sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Escola na rádio

Homenagem aos Idosos:“Uma parceria entre idosos e Escola.”

       O trabalho que apresentamos, desenvolvido pela escola Municipal Imigra teve por objetivo homenagear os idosos e demonstrar o trabalho que realizamos escola/família, escola/comunidade através de atividades interdisciplinares , que valorizam o contexto familiar e cultural, as vivências do aluno.
      O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura, além da importância de se preservar as tradições do seu povo. São estas, as razões que justificam o trabalho de parceria com idosos e comunidade na nossa escola. Desta forma oportunizamos uma aprendizagem significativa para o aluno e também para a comunidade.
      Diante disto, o processo de ensino aprendizagem está voltado para práticas educativas que contribuam no desenvolvimento intelectual do aluno, através da transposição didática, que possibilita a transformação da informação para o conhecimento.
   Pronunciamento do Sr. Claúdio Sartori, prefeito municipal e da Diretora das Escola Municipais, Lucimara Frigo Machado:
A fala das professoras da escola:
   A aluna Elizandra Espig do 4­º ano, declamou versos escritos coletivamente em sala de aula, justamente para demostrar o trabalho de parceria que nossa escola desenvolve com os idosos

 O titulo é : Os idosos em nossa escola

GOSTAMOS DE RECEBER
IDOSOS NA NOSSA ESCOLA
MUITAS HISTÓRIAS PASSAMOS A COMPREENDER
ENTRE RELATOS, FATOS, RECEITAS E SONS DE VIOLA.

OS PROJETOS QUE REALIZAMOS
DA EXPERIENCIA DOS VOVÔS PRECISAMOS
PARA ENTENDER NOSSA HISTÓRIA
ELES PRECISAM RESGATARA A MEMÓRIA.

ANTIGAMENTE OS BRINQUEDOS ERAM TODOS DIFERENTES
TINHA BONECAS DE PALHA, CARRINHOS DE SABUGO, BOLA DE MEIA E PEDAÇO DE PAU VIRAVA TROMBETE
CADA UM FAZIA SEU BRINQUEDO BEM CONTENTE
APRENDEMOS ISSO COM O PROJETO BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE.

OUTRO PROJETO QUE OS IDOSOS DERAM A SUA COLABORAÇÃO
FOI A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO RESGATAR
AS MATAS, AS CASAS, AS FERRAMENTAS, A COLONIZAZAÇÃO
E COM O PASSAR DO TEMPO A MODIFICAÇÃO.

EM TEMPOS MODERNOS, DE MUITA TECNOLOGIA
PARA A SUSTENTABILIDADE VOLTAMOS O NOSSO OLHAR
E MAIS UMA COM TODA SABEDORIA
AS VOVÓS VIERAM NOS AJUDAR
O PROJETO FARMÁCIA VIVA REALIZAR.

RESGATANDO A CULTURA POPULAR
AS FAMÍLIAS FOMOS ENTREVISTAR,
E AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO
PASSAMOS A ESTUDAR.

UM PEDIDO AQUI EU VOS FAÇO
O PESSOAL DA TERCEIRA IDADE VAMOS RESPEITAR,
E SEUS CONHECIMENTO VALORIZAR,
PARA QUEM SABE EM MELHORES VALORES
A NOSSA SOCIEDADE TRANSFORMAR.
A aluna Tainá Paula Zanesco apresentou o relatório da entrevista dos vovós realizado na escola sobre ervas medicinais, juntamente com sua avó Odila Zanesco.

Relatório da visita dos avós na nossa escola.
           A escola de Municipal de Linha Imigra está desenvolvendo o projeto Farmaácia Viva sobre ervas medicinais e por isso resolveramos chamar os avós até a escola no dia 06 de julho para falar sobre elas.
         Eles falaram que é bom tomar chá de ervas e que não é bom tomar remédio em excesso, porque o uso de  remédios por conta própria faz mais mal do que o chá.
        O chá faz bem para dor de cabeça e outras doenças, também melhora as feridas e acalma a dor, fazendo bem para a saúde.
        Nós perguntamos: para que vocês usam ervas medicinais em suas casas? Eles responderam que usam as ervas para acalmar várias dores, entre elas para dor de cabeça, de barriga e no corpo.
        Hoje em dia encontram-se dificuldades para achar certas ervas, pois as pessoas deixaram de plantar, por exemplo, a losna.
        Eu achei muito bom a conversa com eles, aprendi que devemos tomar mais chá do que remédio, pois chá é natural e não custa dinheiro e se não melhorar a dor, ai sim devemos procurar o médico. 
Declamação da poesia “O acento  da vovó e do vovô” com a aluna de Educação Infantil Emanuele Kleemann Maschio, de 6 anos.
O aluno Éric apresentou outro exemplo de parceria usada entre escola e idosos no desenvolvimento do projeto “As Lendas do Folclore Brasileiro”, entrevistando seu avó Anadir Frigo:

Bom, uma das lendas que pesquisamos com as famílias foi a do saci-pererê. Eu entrevistei  o meu nono, Anadir Frigo. Foi mais ou menos assim...
 Nono: ANTIGAMENTE SE OUVIA FALAR DE LENDAS?
E QUAL ERA A QUE MAIS SE COMENTAVA?
O QUE CONTAVAM SOBRE ELA?
VOCÊ JÁ VIU O SACI-PERERÊ?
Entrevistando as famílias, as pessoas mais idosas, aprendemos bastante sobre as lendas, muitas coisas que eles contam que aconteceram e que eles sabem não tem em livros. Foi muito legal este projeto, nós também, pesquisamos na internet, em livros e aprendemos a origem das lendas, as regiões do Brasil que ela é contada e até algumas explicações científicas, verdadeira das lendas. Como do boitatá, que a lenda diz ser uma cobra que solta fogo pela boca e descobrimos que são os animais mortos na floresta a já algum tempo que fazem acontecer a liberação de gases e a noite é possível de se ver, então dizem que a boitatá cuidando as florestas. 
O aluno Pablo Filipe de Lima Parizotto convidou o seu nono Ivo Parizotto, o seu amigo Décio Ferrari, e seu colega Jorge Luiz Cadore para homenagear todos os idosos cantando a música “Couro de boi” que faz a gente lembrar de cuidar e de respeitar as pessoas mais velhas.
 
 
AGRADECIMENTOS 
Muito obrigado ao Paulo Gonçalvez. Muito obrigado a rádio rural pela oportunidade. Obrigado a administração municipal pelo apoio pela parceria. Agradecemos a dos os idosos que contribuem com a nossa escola, queremos estender a cada um o nosso muito obrigado. Obrigado a cada membro da APP da nossa escola a todos os pais que estão sempre dispostos a nos ajudar, as crianças que estão nos ouvindo e que são a nossa razão de ser escola. Também parabenizar a todos os idosos castelenses pela passagem do dia do idoso, e dizer que juntos escola e comunidade podemos realizar uma educação cada vez melhor, uma educação de qualidade. Muito obrigado.

O almoço com todos os participantes.

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