segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO PARTICIPAM DO II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO

“Educação do campo desafios teóricos e práticos”
Entre os dias 16 e 17 de novembro participamos do II Seminário de educação do Campo, realizado nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina na cidade de Florianópolis.
            Entre os vários palestrantes, podemos destacar as considerações de “Miguel Arroyo” e da espanhola “Pillar Abós” que muito mais que respostas nos instigaram a voltar olhares para para nossas ações onde se construa uma Educação "para o campo, do campo e no campo" enfim uma Pedagogia do Campo.
            Entre as inquietações que são válidas de nos propormos a repensar nossa educação, feitas pelos palestrantes, podemos destacar:
* Ao longo de 20 e poucos anos a construção da Educação do Campo ainda não está completa. SOMOS UMA CÓPIA, XÉROX OU ARREMEDO DA EDUCAÇÃO URBANA?
*Precisamos repensar o Currículo, voltá-lo para a Educação do Campo. Como o homem do campo pensa o currículo? Qual é a racionalidade do homem do campo?
*Qual é o ideal da Educação do Campo? Nos perguntamos: este trabalho, este exercício volta-se para a realidade do campo?
* Politizar, conscientizar, vincular a educação aos direitos atrelados ao campo, a terra, as plantações...Que contribuiçõesestamos propondo para repolitizar as escolas do campo?
*Repensar estratégias onde as políticas públicas sejam emancipatórias e não subordinativas.
*Que imagem estamos criando da infância do campo?
Reitoria e direção da UFSC
Palestrante Miguel Arroyo
Palestrante Pillar Abós da Espanha
Apresentação artistica feita por crianças de Educação Infantil sobre  Boi de Mamão
Aproveitamos a oportunidade e descrevemos nossos projetos pedagógicos voltados para ações sustentavéis.
Acreditamos que participar deste seminário foi muito importante para a contribuição da nossa formação continuada.

Nenhum comentário: