiro bom e cheiro forte".






VITOR"Foi bom, eu reconheci alguns cheiros. Me fez
lembrar cheiro de temperos e chás que a mãe me faz."





CÁSSIO"Tinha umas ervas que tinha cheiro bom e
 outras que não era bom de cheirar.
A arruda não era bom. A última erva
eu acertei que era o cravo que eu gosto."





GABRIEL PATRIQUE"Tinha cheiro de alho que a mãe põe na comida e que gosto.
Senti o cheiro de erva, também de arruda que não gostei.
 E eu gostei mais do funcho e da cidreira."





GABRIEL HENRIQUE"Bom, senti o cheiro de bergamoteira e alho".











EDUARDA"Eu gostei muito de participar. Tinha ervas que eram boas
de cheirar e umas ruins. Teve umas que eu reconheci que a
mãe põe na comida e faz chá. E eu descobri cheiros que eu
nunca tinha experimentado."




LEONARDO"A mãe faz mate com a erva que eu conheci.
Ela põe o cravo em cima da cuia e no chimarrão para
ficar bonito. E ela faz chá de cidreira quando vem visita.
 Com a folha de laranjeira a mãe faz quando eu estou com gripe."










ALENCAR"Foi bom eu gostei da brincadeira. O primeiro que eu
cheirei foi o boldo. Era bom de cheirar."







JORGE"Senti cheiros conhecidos, marcela, hortelã, laranja, bergamota.
Lembrei dos chás que minha mãe faz eu casa. Á pulmonária a
 faz para mim quando tenho tosse."




BRUNO"Senti o cheiro de arruda, funcho, boldo, erva mate,
que é para fazer chimarrão, cravo e nos noscada que a
nona usa para sopa com pão.
Senti o cheiro da marcela porque tomo chá em casa,
quando estou doente. Achei a brincadeira ótima."






FERNANDO"O cheiros erma bons, e lembro temperos e chás.
 Senti o cheiro de bergamoteira, laranjeira, hortelã, alho e cravo.
 Quando eu senti os cheiros, lembrei que a minha avó faz os chás
de bergamoteira e que coloca cravo e canela no sagu."




 

FELIPE"Gostei da brincadeira. Senti o cheiro de cravo, cidreira,
arruda, alho, funcho. Teve alguns chás que não reconheci
pelo cheiro. Lembrei que a nona faz chá de cidreira quando
quero, e faz sagu com o cravo."



ELISANDRA"Tem uns cheiros de chás que eu não gostei, pois eram forte
como a arruda, boldo. E teve outros chás que eu gostei como:
marcela, folha da laranjeira, folha de bergamoteira, cidreira.
Eu não consegui reconhecer todos os chás. Lembrei que minha
mãe coloca canela no sagu. E também da folha de bergamoteira
 que minha mãe faz chá. Gostei da brincadeira, aprendi que
devemos fazer chás de ervas que é bom."

Um comentário:

Unknown disse...

"Sou irmã da aluna Ellen Wolf,gostei muito dessa atividade ,pois os alunos aprenderam algo a mais sobre ervas medicinais.Também é muito importante porque as crianças quando são maior vão saber como fazer e como utilizar os chás,como por exemplo quando estiverem doenteou até todos os dias pois o chá é muito bom."