segunda-feira, 21 de novembro de 2011

II MOSTRA CIENTÍFICO CULTURAL

     Caminhando para a sustentabilidade Castellense!!!
      Este é o segundo ano que nos propomos a trabalhar com nossos educandos uma experiência de Farmácia viva. O que seria então este projeto? Quando procuramos uma farmácia estamos pensando em melhorar o bem-estar do nosso organismo essa é, também a função da farmácia viva, de utilizar ervas medicinais em nosso dia a dia voltando o nosso olhar para uma saúde humana mais saudável.
      No ano de 2010 as nossas ações voltaram-se para a sensibilização, para o reconhecimento de algumas espécies, e no envolvimento da comunidade em nossas ações. Já neste ano tivemos duas principais preocupações, a de nos embasar cientificamente e que nosso trabalho "saísse das quatro paredes" da escola. Como aconteceram as nossas ações então? Para nos auxiliar no trabalho científico contamos com várias parcerias de instituições e profissionais, entre eles funcionários da Epagri, da Universidade Federal de santa Catarina, funcionários das secretarias de saúde, educação e de agricultura do nosso município. Já com a preocupação de difundir o conhecimento para a comunidade, nos propomos a estudar algumas ervas medicinais visitando canteiros de algumas famílias. Foi um momento importante, pois unimos o conhecimento científico a valorização que as famílias depositaram no nosso projeto.
     A novidade neste ano é a construção de um canteiro chamado “Relógio do corpo humano” onde cada órgão tem um horário para maior absorção das propriedades medicinais das ervas indicadas.
Expomos uma pequena maquete de como funciona o canteiro e trabalhos que demonstram um pouco mais do nosso projeto. Os alunos explicavam e demonstravam maneiras de como utilizar a ervas: menta, milfolhas, citronela, cavalinha e erva luiza em nosso dia a dia. Distribuimoss folders que explicativos. Um casal de chineses falava ao público a maneira correta, e cuidados de se fazer um chá.
     Aproveitamos para agradecer as famílias que sempre estão a disposição, nos auxiliando e acreditando no nosso trabalho, o nosso muito obrigado.
     Queremos também agradecer os profissionais/colegas das demais secretarias que nos auxiliaram nas parcerias, na construção dos canteiros, da produção das mudas, também o nosso muito obrigado.
Público presente 
Nosso stand
Fala realizada pela professora Leila
Maquete do canteiro em espiral
Canteiro do Relógio do Corpo Humano
Autoridades presentes
    As demais escolas do nosso município também participaram da mostra:
    Escola Municipal São Luiz: Projeto na sombra de um pomar
Escola Municipal Taquaral: Horta permacultural
Escola Municipal Banhadão:
 Lavoura Familiar
 
Centro Educacional do Ensino do 1º grau: Produtos Biodegradáveis e a Influência da Aromaterapia
CMEI Acalanto: A Importância da criação de brinquedos

8 comentários:

Unknown disse...

As plantas medicinais são muito importande para uso da saúde das pessoas,eu estou amando a retomada desses saberes antigos que ja tem salvado vidas .
eu e minha familia sempre usamos e recomendo quem não faz uso começar a fazer é maravilhoso.

Gil Ambientalista disse...

Nunca é tarde para buscar o conhecimento. A parti desse curso comecei desenvolver o Projeto Plantas Medicinais do quintal dos alunos do Terceiro Ano da EJA do ensino médio. O objetivo do projeto é aproveitar o conhecimento popular dos alunos para introduzir o conhecimento científico. O resultado do projeto será apresentado no dia 4 de junho na Terceira Semana do Meio Ambiente do município de Ibirité com degustação de chás para um público de 150 alunos do ensino médio e dos cursos técnicos de Agropecuária e Agroecologia.
Gil Ambientalista

Geraldo Messias disse...

Parabéns pela iniciativa louvável da cultura das ervas medicinais no nosso dia a dia. Principalmente o relógio biológico.

Unknown disse...

Achei sensacional o relógio medicinal, mito bom saber pra que servem e o horário que deve tomar

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Maravilhoso atividades !Onde os alunos aprendem com mais facilidades,montando o relógio medicinais Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho!

Unknown disse...

Trabalho muito importante, parabéns