terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO FARMÁCIA VIVA: palestra sobre "O Uso de Ervas Mediciniais"




Com grande satisfação que recebemos autoridades, pais, representantes de Clubes de Mães, de Idosos, das escolas municipais e estadual do nosso município no I Encontro sobre o “O uso de Ervas Medicinais” em nossa comunidade. Este encontro aconteceu devido a Escola Municipal Imigra estar realizando o projeto “Farmacia Viva: conhecendo e utilizando ervas medicinais no nosso dia a dia” e uma das etapas previstas na metodologia seria a parceria um encontro dialogando sobre o tema.
Sabemos que os povos da antiguidade se dedicaram muito para conhecer o valor medicinal de cada erva. Veneravam, valorizavam cada erva. Com o passar do tempo e a crescente ascensão do capitalismo, do surgimento de novas tecnologias, fomos nos tornando uma geração acomodada e consumista, que prefere automedicar-se a explorar e conhecer as propriedades das ervas medicinais, esquecendo da saúde preventiva, do uso de temperos e alimentos naturais e saudáveis. Talvez precisamos de ajuda para alimentar nossos conhecimentos populares à informações corretas sobre o uso de ervas medicinais, e este foi um dos objetivos deste encontro.
    Agora os alunos de Educação Infantil e dos anos Iniciais do Ensino Fundamental cantaram a música Alecrim Dourado.
Ouvimos o relato de experiência do Projeto Farmácia Viva,
Desenvolvido pela escola no ano de 2010 e até agosto de 2011, apresentado pelas professoras e por crianças da escola...
         A Enfermeira Luciana palestrou sobre alguns cuidados que devemos ter com uso de medicamentos, relatando ao público quantidades de remédios que o posto de saúde municipal distribui para os castellenses por mês, ressaltando que a automedicação e o uso excessivo de remédios pode causar problemas a saúde.
          A intencionista da Epagri, Rosane a bioterapeuta/fisioterapeuta Ivanete Fornari Pozzo palestraram sobre “O uso de Ervas medicinais” explicando a aplicação fitoterápica, contraindicações, quantidades, colheita e maneira correta de se utilizar cada ervamedicinal. Algumas das ervas que foram mostrada ao público e que fizeram parte das informações palestradas foram: erva-Luiza, erva-raposa, alecrim, babosa, funcho, manjerona, poejo, macela, calêndula, milenrama, melhoral, alfavaca, alcachofra, bálsamo branco, capim limão, cavalinha, orégano, pitanga, bergamota, tansagem, bardana, confrei.
           Muito obrigada a senhora Ivanete pelas importantes considerações. Obrigada a vice-prefeita Marisa Talini Petkov e a todo poder público municipal.
Muito obrigada a todos os presentes. Obrigada a Liara e demais funcionários da Epagri por nos auxiliar na interação com as parcerias que realizamos. Obrigada a enfermeira Luciana e todos os funcionário da Saúde, acreditamos que a parceria com este setor deverá crescer a cada ano, assim poderemos contribuir para uma melhor qualidade de vida de nossos castelenses.
Obrigada a cada colega da secretaria de Educação, professores, direção, equipe pedagógica pela ajuda, pela presença.
Obrigada a APP pelo auxilio na organização do evento.
E em especial a cada um de vocês pela presença, muito obrigado.

     A Diretora das escolas homenageou, a escola e demais parceiros pelo desenvolvimento do Projeto Escola Sustentável.
No final foi servido um coquetel a todos os presentes.
O público visitou nossa escola e conheceu os canteiros e as ervas que cultivamos:

Nenhum comentário: